Teatro e inclusão: A importância do teatro no processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/6111 |
Resumo: | O Teatro foi, ao longo da evolução humana, um retrato das experiências sociais e do modo de pensar dos tempos. As práticas do teatro e da expressão dramática fomentam uma maior capacidade de escuta e conhecimento pessoal e do outro, podendo constituir uma importante fonte de socialização e de aprendizagem para as pessoas com e sem deficiência. O presente estudo pretende compreender se a prática teatral pode ser uma ferramenta de promoção de relações sociais entre jovens com e sem Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (DID). Foram implicadas duas instituições: Teatro do Mar e Cercisiago. Juntou-se jovens sem deficiência intelectual, alunos do Serviço Educativo do Teatro do Mar, com jovens e adultos com deficiência intelectual, utentes da Cercisiago, para participar em sessões de Teatro e Expressão Dramática. Foi este o desafio lançado. Uma viagem e uma experiência que entendeu que a barreira da deficiência pode ser corrompida e os laços afetivos e sociais podem ser promovidos através da prática teatral. |
id |
RCAP_9be7eae56260af42925861fe72dd3343 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6111 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Teatro e inclusão: A importância do teatro no processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimentoTeatroInclusãoDeficiência intelectualRelações sociaisO Teatro foi, ao longo da evolução humana, um retrato das experiências sociais e do modo de pensar dos tempos. As práticas do teatro e da expressão dramática fomentam uma maior capacidade de escuta e conhecimento pessoal e do outro, podendo constituir uma importante fonte de socialização e de aprendizagem para as pessoas com e sem deficiência. O presente estudo pretende compreender se a prática teatral pode ser uma ferramenta de promoção de relações sociais entre jovens com e sem Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (DID). Foram implicadas duas instituições: Teatro do Mar e Cercisiago. Juntou-se jovens sem deficiência intelectual, alunos do Serviço Educativo do Teatro do Mar, com jovens e adultos com deficiência intelectual, utentes da Cercisiago, para participar em sessões de Teatro e Expressão Dramática. Foi este o desafio lançado. Uma viagem e uma experiência que entendeu que a barreira da deficiência pode ser corrompida e os laços afetivos e sociais podem ser promovidos através da prática teatral.2024-01-24T15:50:04Z2023-12-21T00:00:00Z2023-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6111TID:203466446porSantos, Tânia Maria de Jesus Brito dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-25T11:01:44Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:04.255187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro e inclusão: A importância do teatro no processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimento |
title |
Teatro e inclusão: A importância do teatro no processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimento |
spellingShingle |
Teatro e inclusão: A importância do teatro no processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimento Santos, Tânia Maria de Jesus Brito dos Teatro Inclusão Deficiência intelectual Relações sociais |
title_short |
Teatro e inclusão: A importância do teatro no processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimento |
title_full |
Teatro e inclusão: A importância do teatro no processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimento |
title_fullStr |
Teatro e inclusão: A importância do teatro no processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimento |
title_full_unstemmed |
Teatro e inclusão: A importância do teatro no processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimento |
title_sort |
Teatro e inclusão: A importância do teatro no processo de inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimento |
author |
Santos, Tânia Maria de Jesus Brito dos |
author_facet |
Santos, Tânia Maria de Jesus Brito dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tânia Maria de Jesus Brito dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Inclusão Deficiência intelectual Relações sociais |
topic |
Teatro Inclusão Deficiência intelectual Relações sociais |
description |
O Teatro foi, ao longo da evolução humana, um retrato das experiências sociais e do modo de pensar dos tempos. As práticas do teatro e da expressão dramática fomentam uma maior capacidade de escuta e conhecimento pessoal e do outro, podendo constituir uma importante fonte de socialização e de aprendizagem para as pessoas com e sem deficiência. O presente estudo pretende compreender se a prática teatral pode ser uma ferramenta de promoção de relações sociais entre jovens com e sem Deficiência Intelectual e de Desenvolvimento (DID). Foram implicadas duas instituições: Teatro do Mar e Cercisiago. Juntou-se jovens sem deficiência intelectual, alunos do Serviço Educativo do Teatro do Mar, com jovens e adultos com deficiência intelectual, utentes da Cercisiago, para participar em sessões de Teatro e Expressão Dramática. Foi este o desafio lançado. Uma viagem e uma experiência que entendeu que a barreira da deficiência pode ser corrompida e os laços afetivos e sociais podem ser promovidos através da prática teatral. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21T00:00:00Z 2023-12-21 2024-01-24T15:50:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/6111 TID:203466446 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/6111 |
identifier_str_mv |
TID:203466446 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137058258681856 |