Comparação do impacto da pandemia da covid-19 entre profissionais de educação física do Nordeste e do Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Pedro Henrique de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10642
Resumo: O presente estudo teve como objetivo geral comparar o impacto da pandemia da COVID-19 entre profissionais de Educação Física do Nordeste e do Sul do Brasil. Foram investigados um total de 746 participantes, sendo 50,8% da Região Sul e 49,2% da Região Nordeste. Inicialmente através dos Formulários Google® foi criado um questionário, com perguntas de múltipla escolha e múltiplos gabaritos, sendo este disseminado através das redes sociais Whatsapp®, Instagram@ e Facebook@. O questionário constou de perguntas relacionadas a aspectos socioeconômicos e demográficos dos profissionais de Educação Física, tendo-se obtidos respostas de residentes em todos os 9 Estados Nordestinos e nos 3 Sulistas. Também foram incluídas no questionário perguntas relacionando o participante com questões referentes aos seus comportamentos e impactos que possam sofrer com a pandemia. Posteriormente foram realizadas perguntas divididas em três tópicos. O tópico 1 estava relacionado à formação e atuação profissional: P1 - tempo de formado; P2 - formação; P3 - onde atua. Com relação à formação e atuação profissional, a maioria tinha até 10 anos de formado (59,5%), possuía licenciatura plena ou as ambas as modalidades (61,3%) e atuava no Setor privado/Profissional liberal (52%). Considerando-se as questões de planejamento financeiro e de saúde, a maioria dos participantes era o principal mantenedor da casa (64,9%), não tinha feito reserva financeira (75,9%), nem tinha plano de saúde (58,6%) ou de aposentadoria (67,0%). Com relação às atitudes e riscos frente à pandemia, um total de 94,5% dos profissionais de Educação Física afirmou estar em isolamento. Pode-se concluir que os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre os profissionais de Educação Física foram impactantes. A proibição do exercício profissional provocada pelo isolamento social demonstrou uma profissão com pouco planejamento e vulnerável financeiramente independente da região brasileira de atuação. Políticas públicas federais que venham gerar crédito financeiro para o retorno à atividade laboral será de grande valia.
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Também foram incluídas no questionário perguntas relacionando o participante com questões referentes aos seus comportamentos e impactos que possam sofrer com a pandemia. Posteriormente foram realizadas perguntas divididas em três tópicos. O tópico 1 estava relacionado à formação e atuação profissional: P1 - tempo de formado; P2 - formação; P3 - onde atua. Com relação à formação e atuação profissional, a maioria tinha até 10 anos de formado (59,5%), possuía licenciatura plena ou as ambas as modalidades (61,3%) e atuava no Setor privado/Profissional liberal (52%). Considerando-se as questões de planejamento financeiro e de saúde, a maioria dos participantes era o principal mantenedor da casa (64,9%), não tinha feito reserva financeira (75,9%), nem tinha plano de saúde (58,6%) ou de aposentadoria (67,0%). Com relação às atitudes e riscos frente à pandemia, um total de 94,5% dos profissionais de Educação Física afirmou estar em isolamento. Pode-se concluir que os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre os profissionais de Educação Física foram impactantes. A proibição do exercício profissional provocada pelo isolamento social demonstrou uma profissão com pouco planejamento e vulnerável financeiramente independente da região brasileira de atuação. Políticas públicas federais que venham gerar crédito financeiro para o retorno à atividade laboral será de grande valia.The present study had the general objective to confirm the impact of the COVID-19 pandemic among physical education professionals in the Northeast and South of Brazil. A total of 746 participants were investigated, 50,8% from the South, and 49.2% from the Northeast. Initially, through the Google Forms® was createdthatstionário, with multiple choice questions and multiple feedbacks, this being disseminated through the social networks Whatsapp®, Instagram@, and Facebook@. The questionnaire consisted of questions related to socioeconomic and demographic aspects of physical education professionals, and answers were obtained from residents in all 9 Northeastern States and the 3 Southern States. Questions were also included in the questionnaire relating the participant to questions related to their behaviors and impacts that may suffer from the pandemic. Subsequently, questions were divided into three topics. Topic 1 was related to training and professional practice: P1 - time of graduation; P2 - training; P3 - where it operates. Regarding training and professional practice, most had up to 10 years of graduation (59.5%), had a full degree or both modalities (61.3%), and worked in the private/liberal professional sector (52%). Considering the issues of financial planning and health, most of the participants were the main maintainer of the house (64.9%), had not made financial reserves (75.9%), nor had health insurance (58.6%) or retirement (67.0%). Regarding attitudes and risks towards the pandemic, a total of 94.5% of physical education professionals stated that they were in isolation. It can be concluded that the effects of the Covid-19 pandemic on physical education professionals were impacting. The prohibition of professional practice caused by social isolation demonstrated a profession with little planning and financially vulnerable independent of the Brazilian region of activity. Federal public policies that will generate financial credit for the return to work activity will be of great value.2021-08-06T11:19:23Z2021-07-23T00:00:00Z2021-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10642porSousa, Pedro Henrique deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:13.604394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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