A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Maria do Céu
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Matos, Ana Paula, Oliveira, Sara, S. March, John, Arnarson, Eirikur Örn, Carey, Sean C., Craighead, W. Edward
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/46994
https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8
Resumo: As qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos.
id RCAP_9c45e6bd4b87f1ed0bbe6da367551ae6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/46994
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portuguesesAdaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2AdaptaçãoTransição escolarCompetência socialPré-escolarPrimeiro cicloAdaptationTransition to schoolSocial competencePreschoolPrimary schoolAs qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos.The psychometric properties of two instruments - the School Adaptation Questionnaire, children and teacher’s versions, and the Portuguese version of the Social Competence Scale of the School Social Behavior Scales (SSBS-2) - were analyzed in a sample of 13 preschool teachers, 14 primary school teachers and a total of 328 children attending the last year of pre-school and first grade. The results highlight a structure on two factors with good internal consistency, reliability test - re-test, and construct validity of the teacher’s version of the School Adaptation Questionnaire, a one-factor structure, good internal consistency but a weaker temporal stability index of the children’s version, and factorial validity and reliability of the Social Competence Scale of SSBS-2. Invariance was checked regarding sex and educational level, allowing for multi-group analysis.Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46994http://hdl.handle.net/10316/46994https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8porhttps://www.aidep.org/sites/default/files/2017-10/RIDEP45.3.02_0.pdfSalvador, Maria do CéuMatos, Ana PaulaOliveira, SaraS. March, JohnArnarson, Eirikur ÖrnCarey, Sean C.Craighead, W. Edwardinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-11-15T16:09:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:52:59.302694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
Adaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2
title A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
spellingShingle A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
Salvador, Maria do Céu
Adaptação
Transição escolar
Competência social
Pré-escolar
Primeiro ciclo
Adaptation
Transition to school
Social competence
Preschool
Primary school
title_short A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
title_full A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
title_fullStr A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
title_full_unstemmed A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
title_sort A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
author Salvador, Maria do Céu
author_facet Salvador, Maria do Céu
Matos, Ana Paula
Oliveira, Sara
S. March, John
Arnarson, Eirikur Örn
Carey, Sean C.
Craighead, W. Edward
author_role author
author2 Matos, Ana Paula
Oliveira, Sara
S. March, John
Arnarson, Eirikur Örn
Carey, Sean C.
Craighead, W. Edward
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Maria do Céu
Matos, Ana Paula
Oliveira, Sara
S. March, John
Arnarson, Eirikur Örn
Carey, Sean C.
Craighead, W. Edward
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação
Transição escolar
Competência social
Pré-escolar
Primeiro ciclo
Adaptation
Transition to school
Social competence
Preschool
Primary school
topic Adaptação
Transição escolar
Competência social
Pré-escolar
Primeiro ciclo
Adaptation
Transition to school
Social competence
Preschool
Primary school
description As qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/46994
http://hdl.handle.net/10316/46994
https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8
url http://hdl.handle.net/10316/46994
https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.aidep.org/sites/default/files/2017-10/RIDEP45.3.02_0.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)
publisher.none.fl_str_mv Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551228823928832