Soluções inovadoras de transposição sedimentar em embocaduras baseadas em estruturas submersas e cheias artificiais induzidas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/71172 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
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Soluções inovadoras de transposição sedimentar em embocaduras baseadas em estruturas submersas e cheias artificiais induzidasInnovate solutions for sediment export at river mouths based on submerged structures and induced artificial floodsModelaçãoDelft 3DEstuário rio LimaMorfodinâmicaAssoreamentoEstruturasModelingRio Lima estuaryMorphodynamicsSedimentationStructuresEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado integrado em Engenharia CivilAs zonas costeiras constituem regiões muito atractivas para a localização de comunidades humanas. Consequentemente, estes sistemas naturais sensíveis são muitas vezes sujeitos a enormes pressões ambientais decorrentes das acções antropogénicas. Os estuários são ambientes complexos de grande importância económica, social e ecológica. A capacidade de perceber e compreender a dinâmica da massa hídrica, dos sedimentos e dos diversos elementos naturais e antropogénicos num sistema estuarino é essencial. No estuário do Rio Lima, ao longo dos anos tem sido modificado através de obras portuárias, o que levou também à alteração da dinâmica sedimentar. Durante os últimos anos a deposição de sedimentos na zona estuarina, no canal de navegação e no porto de Viana do Castelo tem sido maior, o que leva a constantes dragagens para manter a profundidade do canal e da sua navegabilidade No âmbito deste trabalho foi utilizado um ambiente hidroinformático, vocacionado para o estudo do transporte sedimentar em estuários, incluindo o assoreamento. O modelo tridimensional morfodinâmico do estuário foi implementado no programa Delft3D. O local de estudo está compreendido entre o açude de Ponte de Lima e o oceano Atlântico. Foram simulados vários cenários de dinâmica sedimentar, sem e com estruturas de alteração dos padrões de deposição sedimentar na embocadura, idealizadas em trabalhos anteriores e outras propostas no âmbito deste trabalho, na tentativa de minimizar o assoreamento, mantendo condições à navegabilidade das grandes embarcações no porto. Nos cenários simulados foram tidas em conta algumas variáveis como o caudal fluvial, a amplitude da maré e a dimensão dos sedimentos.Coastal regions make very attractive locations for human communities. Consequently, these sensitive natural systems are many times subject to enormous environmental pressures resultant from anthropogenic activity. Estuaries are complex environments of great economic, social and ecologic importance. The ability to perceive and understand the dynamics of the water mass, the sediments and the diverse, natural and anthropogenic, elements within estuaries is essential. Over the years, Lima's river estuary has been changed through port construction, leading to changes in the sedimentary dynamic there existent. In the past few years, the deposition of sediments at the estuary, the navigation channel and Viana do Castelo port, results in the constant need for dredging in order to maintain the depth of the channel and its navigability. For the present work, a hydroinformatic environment was used, oriented for the studies of the sedimentary transport in estuaries, including SILTING. The tridimensional, morphodynamic model of the estuary was implemented using Delft3D software. The boundaries of the study are comprehended between Ponte de Lima's weir and the Atlantic Ocean. Several scenarios of the sedimentary dynamics were simulated. These simulations were run both with and without alteration structures of the sedimentary deposition patterns at the MOUTH. This structures idealized in previous works and propositions decurrent from the present work aimed to minimize the SILTING, keeping good navigational conditions for the large vessels at the port. In the simulated scenarios, some variables were taken into accounts, such as the river flow, the tide's amplitude, and the sediments' dimensions.Pinho, José L. S.Universidade do MinhoDias, Bruno Digo Valença Gomes20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/71172por202643042info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:10.185275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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