Eça de Queirós. A Ilustre Casa de Ramires. Manuscrito autógrafo. Edição Genética
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/31859 |
Resumo: | A Ilustre Casa de Ramires, publicada em 1900, pouco depois da morte do seu autor, é um dos romances semi-póstumos de Eça de Queirós, o que significa que a derradeira revisão de provas ficou interrompida quando estava quase terminada. O presente manuscrito autógrafo foi doado à Biblioteca Nacional de Portugal em 2007 e encontra-se hoje no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea. A edição genética que aqui se apresenta é uma edição horizontal, isto é, apenas representa a génese documentada neste testemunho e não a que atestam as variantes de testemunhos posteriores (a Revista Moderna e a edição de 1900), já publicados na edição crítica. A representação faz-se em modelo linearizado, que se baseia no modelo editorial do Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco por Ivo Castro. São editadas as duas versões numa mesma página, mantendo-se a simultaneidade do manuscrito e recorrendo-se a um separador. O texto comum a ambas as versões, ou seja aquele da 1ª versão que o autor acolheu na 2ª, será grafado em itálico, permitindo uma visualização rápida e fácil da coincidência entre as duas versões e da sua evolução. |
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Eça de Queirós. A Ilustre Casa de Ramires. Manuscrito autógrafo. Edição GenéticaQueirós, Eça de, 1845-1900. A Ilustre Casa de RamiresManuscrito autógrafoA Ilustre Casa de Ramires, publicada em 1900, pouco depois da morte do seu autor, é um dos romances semi-póstumos de Eça de Queirós, o que significa que a derradeira revisão de provas ficou interrompida quando estava quase terminada. O presente manuscrito autógrafo foi doado à Biblioteca Nacional de Portugal em 2007 e encontra-se hoje no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea. A edição genética que aqui se apresenta é uma edição horizontal, isto é, apenas representa a génese documentada neste testemunho e não a que atestam as variantes de testemunhos posteriores (a Revista Moderna e a edição de 1900), já publicados na edição crítica. A representação faz-se em modelo linearizado, que se baseia no modelo editorial do Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco por Ivo Castro. São editadas as duas versões numa mesma página, mantendo-se a simultaneidade do manuscrito e recorrendo-se a um separador. O texto comum a ambas as versões, ou seja aquele da 1ª versão que o autor acolheu na 2ª, será grafado em itálico, permitindo uma visualização rápida e fácil da coincidência entre as duas versões e da sua evolução.Esfera do Caos EditoraRepositório da Universidade de LisboaSobral, CristinaRocheta, Maria IsabelFialho, Irene2018-02-20T14:38:05Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31859por978-989-680-190-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:24:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:46:34.568652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Ilustre Casa de Ramires, publicada em 1900, pouco depois da morte do seu autor, é um dos romances semi-póstumos de Eça de Queirós, o que significa que a derradeira revisão de provas ficou interrompida quando estava quase terminada. O presente manuscrito autógrafo foi doado à Biblioteca Nacional de Portugal em 2007 e encontra-se hoje no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea. A edição genética que aqui se apresenta é uma edição horizontal, isto é, apenas representa a génese documentada neste testemunho e não a que atestam as variantes de testemunhos posteriores (a Revista Moderna e a edição de 1900), já publicados na edição crítica. A representação faz-se em modelo linearizado, que se baseia no modelo editorial do Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco por Ivo Castro. São editadas as duas versões numa mesma página, mantendo-se a simultaneidade do manuscrito e recorrendo-se a um separador. O texto comum a ambas as versões, ou seja aquele da 1ª versão que o autor acolheu na 2ª, será grafado em itálico, permitindo uma visualização rápida e fácil da coincidência entre as duas versões e da sua evolução. |
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