A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.14195/978-989-26-1362-8 |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/46994 https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8 |
Resumo: | As qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos. |
id |
RCAP_9c45e6bd4b87f1ed0bbe6da367551ae6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/46994 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portuguesesAdaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2AdaptaçãoTransição escolarCompetência socialPré-escolarPrimeiro cicloAdaptationTransition to schoolSocial competencePreschoolPrimary schoolAs qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos.The psychometric properties of two instruments - the School Adaptation Questionnaire, children and teacher’s versions, and the Portuguese version of the Social Competence Scale of the School Social Behavior Scales (SSBS-2) - were analyzed in a sample of 13 preschool teachers, 14 primary school teachers and a total of 328 children attending the last year of pre-school and first grade. The results highlight a structure on two factors with good internal consistency, reliability test - re-test, and construct validity of the teacher’s version of the School Adaptation Questionnaire, a one-factor structure, good internal consistency but a weaker temporal stability index of the children’s version, and factorial validity and reliability of the Social Competence Scale of SSBS-2. Invariance was checked regarding sex and educational level, allowing for multi-group analysis.Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46994http://hdl.handle.net/10316/46994https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8porhttps://www.aidep.org/sites/default/files/2017-10/RIDEP45.3.02_0.pdfSalvador, Maria do CéuMatos, Ana PaulaOliveira, SaraS. March, JohnArnarson, Eirikur ÖrnCarey, Sean C.Craighead, W. Edwardinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-11-15T16:09:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:52:59.302694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses Adaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2 |
title |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
spellingShingle |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses Salvador, Maria do Céu Adaptação Transição escolar Competência social Pré-escolar Primeiro ciclo Adaptation Transition to school Social competence Preschool Primary school Salvador, Maria do Céu Adaptação Transição escolar Competência social Pré-escolar Primeiro ciclo Adaptation Transition to school Social competence Preschool Primary school |
title_short |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
title_full |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
title_fullStr |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
title_full_unstemmed |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
title_sort |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
author |
Salvador, Maria do Céu |
author_facet |
Salvador, Maria do Céu Salvador, Maria do Céu Matos, Ana Paula Oliveira, Sara S. March, John Arnarson, Eirikur Örn Carey, Sean C. Craighead, W. Edward Matos, Ana Paula Oliveira, Sara S. March, John Arnarson, Eirikur Örn Carey, Sean C. Craighead, W. Edward |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Ana Paula Oliveira, Sara S. March, John Arnarson, Eirikur Örn Carey, Sean C. Craighead, W. Edward |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvador, Maria do Céu Matos, Ana Paula Oliveira, Sara S. March, John Arnarson, Eirikur Örn Carey, Sean C. Craighead, W. Edward |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação Transição escolar Competência social Pré-escolar Primeiro ciclo Adaptation Transition to school Social competence Preschool Primary school |
topic |
Adaptação Transição escolar Competência social Pré-escolar Primeiro ciclo Adaptation Transition to school Social competence Preschool Primary school |
description |
As qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/46994 http://hdl.handle.net/10316/46994 https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/46994 https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.aidep.org/sites/default/files/2017-10/RIDEP45.3.02_0.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822239218558042113 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14195/978-989-26-1362-8 |