Campo e contracampo em 'A Casa': ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha,Eduardo Vieira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000100014
Resumo: O artigo foca a produção de Camila Mello, e sua poética de ausência e abandono em atos de subtração nas imagens, criando lacunas de estranhamento. O texto centrase em um trabalho denominado A Casa, um filme originado de uma série de desenhos, onde a artista busca um diálogo com Samuel Beckett, e o paradoxo do personagem Molloy, da obra de mesmo nome do escritor irlandês: a impossibilidade da expressão, e a extrema urgência em dizê-lo(fazê-lo).
id RCAP_9bcd1bcf399ebcdaaba4a507bde63a48
oai_identifier_str oai:scielo:S1647-61582018000100014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Campo e contracampo em 'A Casa': ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausênciaFotografiaficçãosombraimpossibilidadeO artigo foca a produção de Camila Mello, e sua poética de ausência e abandono em atos de subtração nas imagens, criando lacunas de estranhamento. O texto centrase em um trabalho denominado A Casa, um filme originado de uma série de desenhos, onde a artista busca um diálogo com Samuel Beckett, e o paradoxo do personagem Molloy, da obra de mesmo nome do escritor irlandês: a impossibilidade da expressão, e a extrema urgência em dizê-lo(fazê-lo).Universidade de LisboaFaculdade de Belas-Artes2018-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000100014Revista :Estúdio v.9 n.21 2018reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000100014Cunha,Eduardo Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:25:36Zoai:scielo:S1647-61582018000100014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:01.186353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Campo e contracampo em 'A Casa': ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência
title Campo e contracampo em 'A Casa': ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência
spellingShingle Campo e contracampo em 'A Casa': ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência
Cunha,Eduardo Vieira da
Fotografia
ficção
sombra
impossibilidade
title_short Campo e contracampo em 'A Casa': ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência
title_full Campo e contracampo em 'A Casa': ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência
title_fullStr Campo e contracampo em 'A Casa': ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência
title_full_unstemmed Campo e contracampo em 'A Casa': ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência
title_sort Campo e contracampo em 'A Casa': ruínas e fragmentos de uma experiência visual na estratégia da ausência
author Cunha,Eduardo Vieira da
author_facet Cunha,Eduardo Vieira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha,Eduardo Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
ficção
sombra
impossibilidade
topic Fotografia
ficção
sombra
impossibilidade
description O artigo foca a produção de Camila Mello, e sua poética de ausência e abandono em atos de subtração nas imagens, criando lacunas de estranhamento. O texto centrase em um trabalho denominado A Casa, um filme originado de uma série de desenhos, onde a artista busca um diálogo com Samuel Beckett, e o paradoxo do personagem Molloy, da obra de mesmo nome do escritor irlandês: a impossibilidade da expressão, e a extrema urgência em dizê-lo(fazê-lo).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000100014
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582018000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista :Estúdio v.9 n.21 2018
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137373134520320