E-shopping experience em marcas de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Nuno André dos Reis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11786
Resumo: Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
id RCAP_9c01ea5187a05a180686017a23994c81
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-shopping experience em marcas de luxoE-commerceExperiência de compraE-satisfaçãoE-confiançaE-lealdadeE-perceção de benefícioE-commerceE-loyaltyEperceived benefitShopping experienceE-satisfactionE-trustGestãoVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)Há já algumas décadas que a utilização mundial da Internet é elevada, sendo a tendência natural o aumento acentuado desta utilização ao longo dos anos. Desde a utilização para fins lúdicos ou recreativos até à utilização para fins profissionais, a Internet veio facilitar o contato entre diferentes pessoas, empresas e mercados, tornando-se rapidamente num elemento essencial nas vidas de milhões de pessoas. Para o consumidor, a Internet veio facilitar os processos e assumiu um papel facilitador ao garantir acesso a um maior conhecimento acerca das marcas e produtos. Para as marcas, a Internet é uma forte ferramenta para alcançar um maior número de mercados, contudo este canal veio atribuir uma maior importância à experiência de compra inerente às compras online. O presente trabalho de investigação pretende criar fundamentos teóricos que ajudem a perceber de que forma as experiências de compra online de bens de luxo influenciam os consumidores online, nomeadamente o nível de e-satisfação, da E-Perceção de benefício, da e-confiança e consequentemente da e-lealdade destes a determinada marca. Assim através de um estudo quantitativo, junto de uma amostra de 402 utilizadores de Internet selecionada por conveniência, foi possível compreender de que forma a experiência de compra online de produtos de luxo influencia a relação dos consumidores com as marcas de luxo. Os resultados da investigação permitiram constatar que a Experiência de Compra exerce uma influência sobre a E-Satisfação, E-Confiança e EPerceção de Benefício, e que a E-Satisfação por sua vez influencia a E-Lealdade dos consumidores online Portugueses. Concluiu-se ainda que os consumidores de marcas de luxo online satisfeitos com a experiência de compra são consumidores potencialmente mais leais às marcas. Ou seja concluiu-se que a E-Satisfação influencia a E-Lealdade dos consumidores online de marcas de luxo.For some decades now, the worldwide use of the Internet has been high, with a natural tendency to increase throughout the years. From recreational to professional use, the Internet has facilitated contact between different people, businesses and markets, quickly becoming an essential element in the lives of millions of people. For the consumer, the Internet has facilitated the processes and played a facilitating role in ensuring access to more knowledge about brands and products. For brands, the Internet is a strong tool to reach a greater number of markets, but this channel has now placed greater importance on the shopping experience inherent to online shopping. This research aims at creating theoretical foundations that help to understand how online shopping experiences of luxury goods influence consumers online, in particular the level of e-satisfaction, e-perceived benefit, e-trust and consequently of their loyalty to a certain brand. Thus, through a quantitative study with a sample of 402 Internet users selected for convenience, it was possible to understand how the experience of buying luxury products online influences the relationship of consumers with luxury brands. The results of the investigation showed that Shopping Experience has an influence on E-Satisfaction, E-trust and E-Perceived benefit, and that on the other hand ESatisfaction influences E-Loyalty of Portuguese online consumers. It was also possible to conclude that online consumers of luxury brands, satisfied with a shopping experience, are potentially more loyal to brands. In other words, it was concluded that E-Satisfaction influenced the E-Loyalty of online consumers of luxury brands.Teixeira, Sandrina FranciscaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Nuno André dos Reis2018-07-27T14:35:04Z2017-12-202017-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11786TID:201956489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:07.825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-shopping experience em marcas de luxo
title E-shopping experience em marcas de luxo
spellingShingle E-shopping experience em marcas de luxo
Martins, Nuno André dos Reis
E-commerce
Experiência de compra
E-satisfação
E-confiança
E-lealdade
E-perceção de benefício
E-commerce
E-loyalty
Eperceived benefit
Shopping experience
E-satisfaction
E-trust
Gestão
title_short E-shopping experience em marcas de luxo
title_full E-shopping experience em marcas de luxo
title_fullStr E-shopping experience em marcas de luxo
title_full_unstemmed E-shopping experience em marcas de luxo
title_sort E-shopping experience em marcas de luxo
author Martins, Nuno André dos Reis
author_facet Martins, Nuno André dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Sandrina Francisca
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Nuno André dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Experiência de compra
E-satisfação
E-confiança
E-lealdade
E-perceção de benefício
E-commerce
E-loyalty
Eperceived benefit
Shopping experience
E-satisfaction
E-trust
Gestão
topic E-commerce
Experiência de compra
E-satisfação
E-confiança
E-lealdade
E-perceção de benefício
E-commerce
E-loyalty
Eperceived benefit
Shopping experience
E-satisfaction
E-trust
Gestão
description Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
2017-12-20T00:00:00Z
2018-07-27T14:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11786
TID:201956489
url http://hdl.handle.net/10400.22/11786
identifier_str_mv TID:201956489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131415388880896