Música e conhecimento do mundo: explorando modos de integração curricular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3970 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
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Música e conhecimento do mundo: explorando modos de integração curriculareducaçãointegração curricularmúsicaestudo do meioconhecimento do mundoaprendizagenseducationcurricular integrationmusicenvironmental studiesarea of world knowledgelearningMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório decorre da prática pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém. O relatório encontra-se organizado em duas partes, a primeira engloba, de forma sintética os contextos da prática pedagógica desenvolvida nos diferentes contextos de estágio creche, jardim de infância e 1ºCEB no 1º e 4º ano de escolaridade, onde apresentamos e caracterizamos o contexto e a instituição. A segunda parte engloba o processo de caráter investigativo, onde apresento a parte de pesquisa por fim relato o trabalho realizado ao longo da investigação. Tratando-se de um estudo inspirado na metodologia de Investigação-Ação, de natureza qualitativa, com o objetivo de perceber como integrei curricularmente a Música e a Área do Conhecimento do Mundo/ Estudo do meio. O estudo foi realizado com crianças na faixa etária dos três e quatro anos e os instrumentos de recolha e análise de dados utilizados foram: observação participante, registos fotográficos, notas de campo, rede esquemática de Beane. Através da análise da minha ação foi possível refletir acerca da integração curricular da Música e do Conhecimento do Mundo ao longo da minha prática.This report stems from the teaching practice carried out as part of the master’s degree in Pre school and Primary School of the Escola Superior de Educação de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém. The report is organized into two parts. The first part briefly describes the contexts of the pedagogical practice carried out in the different internship contexts - nursery school, kindergarten and primary school in the 1st and 4th year of schooling - where we present and characterize the context and the institution. The second part includes the investigative process, where I report the work carried out: It is a study inspired by the Action-Research methodology, with the aim of understanding how I integrated Music and the Area of World Knowledge / Environmental Study in my curricular action. The study was carried out with children aged three and four years old and the instruments used for data collection and analysis were: participant observation, photographic records, field notes, Beane's schematic network. Through the analysis of my action, it was possible to reflect on the curricular integration of Music and World Knowledge throughout my practice.Togtema, MargaridaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémTomás, Catarina Sofia Roberto2022-05-07T21:36:07Z2022-04-222022-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3970TID:203000315por203000315info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:33Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3970Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:39.533796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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