Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, João
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Castelo Branco, Fernando, Quinta-Ferreira, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35242
Resumo: Resumo: Em Portugal são utilizadas duas abordagens distintas para controlar, em obra, as características de estado dos materiais aplicados em camadas granulares de pavimentos rodoviários. Enquanto uma abordagem tem em conta a natureza granulométrica do material compactado e o seu adensamento potencial, a outra requer um valor absoluto para a densidade do material compactado, não tendo em conta se a natureza granulométrica do material permite atingir esse adensamento. A prática tem demonstrado que materiais que cumprem os requisitos granulométricos das especificações, não atingem o valor de índice de vazios requerido. Perante esta dificuldade, procura-se com o presente trabalho avaliar se no enquadramento normativo europeu, nomeadamente tendo em conta os seus requisitos granulométricos, é sustentável manter as duas diferentes abordagens de controlo de compactação. Os resultados laboratoriais permitem concluir que não é aconselhável utilizar um valor limite absoluto do índice de vazios, independente das características do material utilizado. O controlo da compactação baseado num valor de referência obtido a partir da baridade seca máxima do ensaio Proctor parece ser mais adequado. Abstract: In Portugal, there are two distinct approaches to control the compaction process of unbound materials used in base and sub-base layers of road pavements. While an approach takes into account the nature of the compacted materials and its potential density, the other one requires to reach a target value for the density of the compacted material. It does not take into account if the grading nature of the material allows to reach this target density. Practice has shown that materials meeting the grading requirements of the specifications do not reach the target void index value. Faced with this difficulty, this paper aims to evaluate whether the framework of European regulations, regarding grading requirements, is sustainable to keep the two different approaches to control compaction. The laboratory tests allow to conclude that it is not advisable to use a target void index value, independent of the characteristics of the material used. The use of a reference dry density value obtained in the Proctor test seems to be a better approach.
id RCAP_9c0832be396fc222cfb4caca66847fd1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/35242
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviáriosBaridade secaCompactaçãoGranulometriaÍndice de vaziosResumo: Em Portugal são utilizadas duas abordagens distintas para controlar, em obra, as características de estado dos materiais aplicados em camadas granulares de pavimentos rodoviários. Enquanto uma abordagem tem em conta a natureza granulométrica do material compactado e o seu adensamento potencial, a outra requer um valor absoluto para a densidade do material compactado, não tendo em conta se a natureza granulométrica do material permite atingir esse adensamento. A prática tem demonstrado que materiais que cumprem os requisitos granulométricos das especificações, não atingem o valor de índice de vazios requerido. Perante esta dificuldade, procura-se com o presente trabalho avaliar se no enquadramento normativo europeu, nomeadamente tendo em conta os seus requisitos granulométricos, é sustentável manter as duas diferentes abordagens de controlo de compactação. Os resultados laboratoriais permitem concluir que não é aconselhável utilizar um valor limite absoluto do índice de vazios, independente das características do material utilizado. O controlo da compactação baseado num valor de referência obtido a partir da baridade seca máxima do ensaio Proctor parece ser mais adequado. Abstract: In Portugal, there are two distinct approaches to control the compaction process of unbound materials used in base and sub-base layers of road pavements. While an approach takes into account the nature of the compacted materials and its potential density, the other one requires to reach a target value for the density of the compacted material. It does not take into account if the grading nature of the material allows to reach this target density. Practice has shown that materials meeting the grading requirements of the specifications do not reach the target void index value. Faced with this difficulty, this paper aims to evaluate whether the framework of European regulations, regarding grading requirements, is sustainable to keep the two different approaches to control compaction. The laboratory tests allow to conclude that it is not advisable to use a target void index value, independent of the characteristics of the material used. The use of a reference dry density value obtained in the Proctor test seems to be a better approach.Comunicações Geológicas2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/35242http://hdl.handle.net/10316/35242porCarvalho, J.; Castelo Branco, F; Quinta-Ferreira, M.. 2014. "Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários", Comunicações Geológicas 101, Espec III: 1101 - 1105.Carvalho, JoãoCastelo Branco, FernandoQuinta-Ferreira, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-05-25T08:24:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/35242Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:55:14.001424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários
title Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários
spellingShingle Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários
Carvalho, João
Baridade seca
Compactação
Granulometria
Índice de vazios
title_short Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários
title_full Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários
title_fullStr Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários
title_full_unstemmed Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários
title_sort Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários
author Carvalho, João
author_facet Carvalho, João
Castelo Branco, Fernando
Quinta-Ferreira, Mário
author_role author
author2 Castelo Branco, Fernando
Quinta-Ferreira, Mário
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, João
Castelo Branco, Fernando
Quinta-Ferreira, Mário
dc.subject.por.fl_str_mv Baridade seca
Compactação
Granulometria
Índice de vazios
topic Baridade seca
Compactação
Granulometria
Índice de vazios
description Resumo: Em Portugal são utilizadas duas abordagens distintas para controlar, em obra, as características de estado dos materiais aplicados em camadas granulares de pavimentos rodoviários. Enquanto uma abordagem tem em conta a natureza granulométrica do material compactado e o seu adensamento potencial, a outra requer um valor absoluto para a densidade do material compactado, não tendo em conta se a natureza granulométrica do material permite atingir esse adensamento. A prática tem demonstrado que materiais que cumprem os requisitos granulométricos das especificações, não atingem o valor de índice de vazios requerido. Perante esta dificuldade, procura-se com o presente trabalho avaliar se no enquadramento normativo europeu, nomeadamente tendo em conta os seus requisitos granulométricos, é sustentável manter as duas diferentes abordagens de controlo de compactação. Os resultados laboratoriais permitem concluir que não é aconselhável utilizar um valor limite absoluto do índice de vazios, independente das características do material utilizado. O controlo da compactação baseado num valor de referência obtido a partir da baridade seca máxima do ensaio Proctor parece ser mais adequado. Abstract: In Portugal, there are two distinct approaches to control the compaction process of unbound materials used in base and sub-base layers of road pavements. While an approach takes into account the nature of the compacted materials and its potential density, the other one requires to reach a target value for the density of the compacted material. It does not take into account if the grading nature of the material allows to reach this target density. Practice has shown that materials meeting the grading requirements of the specifications do not reach the target void index value. Faced with this difficulty, this paper aims to evaluate whether the framework of European regulations, regarding grading requirements, is sustainable to keep the two different approaches to control compaction. The laboratory tests allow to conclude that it is not advisable to use a target void index value, independent of the characteristics of the material used. The use of a reference dry density value obtained in the Proctor test seems to be a better approach.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/35242
http://hdl.handle.net/10316/35242
url http://hdl.handle.net/10316/35242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, J.; Castelo Branco, F; Quinta-Ferreira, M.. 2014. "Influência granulométrica na compactação de camadas granulares de pavimentos rodoviários", Comunicações Geológicas 101, Espec III: 1101 - 1105.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Comunicações Geológicas
publisher.none.fl_str_mv Comunicações Geológicas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133838908063744