"Estou aqui": estágio em forma de estudo de caso realizado nas aulas de teatro da APPACDM - Matosinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roque, Tânia Raquel Clemente
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8670
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal apresentar uma metodologia/prática teatral resultante de um estudo de caso sob a forma de estágio na APPACDM-Matosinhos. Ao longo deste estudo é possível encontrar algumas conferências com a teoria partindo da ideia de Teatro Aplicado como exercício de pensar o teatro e as pessoas com deficiência mental. No contexto de trabalho a que se refere este estudo é ainda apresentada uma análise descritiva com caracterização da instituição, das sessões de Teatro, dos grupos e do projeto de estágio, acompanhada da minha reflexão pessoal que se inicia com as sessões de teatro na instituição até à apresentação pública na ESMAE em formato de aula aberta.
id RCAP_9be1f0c9670b942616c4dca021f5f2c9
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8670
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Estou aqui": estágio em forma de estudo de caso realizado nas aulas de teatro da APPACDM - MatosinhosTeatro aplicadoDeficiência mentalMetodologiasCriação teatralAPPACDM-MatosinhosApplied theatreMental retardationMethodologiesTheatrical creationO presente estudo tem como objetivo principal apresentar uma metodologia/prática teatral resultante de um estudo de caso sob a forma de estágio na APPACDM-Matosinhos. Ao longo deste estudo é possível encontrar algumas conferências com a teoria partindo da ideia de Teatro Aplicado como exercício de pensar o teatro e as pessoas com deficiência mental. No contexto de trabalho a que se refere este estudo é ainda apresentada uma análise descritiva com caracterização da instituição, das sessões de Teatro, dos grupos e do projeto de estágio, acompanhada da minha reflexão pessoal que se inicia com as sessões de teatro na instituição até à apresentação pública na ESMAE em formato de aula aberta.This study has as main purpose to present a methodology/theatrical practice resulting from a case study as a internship at APPACDM-Matosinhos. Throughout this study, it's possible to find some conferences with the theory based on an Applied Theatre idea as exercise of thinking about theatre and people with mental disabilities. In the work context referred to this study, it's also presented a descriptive analysis to characterize the institution, theatrical sessions, groups and internship project, where it's possible to verify my personal reflection which begins with institution acting classes until a public presentation at ESMAE in open class format.Passos, Sónia Maria da CostaOliveira, Cláudia Marisa Silva deCosta, RosárioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRoque, Tânia Raquel Clemente2016-11-14T18:36:08Z2016-11-022016-11-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8670TID:201278146porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8670Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:40.456037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Estou aqui": estágio em forma de estudo de caso realizado nas aulas de teatro da APPACDM - Matosinhos
title "Estou aqui": estágio em forma de estudo de caso realizado nas aulas de teatro da APPACDM - Matosinhos
spellingShingle "Estou aqui": estágio em forma de estudo de caso realizado nas aulas de teatro da APPACDM - Matosinhos
Roque, Tânia Raquel Clemente
Teatro aplicado
Deficiência mental
Metodologias
Criação teatral
APPACDM-Matosinhos
Applied theatre
Mental retardation
Methodologies
Theatrical creation
title_short "Estou aqui": estágio em forma de estudo de caso realizado nas aulas de teatro da APPACDM - Matosinhos
title_full "Estou aqui": estágio em forma de estudo de caso realizado nas aulas de teatro da APPACDM - Matosinhos
title_fullStr "Estou aqui": estágio em forma de estudo de caso realizado nas aulas de teatro da APPACDM - Matosinhos
title_full_unstemmed "Estou aqui": estágio em forma de estudo de caso realizado nas aulas de teatro da APPACDM - Matosinhos
title_sort "Estou aqui": estágio em forma de estudo de caso realizado nas aulas de teatro da APPACDM - Matosinhos
author Roque, Tânia Raquel Clemente
author_facet Roque, Tânia Raquel Clemente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Sónia Maria da Costa
Oliveira, Cláudia Marisa Silva de
Costa, Rosário
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Roque, Tânia Raquel Clemente
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro aplicado
Deficiência mental
Metodologias
Criação teatral
APPACDM-Matosinhos
Applied theatre
Mental retardation
Methodologies
Theatrical creation
topic Teatro aplicado
Deficiência mental
Metodologias
Criação teatral
APPACDM-Matosinhos
Applied theatre
Mental retardation
Methodologies
Theatrical creation
description O presente estudo tem como objetivo principal apresentar uma metodologia/prática teatral resultante de um estudo de caso sob a forma de estágio na APPACDM-Matosinhos. Ao longo deste estudo é possível encontrar algumas conferências com a teoria partindo da ideia de Teatro Aplicado como exercício de pensar o teatro e as pessoas com deficiência mental. No contexto de trabalho a que se refere este estudo é ainda apresentada uma análise descritiva com caracterização da instituição, das sessões de Teatro, dos grupos e do projeto de estágio, acompanhada da minha reflexão pessoal que se inicia com as sessões de teatro na instituição até à apresentação pública na ESMAE em formato de aula aberta.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-14T18:36:08Z
2016-11-02
2016-11-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8670
TID:201278146
url http://hdl.handle.net/10400.22/8670
identifier_str_mv TID:201278146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131475066486784