A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Maria do Céu
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Matos, Ana Paula, Oliveira, Sara, S. March, John, Arnarson, Eirikur Örn, Carey, Sean C., Craighead, W. Edward
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.14195/978-989-26-1362-8
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/46994
https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8
Resumo: As qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos.
id RCAP_9c45e6bd4b87f1ed0bbe6da367551ae6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/46994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portuguesesAdaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2AdaptaçãoTransição escolarCompetência socialPré-escolarPrimeiro cicloAdaptationTransition to schoolSocial competencePreschoolPrimary schoolAs qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos.The psychometric properties of two instruments - the School Adaptation Questionnaire, children and teacher’s versions, and the Portuguese version of the Social Competence Scale of the School Social Behavior Scales (SSBS-2) - were analyzed in a sample of 13 preschool teachers, 14 primary school teachers and a total of 328 children attending the last year of pre-school and first grade. The results highlight a structure on two factors with good internal consistency, reliability test - re-test, and construct validity of the teacher’s version of the School Adaptation Questionnaire, a one-factor structure, good internal consistency but a weaker temporal stability index of the children’s version, and factorial validity and reliability of the Social Competence Scale of SSBS-2. Invariance was checked regarding sex and educational level, allowing for multi-group analysis.Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46994http://hdl.handle.net/10316/46994https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8porhttps://www.aidep.org/sites/default/files/2017-10/RIDEP45.3.02_0.pdfSalvador, Maria do CéuMatos, Ana PaulaOliveira, SaraS. March, JohnArnarson, Eirikur ÖrnCarey, Sean C.Craighead, W. Edwardinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-11-15T16:09:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:52:59.302694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
Adaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2
title A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
spellingShingle A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
Salvador, Maria do Céu
Adaptação
Transição escolar
Competência social
Pré-escolar
Primeiro ciclo
Adaptation
Transition to school
Social competence
Preschool
Primary school
Salvador, Maria do Céu
Adaptação
Transição escolar
Competência social
Pré-escolar
Primeiro ciclo
Adaptation
Transition to school
Social competence
Preschool
Primary school
title_short A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
title_full A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
title_fullStr A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
title_full_unstemmed A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
title_sort A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
author Salvador, Maria do Céu
author_facet Salvador, Maria do Céu
Salvador, Maria do Céu
Matos, Ana Paula
Oliveira, Sara
S. March, John
Arnarson, Eirikur Örn
Carey, Sean C.
Craighead, W. Edward
Matos, Ana Paula
Oliveira, Sara
S. March, John
Arnarson, Eirikur Örn
Carey, Sean C.
Craighead, W. Edward
author_role author
author2 Matos, Ana Paula
Oliveira, Sara
S. March, John
Arnarson, Eirikur Örn
Carey, Sean C.
Craighead, W. Edward
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Maria do Céu
Matos, Ana Paula
Oliveira, Sara
S. March, John
Arnarson, Eirikur Örn
Carey, Sean C.
Craighead, W. Edward
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação
Transição escolar
Competência social
Pré-escolar
Primeiro ciclo
Adaptation
Transition to school
Social competence
Preschool
Primary school
topic Adaptação
Transição escolar
Competência social
Pré-escolar
Primeiro ciclo
Adaptation
Transition to school
Social competence
Preschool
Primary school
description As qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/46994
http://hdl.handle.net/10316/46994
https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8
url http://hdl.handle.net/10316/46994
https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.aidep.org/sites/default/files/2017-10/RIDEP45.3.02_0.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)
publisher.none.fl_str_mv Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822239218558042113
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14195/978-989-26-1362-8