O sector alimentar e a caracterização do consumo alimentar fora de casa-Portugal: 1990-2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Helena Margarida Ávila Campos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/62573
Resumo: Resumo da tese: Introdução As rápidas alterações sociais, económicas, culturais e ambientais determinaram mudanças significativas nos estilos de vida e contribuíram para o crescimento e generalização do consumo de alimentos e refeições fora de casa. Para além de escassos, os estudos sobre o consumo alimentar tratam em conjunto a informação relativa ao dentro e fora de casa, não permitindo caracterizá-la separadamente. Os dados disponíveis e relativos aos diferentes operadores do sector alimentar em Portugal são ainda inconsístentes, não facilitando uma análise inter ou trans-sectorial, nem permitindo uma avaliação sistematizada. Objectivos: Efectuar uma análise documental ao sector alimentar e contribuir para a caracterização do consumo alimentar fora de casa em Portugal. Métodos: Procedeu-se a pesquisa bibliográfica nas bases PUbMed, Scopus, Wok e ISI, através das expressões de pesquisa` eating´, eating out`, ´out of home`,´eating behaviour`e ´restaurant´, para artigos publicados desde o ano 2000; e nas páginas electrónicas de organismos e entidades oficiais, de instituições de referência para o sector e de empresas de estudos de mercado. Através de dados dos Inquéritos aos Orçamentos Familiares para refeições, snacks, bebidas não alcoólicas e bebidas alcoólicas. As diferenças sócio económicas entre os agregados familiares com e sem consumo fora de casa foram analisadas com modelos de regressão logística. Resultados: O que é entendido por`sector alimentar`e os seus actores e agentes económicos muda consideravelmente-bem como a terminologia empregue-em função da entidade que o analisa. Embora sendo sectores de actividade económica diferentes, os consumidores utilizam, indistintamente e com a mesma finalidade, o canal alimentar (distribuição grossista e retalhista) e o canal HoReCa (Hotelaria, Restauração e Catering) para adquirir alimentos e bebidas a serem consumidos dentro e fora de casa.(...)
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spelling O sector alimentar e a caracterização do consumo alimentar fora de casa-Portugal: 1990-2000Universidade do Porto, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, Mestrado em Alimentação Colectiva--DissertaçõesAlimentação Colectiva--Dissertação de MestradoServiços de AlimentaçãoHábitos Alimentares--PortugalResumo da tese: Introdução As rápidas alterações sociais, económicas, culturais e ambientais determinaram mudanças significativas nos estilos de vida e contribuíram para o crescimento e generalização do consumo de alimentos e refeições fora de casa. Para além de escassos, os estudos sobre o consumo alimentar tratam em conjunto a informação relativa ao dentro e fora de casa, não permitindo caracterizá-la separadamente. Os dados disponíveis e relativos aos diferentes operadores do sector alimentar em Portugal são ainda inconsístentes, não facilitando uma análise inter ou trans-sectorial, nem permitindo uma avaliação sistematizada. Objectivos: Efectuar uma análise documental ao sector alimentar e contribuir para a caracterização do consumo alimentar fora de casa em Portugal. Métodos: Procedeu-se a pesquisa bibliográfica nas bases PUbMed, Scopus, Wok e ISI, através das expressões de pesquisa` eating´, eating out`, ´out of home`,´eating behaviour`e ´restaurant´, para artigos publicados desde o ano 2000; e nas páginas electrónicas de organismos e entidades oficiais, de instituições de referência para o sector e de empresas de estudos de mercado. Através de dados dos Inquéritos aos Orçamentos Familiares para refeições, snacks, bebidas não alcoólicas e bebidas alcoólicas. As diferenças sócio económicas entre os agregados familiares com e sem consumo fora de casa foram analisadas com modelos de regressão logística. Resultados: O que é entendido por`sector alimentar`e os seus actores e agentes económicos muda consideravelmente-bem como a terminologia empregue-em função da entidade que o analisa. Embora sendo sectores de actividade económica diferentes, os consumidores utilizam, indistintamente e com a mesma finalidade, o canal alimentar (distribuição grossista e retalhista) e o canal HoReCa (Hotelaria, Restauração e Catering) para adquirir alimentos e bebidas a serem consumidos dentro e fora de casa.(...)Thesis abstract: Introduction: The fast social, economic, cultural and environmental changes have introduced relevant lifestyle adaptation and contributed to the globalization and increasing of eating out. Apart from being scarce, food consumption studies results are generally published without differentiating the in and out of home intake; making it difficult to analyze the two settings. The existing inconsistencies on the available data about the different Portuguese food operators do not easily allow systematic assessments or cross-sector analysis. Aims: To undertake a documental analysis about the foodservice system and to contribute to the description of eating out in Portugal. Mthods: A literature review was undertaken. The PubMed, Scopus, ISI and Wok databases and the search terms`eating`, ´eating out´, `out of home`, `eating behaviour`and `restaurant`were used to look for articles published since 2000. The websites of reference organizations, institutions and corporate market research were also explored for literature search. Data from the 1990 and 2000 Household Budget Surveys (HBS) by the Portuguese Institute of Statistics were used. The household food consumption outside the home was evaluated by the average number of times per month and per capita. Meals, snacks, soft drinks and non alcoholic and alcoholic beverages were analysed. The socio-economic differences between households with and without eating out consumption were analyzed by means of logistic regression. Results: What is meant by `food sector`and its main operator`s changes considerably-as well as the applied terminology- depending on who does the analysis. Although they are different business sectors, consumers use, without distinction, the food supply and the food service-HoReCa-to purchase food and drinks to be consumed within and outside the home. (...)Porto : edição de autor20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/62573porMarques, Helena Margarida Ávila Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:08:14Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/62573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:16:29.401447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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