Pares (des)emparelhados Contributo da observação de aulas para o desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosmaninho, Maria Julieta Brito Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16966
Resumo: Uma das áreas mais determinantes da investigação em Ciências da Educação reporta-se a processos internos da Escola no âmbito da supervisão pedagógica. Constituindo a observação de aulas uma das dinâmicas centrais desses processos, o estudo da sua influência no desenvolvimento profissional dos professores reveste-se de grande pertinência. Conhecer as perceções dos professores sobre a observação de aulas, assim como identificar os fatores que inibem e os que facilitam a adesão a estas práticas, é determinante na implementação de modelos que tornem estes processos mais efetivos e que visem a mudança. Assim, o presente estudo pretende compreender em que medida a observação de aulas contribui para o desenvolvimento profissional dos professores. Para o efeito, optou-se, metodologicamente, por realizar uma pesquisa de cariz quantitativo, a partir da aplicação de um inquérito por questionário a nível nacional, em contexto de pandemia de Covid-19. No que respeita aos principais resultados obtidos, é possível concluir que a observação de aulas, embora não evidencie desencadear melhorias significativas no processo de ensino e aprendizagem, aparenta, contudo, possibilitar o enriquecimento do trabalho colaborativo e de práticas reflexivas, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores e para a identificação de necessidades de formação. Com base nas conclusões, foi delineado um plano de ação para operacionalizar, de forma sistemática, as práticas de observação de aulas na Escola, de modo a permitir aos professores lidar, com êxito, com as imperfeições inerentes a estas práticas, pois como processos humanos que são, não é de esperar que sejam perfeitos.
id RCAP_9bfd991609b2a950d6258b546565e39f
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16966
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pares (des)emparelhados Contributo da observação de aulas para o desenvolvimento profissionalDesenvolvimento profissionalObservação de aulasFatores facilitadores e fatores inibidoresProfessional developmentClassroom observationFacilitating and inhibiting factorsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoUma das áreas mais determinantes da investigação em Ciências da Educação reporta-se a processos internos da Escola no âmbito da supervisão pedagógica. Constituindo a observação de aulas uma das dinâmicas centrais desses processos, o estudo da sua influência no desenvolvimento profissional dos professores reveste-se de grande pertinência. Conhecer as perceções dos professores sobre a observação de aulas, assim como identificar os fatores que inibem e os que facilitam a adesão a estas práticas, é determinante na implementação de modelos que tornem estes processos mais efetivos e que visem a mudança. Assim, o presente estudo pretende compreender em que medida a observação de aulas contribui para o desenvolvimento profissional dos professores. Para o efeito, optou-se, metodologicamente, por realizar uma pesquisa de cariz quantitativo, a partir da aplicação de um inquérito por questionário a nível nacional, em contexto de pandemia de Covid-19. No que respeita aos principais resultados obtidos, é possível concluir que a observação de aulas, embora não evidencie desencadear melhorias significativas no processo de ensino e aprendizagem, aparenta, contudo, possibilitar o enriquecimento do trabalho colaborativo e de práticas reflexivas, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores e para a identificação de necessidades de formação. Com base nas conclusões, foi delineado um plano de ação para operacionalizar, de forma sistemática, as práticas de observação de aulas na Escola, de modo a permitir aos professores lidar, com êxito, com as imperfeições inerentes a estas práticas, pois como processos humanos que são, não é de esperar que sejam perfeitos.One of the most determinant areas of research in Educational Sciences relates to the internal processes of School within the scope of pedagogical supervision. Being classroom observation one of the central dynamics of these processes, the study of its influence on the professional development of teachers is of great relevance. Knowing teachers' perceptions of classroom observation, as well as identifying the factors that inhibit and those that facilitate adherence to these practices, is determinant in the implementation of models that make these processes more effective and that aim at change. Thus, the present study intends to understand to what extent classroom observation contributes to the professional development of teachers. For this purpose, it was decided, methodologically, to carry out a quantitative research, based on the application of a questionnaire survey at national level, in the context of the Covid-19 pandemic. Regarding the main results obtained, it is possible to conclude that classroom observation, although it does not show triggering significant improvements in the teaching and learning process, it seems, however, to enable the enrichment of collaborative work and reflective practices, contributing to the professional development of teachers and to the identification of training needs. Based on the conclusions, an action plan was outlined to systematically operationalize classroom observation practices at School in order to allow teachers to successfully deal with the imperfections inherent in these practices, since, as human processes, they are not expected to be perfect.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRomão, PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRosmaninho, Maria Julieta Brito Rodrigues2021-02-11T10:28:34Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16966TID:202705889porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:05:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:36.263337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pares (des)emparelhados Contributo da observação de aulas para o desenvolvimento profissional
title Pares (des)emparelhados Contributo da observação de aulas para o desenvolvimento profissional
spellingShingle Pares (des)emparelhados Contributo da observação de aulas para o desenvolvimento profissional
Rosmaninho, Maria Julieta Brito Rodrigues
Desenvolvimento profissional
Observação de aulas
Fatores facilitadores e fatores inibidores
Professional development
Classroom observation
Facilitating and inhibiting factors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pares (des)emparelhados Contributo da observação de aulas para o desenvolvimento profissional
title_full Pares (des)emparelhados Contributo da observação de aulas para o desenvolvimento profissional
title_fullStr Pares (des)emparelhados Contributo da observação de aulas para o desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Pares (des)emparelhados Contributo da observação de aulas para o desenvolvimento profissional
title_sort Pares (des)emparelhados Contributo da observação de aulas para o desenvolvimento profissional
author Rosmaninho, Maria Julieta Brito Rodrigues
author_facet Rosmaninho, Maria Julieta Brito Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romão, Paula
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosmaninho, Maria Julieta Brito Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Observação de aulas
Fatores facilitadores e fatores inibidores
Professional development
Classroom observation
Facilitating and inhibiting factors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenvolvimento profissional
Observação de aulas
Fatores facilitadores e fatores inibidores
Professional development
Classroom observation
Facilitating and inhibiting factors
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Uma das áreas mais determinantes da investigação em Ciências da Educação reporta-se a processos internos da Escola no âmbito da supervisão pedagógica. Constituindo a observação de aulas uma das dinâmicas centrais desses processos, o estudo da sua influência no desenvolvimento profissional dos professores reveste-se de grande pertinência. Conhecer as perceções dos professores sobre a observação de aulas, assim como identificar os fatores que inibem e os que facilitam a adesão a estas práticas, é determinante na implementação de modelos que tornem estes processos mais efetivos e que visem a mudança. Assim, o presente estudo pretende compreender em que medida a observação de aulas contribui para o desenvolvimento profissional dos professores. Para o efeito, optou-se, metodologicamente, por realizar uma pesquisa de cariz quantitativo, a partir da aplicação de um inquérito por questionário a nível nacional, em contexto de pandemia de Covid-19. No que respeita aos principais resultados obtidos, é possível concluir que a observação de aulas, embora não evidencie desencadear melhorias significativas no processo de ensino e aprendizagem, aparenta, contudo, possibilitar o enriquecimento do trabalho colaborativo e de práticas reflexivas, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores e para a identificação de necessidades de formação. Com base nas conclusões, foi delineado um plano de ação para operacionalizar, de forma sistemática, as práticas de observação de aulas na Escola, de modo a permitir aos professores lidar, com êxito, com as imperfeições inerentes a estas práticas, pois como processos humanos que são, não é de esperar que sejam perfeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-11T10:28:34Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16966
TID:202705889
url http://hdl.handle.net/10400.22/16966
identifier_str_mv TID:202705889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131456711163904