Educação em ciências no 1º CEB : desenvolvimento de competências em contextos CTSA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1287 |
Resumo: | Assiste-se hoje a uma rápida evolução científico – tecnológica e todos os dias somos confrontados com novas descobertas. É preciso estarmos preparados para as compreender e saber viver num mundo tão complexo e cheio de incertezas relativamente ao dia de amanhã. Desta forma, é imprescindível que todos os cidadãos sejam portadores de um conjunto de competências que os ajudem a integrar-se na sociedade democrática em que vivem, tomando decisões de um modo consciente, fundamentado e interventivo. Ao mesmo tempo, também têm de ser capazes de fazer frente a um mundo de trabalho cada vez mais exigente, em que a adaptação, a flexibilidade, a aprendizagem ao longo da vida são uma constante. A escola deverá preparar os alunos para que sejam, no futuro, cidadãos informados, esclarecidos e participativos, proporcionando-lhes uma formação para a literacia científica, sendo a orientação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) uma via adequada a adoptar. Assim sendo, torna-se essencial clarificar a importância de um currículo orientado para o desenvolvimento de competências nos alunos. O presente trabalho, de natureza qualitativa, teve como objectivo analisar os documentos oficiais (Programa de Estudo do Meio e Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais, nas áreas de Estudo do Meio, Ciências Físicas e Naturais e Educação Tecnológica) e conceber um documento integrador das Ciências Naturais no 1º Ciclo do Ensino Básico, articulando as competências gerais, competências específicas e objectivos de aprendizagem. Foram ainda concebidas Actividades de Ensino e Aprendizagem para cada uma das temáticas apresentadas no documento (Terra no Espaço, Terra em Transformação, Sustentabilidade na Terra e Viver Melhor na Terra), que foram validadas por um conjunto de nove professoras avaliadoras e duas avaliadoras externas, no Workshop “Desenvolver competências em Ciências no 1º CEB – Validação de Propostas Didácticas”. Através do processo de validação, foi possível recolher a opinião das professoras avaliadoras relativamente à clareza das orientações metodológicas destinadas ao professor e das questões das Fichas de Registo do aluno; à adequabilidade da linguagem, das competências específicas e dos objectivos de aprendizagem à faixa etária a que se destinam e à temática a desenvolver; à profundidade, complexidade, estrutura e organização da actividade; assim como o contributo da actividade para o desenvolvimento de uma atitude crítica e investigativa, o aspecto estético e a facilidade de exploração dos materiais. Da reflexão conduzida verificou-se que em algumas actividades, a exploração didáctica, a actividade de avaliação, algumas questões da ficha de registo deveriam ser mais claras e pormenorizadas, tendo-se, por isso, integrado as sugestões apresentadas, na reformulação das actividades apresentadas integralmente na segunda parte deste trabalho. As avaliadoras externas verificaram todo o processo de validação, atestando que todas as professoras participaram e tiveram liberdade para exprimir e confrontar os seus pontos de vista. O Workshop foi considerado como uma estratégia válida e fiável na recolha de opiniões, para efeitos de validação. ABSTRACT: Everyday we are confronted with new discoveries due to the quick scientific and technological evolution. We need to be prepared to understand the changes and learn how to live in a world so complex and full of uncertainties regarding the future. It is imperative that each citizen acquires a collection of competences that may permit him/her to integrate a democratic society where he/she makes conscious, essential and cognisant decisions. Simultaneously each citizen has to be able to face an ever demanding working world where adaptation, flexibility and life long learning is necessary. STS (Science – Technology – Society) orientation, which provides scientific literacy, is an adequate path to adopt by schools as they have the obligation to prepare students to become, in the future, clarified, informed and active citizens. Therefore its essential do clarify the importance of a curriculum that focuses on developing the wide range of students’ competences. The objective of this qualitative study was to analyse official documents for the teaching of Sciences in the first cycle of Basic Education (Programa de Estudo do Meio and the Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais, in the subjects of Estudo do Meio, Ciências Físicas e Naturais e Educação Tecnologica) and conceive an orienting document for primary school, articulating general and specific competences and learning objectives. Moreover, teaching and learning activities were created for each theme presented in the document (Terra no Espaço, Terra em Transformação, Sustentabilidade na Terra and Viver Melhor na Terra), and were validated by a group of nine evaluating teachers and two external evaluators during the Workshop “Developing competences in primary school science – Validation of didactic proposals”. Through the validation process, it was possible to get some feedback from the evaluating teachers regarding the clearness of the methodological orientations destined for teachers and some points of the students registration file; from language usage, specific competences to learning objectives for each year range and developing themes; from thoughtful, complex, structural and organised activities; to the contribution of an activity to help evolve a critical and investigative spirit, esthetical aspects and easy forms of exploring material. After thorough reflection, it was verified that in some activities the didactic exploration, the evaluated activity and some points in the student registration file should have been clearer and more meticulous, leading to the presented suggestion being integrated in the reformulation of the presented activities that shall appear in the second half of this essay The external evaluators verified the whole process guaranteeing the participation of all the teachers and giving them the freedom to experiment, discuss and share points of view. For validation effects the Workshop was considered a valid and viable strategy. |
