A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/46994 https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8 |
Resumo: | As qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos. |
id |
RCAP_9c45e6bd4b87f1ed0bbe6da367551ae6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/46994 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portuguesesAdaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2AdaptaçãoTransição escolarCompetência socialPré-escolarPrimeiro cicloAdaptationTransition to schoolSocial competencePreschoolPrimary schoolAs qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos.The psychometric properties of two instruments - the School Adaptation Questionnaire, children and teacher’s versions, and the Portuguese version of the Social Competence Scale of the School Social Behavior Scales (SSBS-2) - were analyzed in a sample of 13 preschool teachers, 14 primary school teachers and a total of 328 children attending the last year of pre-school and first grade. The results highlight a structure on two factors with good internal consistency, reliability test - re-test, and construct validity of the teacher’s version of the School Adaptation Questionnaire, a one-factor structure, good internal consistency but a weaker temporal stability index of the children’s version, and factorial validity and reliability of the Social Competence Scale of SSBS-2. Invariance was checked regarding sex and educational level, allowing for multi-group analysis.Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP)2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/46994http://hdl.handle.net/10316/46994https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8porhttps://www.aidep.org/sites/default/files/2017-10/RIDEP45.3.02_0.pdfSalvador, Maria do CéuMatos, Ana PaulaOliveira, SaraS. March, JohnArnarson, Eirikur ÖrnCarey, Sean C.Craighead, W. Edwardinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-11-15T16:09:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/46994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:52:59.302694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses Adaptation in the Transition to School: School Adaptation Questionnaire and Social Competence Scale SSBS-2 |
title |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
spellingShingle |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses Salvador, Maria do Céu Adaptação Transição escolar Competência social Pré-escolar Primeiro ciclo Adaptation Transition to school Social competence Preschool Primary school |
title_short |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
title_full |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
title_fullStr |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
title_full_unstemmed |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
title_sort |
A Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC): Propriedades psicométricas e análise fatorial confirmatória numa amostra de adolescentes portugueses |
author |
Salvador, Maria do Céu |
author_facet |
Salvador, Maria do Céu Matos, Ana Paula Oliveira, Sara S. March, John Arnarson, Eirikur Örn Carey, Sean C. Craighead, W. Edward |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Ana Paula Oliveira, Sara S. March, John Arnarson, Eirikur Örn Carey, Sean C. Craighead, W. Edward |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salvador, Maria do Céu Matos, Ana Paula Oliveira, Sara S. March, John Arnarson, Eirikur Örn Carey, Sean C. Craighead, W. Edward |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação Transição escolar Competência social Pré-escolar Primeiro ciclo Adaptation Transition to school Social competence Preschool Primary school |
topic |
Adaptação Transição escolar Competência social Pré-escolar Primeiro ciclo Adaptation Transition to school Social competence Preschool Primary school |
description |
As qualidades psicométricas de dois instrumentos – o Questionário de Adaptação Escolar, versões para crianças e para professores, e a versão portuguesa da escala de Competência Social do School Social Behavior Scales (SSBS-2) – foram analisadas numa amostra de 13 educadores e 14 professores e num total de 328 crianças que frequentavam o último ano da educação pré-escolar e o primeiro ano de escolaridade. Os resultados salientam uma estrutura em dois fatores com boa consistência interna, fidedignidade teste / reteste e validade de constructo da versão para professores do Questionário de Adaptação Escolar, uma estrutura unifatorial, boa consistência interna mas um índice de estabilidade temporal mais fraco da versão para crianças, e validade fatorial e fidedignidade da escala de Competência Social do SSBS-2. Observou-se a invariância dos modelos em relação ao sexo e nível de escolaridade dos participantes permitindo a realização de análises multi-grupos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/46994 http://hdl.handle.net/10316/46994 https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/46994 https://doi.org/10.14195/978-989-26-1362-8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.aidep.org/sites/default/files/2017-10/RIDEP45.3.02_0.pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica (AIDEP-AIDAP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551228823928832 |