Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/35242 |
Resumo: | Resumo: Em Portugal são utilizadas duas abordagens distintas para controlar, em obra, as características de estado dos materiais aplicados em camadas granulares de pavimentos rodoviários. Enquanto uma abordagem tem em conta a natureza granulométrica do material compactado e o seu adensamento potencial, a outra requer um valor absoluto para a densidade do material compactado, não tendo em conta se a natureza granulométrica do material permite atingir esse adensamento. A prática tem demonstrado que materiais que cumprem os requisitos granulométricos das especificações, não atingem o valor de índice de vazios requerido. Perante esta dificuldade, procura-se com o presente trabalho avaliar se no enquadramento normativo europeu, nomeadamente tendo em conta os seus requisitos granulométricos, é sustentável manter as duas diferentes abordagens de controlo de compactação. Os resultados laboratoriais permitem concluir que não é aconselhável utilizar um valor limite absoluto do índice de vazios, independente das características do material utilizado. O controlo da compactação baseado num valor de referência obtido a partir da baridade seca máxima do ensaio Proctor parece ser mais adequado. Abstract: In Portugal, there are two distinct approaches to control the compaction process of unbound materials used in base and sub-base layers of road pavements. While an approach takes into account the nature of the compacted materials and its potential density, the other one requires to reach a target value for the density of the compacted material. It does not take into account if the grading nature of the material allows to reach this target density. Practice has shown that materials meeting the grading requirements of the specifications do not reach the target void index value. Faced with this difficulty, this paper aims to evaluate whether the framework of European regulations, regarding grading requirements, is sustainable to keep the two different approaches to control compaction. The laboratory tests allow to conclude that it is not advisable to use a target void index value, independent of the characteristics of the material used. The use of a reference dry density value obtained in the Proctor test seems to be a better approach. |
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Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviáriosBaridade secaCompactaçãoGranulometriaÍndice de vaziosResumo: Em Portugal são utilizadas duas abordagens distintas para controlar, em obra, as características de estado dos materiais aplicados em camadas granulares de pavimentos rodoviários. Enquanto uma abordagem tem em conta a natureza granulométrica do material compactado e o seu adensamento potencial, a outra requer um valor absoluto para a densidade do material compactado, não tendo em conta se a natureza granulométrica do material permite atingir esse adensamento. A prática tem demonstrado que materiais que cumprem os requisitos granulométricos das especificações, não atingem o valor de índice de vazios requerido. Perante esta dificuldade, procura-se com o presente trabalho avaliar se no enquadramento normativo europeu, nomeadamente tendo em conta os seus requisitos granulométricos, é sustentável manter as duas diferentes abordagens de controlo de compactação. Os resultados laboratoriais permitem concluir que não é aconselhável utilizar um valor limite absoluto do índice de vazios, independente das características do material utilizado. O controlo da compactação baseado num valor de referência obtido a partir da baridade seca máxima do ensaio Proctor parece ser mais adequado. Abstract: In Portugal, there are two distinct approaches to control the compaction process of unbound materials used in base and sub-base layers of road pavements. While an approach takes into account the nature of the compacted materials and its potential density, the other one requires to reach a target value for the density of the compacted material. It does not take into account if the grading nature of the material allows to reach this target density. Practice has shown that materials meeting the grading requirements of the specifications do not reach the target void index value. Faced with this difficulty, this paper aims to evaluate whether the framework of European regulations, regarding grading requirements, is sustainable to keep the two different approaches to control compaction. The laboratory tests allow to conclude that it is not advisable to use a target void index value, independent of the characteristics of the material used. The use of a reference dry density value obtained in the Proctor test seems to be a better approach.Comunicações Geológicas2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/35242http://hdl.handle.net/10316/35242porCarvalho, J.; Castelo Branco, F; Quinta-Ferreira, M.. 2014. "Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários", Comunicações Geológicas 101, Espec III: 1101 - 1105.Carvalho, JoãoCastelo Branco, FernandoQuinta-Ferreira, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T08:24:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:55:14.001424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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