O Vale da Amoreira enquanto espaço socialmente criativo, ou a suburbana arte da (in)visibilidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, André
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Freitas, Maria João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/10153
Resumo: Espaços socialmente criativos são aqueles em que as artes existem enquanto instrumento de inovação social, ou seja, instrumentos de combate à exclusão, reconfiguração de relações de poder e promoção do empowerment comunitário. Neste artigo debruçamo-nos sobre o Vale da Amoreira e o seu processo de afirmação enquanto espaço socialmente criativo, no quadro da implementação e desenvolvimento da Iniciativa Bairros Críticos. A partir de um conjunto de entrevistas realizadas junto de atores-chave para o desenrolar desse mesmo processo, são examinadas as condições (pré)existentes no Vale da Amoreira que explicam a centralidade das artes, o tipo de inovação social promovida e o papel desempenhado pelo Centro de Experimentação Artística. Conclui-se que, enquanto espaço socialmente criativo, o Vale da Amoreira é uma experiência de transformação, qualificação e revalorização sócio-espacial que, não sendo um fracasso, pode ser vista como um relativo insucesso.
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spelling O Vale da Amoreira enquanto espaço socialmente criativo, ou a suburbana arte da (in)visibilidade?The Vale da Amoreira as a socially creative space, or the suburban art of (in) visibility?ArticleEspaços socialmente criativos são aqueles em que as artes existem enquanto instrumento de inovação social, ou seja, instrumentos de combate à exclusão, reconfiguração de relações de poder e promoção do empowerment comunitário. Neste artigo debruçamo-nos sobre o Vale da Amoreira e o seu processo de afirmação enquanto espaço socialmente criativo, no quadro da implementação e desenvolvimento da Iniciativa Bairros Críticos. A partir de um conjunto de entrevistas realizadas junto de atores-chave para o desenrolar desse mesmo processo, são examinadas as condições (pré)existentes no Vale da Amoreira que explicam a centralidade das artes, o tipo de inovação social promovida e o papel desempenhado pelo Centro de Experimentação Artística. Conclui-se que, enquanto espaço socialmente criativo, o Vale da Amoreira é uma experiência de transformação, qualificação e revalorização sócio-espacial que, não sendo um fracasso, pode ser vista como um relativo insucesso.Socially creative spaces are those in which arts exist as instruments of social innovation, that is, instruments to fight exclusion, reconfiguration of power relations and promotion of community empowerment. In this article we look at Vale da Amoreira and its process of affirmation as socially creative space, within the framework of Critical Neighbourhoods Initiative implementation and development. Based on a number of interviews made near key-actors for the deployment of that same process, the (pre)existent conditions in Vale da Amoreira explaining the centrality of arts, the kind of social innovation that was promoted and the role played by the Artistic Experimentation Centre were examined. Conclusions show that, as socially creative space, Vale da Amoreira is an experience of socio-spatial transformation, qualification and revalorization that, not being a flop, can be seen as a relative failure.DINÂMIA'CET-Iscte2017-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/10153eng2182-3030Carmo, AndréFreitas, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-23T16:02:56Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/10153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:56.859175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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