Medição da temperatura corporal em crianças: Estudo comparativo entre o método de medição axilar e timpânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Cátia Alexandra Granja
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira,Catarina de Oliveira, Santos,Dulce Helena Saraiva, Borges,João Daniel Carvalho, Batalha,Luís Manuel Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832022000100208
Resumo: Resumo Enquadramento: A temperatura corporal é um dos sinais vitais mais avaliados nos cuidados de saúde pediátricos para avaliação e orientação clínica. Objetivos: Avaliar a concordância entre a medição da temperatura por via axilar e timpânica em crianças dos 6 aos 36 meses. Metodologia: Estudo observacional e descritivo desenvolvido num hospital de nível II, em Portugal. O protocolo de medição da temperatura seguiu as orientações da Direção-Geral da Saúde. Resultados: Participaram no estudo 331 crianças. A diferença entre a temperatura timpânica e axilar variou entre os 0,00ºC e os 1,40ºC com uma média de 0,45ºC ± 0,30ºC e uma mediana de 0,50ºC, com uma concordância quase perfeita entre os dois métodos. Observou-se um efeito no valor da temperatura consoante o método utilizado em todas as variáveis estudadas. Conclusão: Existe uma concordância quase perfeita entre estes dois métodos de medição da temperatura, não influenciando a tomada de decisão clínica. Dado a maior facilidade de implementação e exequibilidade, as vantagens do método de avaliação via timpânica são superiores ao método tradicional via axilar, pelo que poderá ser implementado como rotina na avaliação da temperatura em crianças dos 6 aos 36 meses.
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