As Oficinas de Preparados de Peixe da Lusitânia: arquiteturas e dinâmicas económicas da sua produção (séculos I – VI d.C.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ronaldo Guilherme Gurgel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/115492
Resumo: Este estudo aborda a economia dos preparados de peixes lusitanos, enquadrando a produção provincial à realidade económica imperial romana entre os seculos I e VI d.C. A cronologia dessa atividade enfrenta momentos alternados de arrefecimento e retoma. Todavia, a salga e transformação do peixe foi uma das principais atividades económicas da Lusitânia, que a partir do século III avança para a categoria de um dos principais produtores do império. Apesar da alta demanda e da respetiva produtividade, muitos dos centros produtores começam a apresentar uma reconfiguração dos seus tanques e cetárias. Essa reconfiguração arquitetónica estará relacionada tanto com alterações do perfil da produção como com transformações no modo de vida, uma vez que observa-se também uma redefinição de espaços urbanos e rurais por toda a Hispânia ao longo do baixo-Império/ Antiguidade Tardia.
id RCAP_9befc78d58059cdca8ca8be98ed6d8a2
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/115492
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Oficinas de Preparados de Peixe da Lusitânia: arquiteturas e dinâmicas económicas da sua produção (séculos I – VI d.C.)LusitâniaPreparados de peixeEconomia antigaEvolução arquitetónicaEvolução geográficaConteúdos e contentoresPeríodo ImperialAntiguidade TardiaAncient economyArchitectonic evolutionGeographical evolutionContents and containersImperial AgeLate AntiquityDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaEste estudo aborda a economia dos preparados de peixes lusitanos, enquadrando a produção provincial à realidade económica imperial romana entre os seculos I e VI d.C. A cronologia dessa atividade enfrenta momentos alternados de arrefecimento e retoma. Todavia, a salga e transformação do peixe foi uma das principais atividades económicas da Lusitânia, que a partir do século III avança para a categoria de um dos principais produtores do império. Apesar da alta demanda e da respetiva produtividade, muitos dos centros produtores começam a apresentar uma reconfiguração dos seus tanques e cetárias. Essa reconfiguração arquitetónica estará relacionada tanto com alterações do perfil da produção como com transformações no modo de vida, uma vez que observa-se também uma redefinição de espaços urbanos e rurais por toda a Hispânia ao longo do baixo-Império/ Antiguidade Tardia.This work approaches the economy of fish sauces in the Roman province of Lusitania during the 1st and 6th centuries CE. A chronology for this economic activity is characterized by a brief phase of cool down, followed by a retake into full activity. From the 3rd century onwards, Lusitania became the main producer of fish sauces. However, its workshops underwent a systematic process of partial or full abandonment, and the surviving cetariae suffered a radical reduction in dimensions and capacity. Such transformations are embedded by a context in which the main typology of the product in the market was changing and also a complex process of urban reconfiguration in all provinces in Hispania. Thus, a transformation in ways of life is also part of this whole picture of physical reconfiguration.Quarema, José CarlosLopes, Maria Helena TrindadeRUNPereira, Ronaldo Guilherme Gurgel2021-04-14T10:12:23Z2021-02-192020-12-162021-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/115492TID:202677362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:58:03Zoai:run.unl.pt:10362/115492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:46.044980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Oficinas de Preparados de Peixe da Lusitânia: arquiteturas e dinâmicas económicas da sua produção (séculos I – VI d.C.)
title As Oficinas de Preparados de Peixe da Lusitânia: arquiteturas e dinâmicas económicas da sua produção (séculos I – VI d.C.)
spellingShingle As Oficinas de Preparados de Peixe da Lusitânia: arquiteturas e dinâmicas económicas da sua produção (séculos I – VI d.C.)
Pereira, Ronaldo Guilherme Gurgel
Lusitânia
Preparados de peixe
Economia antiga
Evolução arquitetónica
Evolução geográfica
Conteúdos e contentores
Período Imperial
Antiguidade Tardia
Ancient economy
Architectonic evolution
Geographical evolution
Contents and containers
Imperial Age
Late Antiquity
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
title_short As Oficinas de Preparados de Peixe da Lusitânia: arquiteturas e dinâmicas económicas da sua produção (séculos I – VI d.C.)
title_full As Oficinas de Preparados de Peixe da Lusitânia: arquiteturas e dinâmicas económicas da sua produção (séculos I – VI d.C.)
title_fullStr As Oficinas de Preparados de Peixe da Lusitânia: arquiteturas e dinâmicas económicas da sua produção (séculos I – VI d.C.)
title_full_unstemmed As Oficinas de Preparados de Peixe da Lusitânia: arquiteturas e dinâmicas económicas da sua produção (séculos I – VI d.C.)
title_sort As Oficinas de Preparados de Peixe da Lusitânia: arquiteturas e dinâmicas económicas da sua produção (séculos I – VI d.C.)
author Pereira, Ronaldo Guilherme Gurgel
author_facet Pereira, Ronaldo Guilherme Gurgel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quarema, José Carlos
Lopes, Maria Helena Trindade
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ronaldo Guilherme Gurgel
dc.subject.por.fl_str_mv Lusitânia
Preparados de peixe
Economia antiga
Evolução arquitetónica
Evolução geográfica
Conteúdos e contentores
Período Imperial
Antiguidade Tardia
Ancient economy
Architectonic evolution
Geographical evolution
Contents and containers
Imperial Age
Late Antiquity
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
topic Lusitânia
Preparados de peixe
Economia antiga
Evolução arquitetónica
Evolução geográfica
Conteúdos e contentores
Período Imperial
Antiguidade Tardia
Ancient economy
Architectonic evolution
Geographical evolution
Contents and containers
Imperial Age
Late Antiquity
Domínio/Área Científica::Humanidades::História e Arqueologia
description Este estudo aborda a economia dos preparados de peixes lusitanos, enquadrando a produção provincial à realidade económica imperial romana entre os seculos I e VI d.C. A cronologia dessa atividade enfrenta momentos alternados de arrefecimento e retoma. Todavia, a salga e transformação do peixe foi uma das principais atividades económicas da Lusitânia, que a partir do século III avança para a categoria de um dos principais produtores do império. Apesar da alta demanda e da respetiva produtividade, muitos dos centros produtores começam a apresentar uma reconfiguração dos seus tanques e cetárias. Essa reconfiguração arquitetónica estará relacionada tanto com alterações do perfil da produção como com transformações no modo de vida, uma vez que observa-se também uma redefinição de espaços urbanos e rurais por toda a Hispânia ao longo do baixo-Império/ Antiguidade Tardia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
2021-04-14T10:12:23Z
2021-02-19
2021-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/115492
TID:202677362
url http://hdl.handle.net/10362/115492
identifier_str_mv TID:202677362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138038548267008