Uso da metodologia Lean Office na área de financiamentos de veículos em um banco brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Namerson Fernandes do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64452
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial
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spelling Uso da metodologia Lean Office na área de financiamentos de veículos em um banco brasileiroDesperdíciosLean OfficeOEESegmento bancárioWastesOfficeBanking SegmentEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia IndustrialEste trabalho de mestrado trouxe uma contribuição para aplicação da filosofia Lean numa área de serviços de uma organização empresarial ligada à área comercial externa bancária. Neste trabalho recorreu-se a princípios da filosofia Lean Thinking para investigar os possíveis desperdícios na execução de atividades comerciais, entre elas, o tempo de deslocamento por automóvel de uma loja para outra, a fim de prospetar negócios de financiamento de veículos em uma empresa financeira. No contexto do mercado de financiamento de veículos no Brasil, a concorrência entre os operadores de financiamento bancário tem vindo a aumentar. Sendo assim, as financeiras necessitam que seus funcionários consigam desenvolver seus trabalhos sem perda de tempo e com elevada eficiência. Com intenção de apresentar um método diferente e eficaz para a gestão deste tipo de atividade bancária, o investigador efetuou pesquisa sobre conceitos associados à filosofia Lean, que levaram à concretização dos objetivos desta investigação, entre eles o objetivo geral, que é: analisar os desperdícios causados pelo deslocamento dos operadores envolvidos em ações de financiamento de veículos em uma financeira bancária em Manaus-AM e aplicar princípios da filosofia Lean na tentativa de redução desses desperdícios. Com o intuito de mostrar a relevância deste objetivo e fazer com que a financeira bancária tenha mais rentabilidade com menos custo, o enquadramento desta investigação, revela muitos exemplos de sucesso da filosofia Lean na sua implementação com o Lean Manufacturing, Lean Office e Lean Services, procurando sempre a melhoria do fluxo de valor para o cliente. O trabalho de um operador bancário está relacionado com muitas visitas diárias aos seus clientes/lojas. No contexto específico deste trabalho, um operador bancário possui aproximadamente oito lojas para visitar por dia. Diante desta rotina de trabalho e com as restrições colocadas pelo fluxo de trânsito, os mesmos passam parte do tempo de trabalho dentro de seus carros nos engarrafamentos se deslocando de uma loja com destino a outra. Com o intuito de aumentar a produtividade associada a este processo de financiamento bancário, efetuou-se uma análise dos desperdícios do ponto de vista da filosofia Lean. A metodologia de pesquisa aplicada foi de natureza mista, pois foram feitas investigações quantitativas e qualitativas para que se pudesse chegar ao resultado desejado. O instrumento principal de coleta de dados dos operadores desenvolvida pelo investigador, permitiu registar todos os passos do trabalho. Como um dos métodos principais desta investigação utilisou-se o indicador de desempenho OEE (Overall Equipment Effectiveness) com o qual foi possível elaborar e analisar o fluxo do processo atual, conhecer os desperdícios, e desenvolver o fluxo do processo futuro afim de propor melhorias. No final desta pesquisa verificou-se que os desperdícios de tempo no trânsito pelos operadores bancários são tão elevados que afetam diretamente o fator disponibilidade do OEE e dessa forma a qualidade do atendimento do operador aos seus clientes, reduzindo a sua produtividade. Observando os resultados positivos da aplicação de princípios da filosofia Lean, concluiu-se que foi possível efetuar uma redução de desperdícios de tempo no processo e o aumentar a vantagem competitiva no mercado de financiamento. Em relação aos resultados atingidos, o tempo gasto no trânsito diminuiu 63,3% e os gastos com combusítvel cairam 81,5%. Os operadores melhoraram o seu principal indicador, o número de propostas captadas, que na experiência realizada aumentaram em 27,4%, mostrando que a hipótese sugerida pelo investigador consegue trazer melhores resultados ao negócio da empresa.This master's work brought a contribution to the application of the Lean philosophy in a service area of a business organization linked to the external commercial banking. In this work the Lean philosophy was used to investigate the possible wastage in the execution of commercial activities, among them, the waste of time spent of locomotion by car from one store to another, in order to prospect vehicle financing business to a bank financier. In the context of the vehicle financing market of autos in Brazil, the competition among bank financing operators is highly competitive, so the financial ones need their employees to be able to get improve their work without loss of time and with high efficiency and performance. With the intention of presenting a different and effective method for the management of this type of banking activity, the researcher used research on concepts associated with the Lean philosophy, which led to the achievement of the objectives of this research, among them the general objective, which is to analyze the waste caused by the displacement of the operators involved in vehicle financing actions in a financial bank in Manaus-AM and apply principles of the Lean philosophy in an attempt to reduce these wastes. In order to show the relevance of this objective and to make the financial bank more profitable with less cost, the framework of this research reveals many successful examples of the Lean philosophy in its implementation with Lean Manufacturing, Lean Office and Lean Services, always looking for the improvement of the flow of value to the customer. The job of a banking operator is related to many daily visits to your customers / stores. In the specific context of this work, a banking operator has approximately eight stores to visit by day. Faced with this work routine and the restrictions placed by the traffic slow, they spend part of the time working inside their cars in traffic jams moving from one store to another. In order to increase the productivity associated to this bank financing process, an analysis of the wastes from the point of view of the Lean philosophy was carried out. For this, a study of the routes of two operators was analysed to identify the waste of displacement and the opportunities for improvement to be developed. The methodology of applied research was of a mixed nature, since quantitative and qualitative investigations were done so that the desired result could be reached. The main instrument of data collection of the operators developed by the researcher, allowed to record all the steps of the work. One of the main methods of this investigation was the performance indicator (OEE), which allowed to elaborate and analyze the current process, to identify the wastes, and to develop the flow of the future process in order to propose improvements. At the end of this research it was verified that the wastes of time in the transit by the banking operators are so high that they directly affect the availability indicator of OEE, and in this way the quality of the service of the operator to its clients and their productivity. Observing the positive results of applying the Lean philosophy principles, it was concluded that it was possible to reduce waste of time in the process and increase the competitive advantage in the financing market. Regarding the results achieved, the time spent in traffic decreased by 63.3% and fuel costs reduced by 81.5%. Operators have improved their main indicator, the number of proposals raised, which in this work experience increased by 27.4%, showing that the hypothesis suggested by the researcher can bring better results to the company's business.Lima, Rui M.Filho, José Carlos RestonUniversidade do MinhoNascimento, Namerson Fernandes do20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64452por202360385info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:33.442035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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