Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberto, Carla Almoster
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/2262
Resumo: Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na área de Educação do Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_9c13c7e650414e71422e57091094fc8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2262
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediênciacriançadisciplinadesobediênciaprofessoreschilddisciplinedisobedienceteachersRelatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na área de Educação do Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório encontra-se inserido na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no primeiro ciclo do ensino básico – 3º e 4º anos que por sua vez se encontra integrado no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do ensino básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e tem como vista a obtenção do grau de mestre. Este divide-se em três principais capítulos. O primeiro apresenta os diversos locais de estágio vivenciados, bem como as experiências ultrapassadas ao longo dos mesmos. A apresentação destes é fulcral no que diz respeito ao percurso percorrido para a definição do tema tratado no presente relatório. Já o segundo capítulo descreve as principais questões orientadoras, assim como a metodologia utilizada e o processo de recolha de dados. Passando pela realização de questionários a educadores e professores que demonstraram a sua opinião em relação à desobediência infantil em pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo é fundamental no sentido de completar toda a fundamentação teórica apresentada no relatório demonstrando segundo os participantes as principais causas para a desobediência na escola, as situações mais frequentes da mesma e os fatores de diminuição deste comportamento. Por fim, o último capítulo expõe todas as considerações finais sobre o relatório, as implicações do estudo para a prática e os principais fatores para estudos futuros.This paper is included in the curricular unit of Supervised Teaching Practice in the first cycle of basic education - 3rd and 4th years, which is integrated into the Master's Degree in Pre-primary and Primary Education of Superior School of Education in the Polytechnic Institute of Santarém and aims to obtain a master's degree. This paper is divided into three main chapters. The first one presents the different places of internship, as well as the experiences passed through them. The presentation of these is central to the course taken to define the topic addressed in this work. The second chapter describes the main questions in this investigation, as well as the methodology used and the data gathering process. For that process educators and teachers respond to the questioner demonstrating their opinion regarding child disobedience in preschool and 1st Cycle of Basic Education. This study is fundamental in order to complete the theoretical basis presented in this work demonstrating according to the participants the main causes for disobedience in school and the most frequent situations as well as the factors in decreasing this behavior. Finally, the last chapter presents all the final considerations on the investigation, the implications of the study for practice and the main ideas for future studies.Marques, RamiroRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAlberto, Carla Almoster2018-07-02T22:17:41Z2018-05-092018-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2262TID:201929945por201929945201929945info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:03Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2262Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:22.137544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediência
title Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediência
spellingShingle Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediência
Alberto, Carla Almoster
criança
disciplina
desobediência
professores
child
discipline
disobedience
teachers
title_short Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediência
title_full Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediência
title_fullStr Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediência
title_full_unstemmed Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediência
title_sort Desenvolvimento das competências sociais da criança: desobediência
author Alberto, Carla Almoster
author_facet Alberto, Carla Almoster
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ramiro
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberto, Carla Almoster
dc.subject.por.fl_str_mv criança
disciplina
desobediência
professores
child
discipline
disobedience
teachers
topic criança
disciplina
desobediência
professores
child
discipline
disobedience
teachers
description Relatório de estágio apresentado para obtenção do grau de mestre na área de Educação do Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-02T22:17:41Z
2018-05-09
2018-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/2262
TID:201929945
url http://hdl.handle.net/10400.15/2262
identifier_str_mv TID:201929945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201929945
201929945
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137033490268160