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Foram ainda concebidas Actividades de Ensino e Aprendizagem para cada uma das temáticas apresentadas no documento (Terra no Espaço, Terra em Transformação, Sustentabilidade na Terra e Viver Melhor na Terra), que foram validadas por um conjunto de nove professoras avaliadoras e duas avaliadoras externas, no Workshop “Desenvolver competências em Ciências no 1º CEB – Validação de Propostas Didácticas”. 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As avaliadoras externas verificaram todo o processo de validação, atestando que todas as professoras participaram e tiveram liberdade para exprimir e confrontar os seus pontos de vista. O Workshop foi considerado como uma estratégia válida e fiável na recolha de opiniões, para efeitos de validação. ABSTRACT: Everyday we are confronted with new discoveries due to the quick scientific and technological evolution. We need to be prepared to understand the changes and learn how to live in a world so complex and full of uncertainties regarding the future. It is imperative that each citizen acquires a collection of competences that may permit him/her to integrate a democratic society where he/she makes conscious, essential and cognisant decisions. Simultaneously each citizen has to be able to face an ever demanding working world where adaptation, flexibility and life long learning is necessary. STS (Science – Technology – Society) orientation, which provides scientific literacy, is an adequate path to adopt by schools as they have the obligation to prepare students to become, in the future, clarified, informed and active citizens. Therefore its essential do clarify the importance of a curriculum that focuses on developing the wide range of students’ competences. The objective of this qualitative study was to analyse official documents for the teaching of Sciences in the first cycle of Basic Education (Programa de Estudo do Meio and the Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais, in the subjects of Estudo do Meio, Ciências Físicas e Naturais e Educação Tecnologica) and conceive an orienting document for primary school, articulating general and specific competences and learning objectives. 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Assiste-se hoje a uma rápida evolução científico – tecnológica e todos os dias somos confrontados com novas descobertas. É preciso estarmos preparados para as compreender e saber viver num mundo tão complexo e cheio de incertezas relativamente ao dia de amanhã. Desta forma, é imprescindível que todos os cidadãos sejam portadores de um conjunto de competências que os ajudem a integrar-se na sociedade democrática em que vivem, tomando decisões de um modo consciente, fundamentado e interventivo. Ao mesmo tempo, também têm de ser capazes de fazer frente a um mundo de trabalho cada vez mais exigente, em que a adaptação, a flexibilidade, a aprendizagem ao longo da vida são uma constante. A escola deverá preparar os alunos para que sejam, no futuro, cidadãos informados, esclarecidos e participativos, proporcionando-lhes uma formação para a literacia científica, sendo a orientação CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) uma via adequada a adoptar. 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Através do processo de validação, foi possível recolher a opinião das professoras avaliadoras relativamente à clareza das orientações metodológicas destinadas ao professor e das questões das Fichas de Registo do aluno; à adequabilidade da linguagem, das competências específicas e dos objectivos de aprendizagem à faixa etária a que se destinam e à temática a desenvolver; à profundidade, complexidade, estrutura e organização da actividade; assim como o contributo da actividade para o desenvolvimento de uma atitude crítica e investigativa, o aspecto estético e a facilidade de exploração dos materiais. Da reflexão conduzida verificou-se que em algumas actividades, a exploração didáctica, a actividade de avaliação, algumas questões da ficha de registo deveriam ser mais claras e pormenorizadas, tendo-se, por isso, integrado as sugestões apresentadas, na reformulação das actividades apresentadas integralmente na segunda parte deste trabalho. As avaliadoras externas verificaram todo o processo de validação, atestando que todas as professoras participaram e tiveram liberdade para exprimir e confrontar os seus pontos de vista. O Workshop foi considerado como uma estratégia válida e fiável na recolha de opiniões, para efeitos de validação. ABSTRACT: Everyday we are confronted with new discoveries due to the quick scientific and technological evolution. We need to be prepared to understand the changes and learn how to live in a world so complex and full of uncertainties regarding the future. It is imperative that each citizen acquires a collection of competences that may permit him/her to integrate a democratic society where he/she makes conscious, essential and cognisant decisions. Simultaneously each citizen has to be able to face an ever demanding working world where adaptation, flexibility and life long learning is necessary. STS (Science – Technology – Society) orientation, which provides scientific literacy, is an adequate path to adopt by schools as they have the obligation to prepare students to become, in the future, clarified, informed and active citizens. Therefore its essential do clarify the importance of a curriculum that focuses on developing the wide range of students’ competences. The objective of this qualitative study was to analyse official documents for the teaching of Sciences in the first cycle of Basic Education (Programa de Estudo do Meio and the Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais, in the subjects of Estudo do Meio, Ciências Físicas e Naturais e Educação Tecnologica) and conceive an orienting document for primary school, articulating general and specific competences and learning objectives. Moreover, teaching and learning activities were created for each theme presented in the document (Terra no Espaço, Terra em Transformação, Sustentabilidade na Terra and Viver Melhor na Terra), and were validated by a group of nine evaluating teachers and two external evaluators during the Workshop “Developing competences in primary school science – Validation of didactic proposals”. Through the validation process, it was possible to get some feedback from the evaluating teachers regarding the clearness of the methodological orientations destined for teachers and some points of the students registration file; from language usage, specific competences to learning objectives for each year range and developing themes; from thoughtful, complex, structural and organised activities; to the contribution of an activity to help evolve a critical and investigative spirit, esthetical aspects and easy forms of exploring material. 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