Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Maria da Conceição Padrão Paulo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25509
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão e Administração de Escolas
id RCAP_9c4bf7fe4054f2916ed7172746305f4a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/25509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do PortefólioPortefólioAprendizagemAvaliação formativaDiversidadeLearning processFormative evaluationDiversityDissertação de Mestrado em Gestão e Administração de EscolasPara promover a autonomia, o aprender a aprender, o desenvolvimento de um espírito crítico, em suma, para responder ao quadro de referência plasmado no Perfil dos Alunos para o Século XXI, torna-se urgente e necessário reconfigurar a escola por forma a criar ambientes propícios ao desenvolvimento de competências que possam responder às exigências destes tempos. Assim, este estudo procurou contribuir para uma melhor compreensão das potencialidades inerentes a uma avaliação formativa, tendo por base a utilização do portefólio, na disciplina de Português, com alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente com duas turmas do quinto ano. Para o desenvolvimento desta pesquisa empírica foi adotada a metodologia qualitativa, que busca a construção do conhecimento científico, através da interação com o objeto de estudo. A prática de investigação adotada foi o estudo do caso, porque se investigaram fenómenos em contexto real. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação, a técnica da entrevista em focus group, a análise documental, nomeadamente, às autoavaliações, realizadas no final de cada etapa de construção do portefólio, aos textos produzidos pelos alunos e às reflexões justificativas da seleção dessas produções. Comprovou-se, assim, através do estudo realizado, que o portefólio e os processos que lhe subjazem, como a avaliação formativa, as estratégias de autorregulação, o feedback e a interação partilhada e apoiada entre os discentes e entre estes e a professora, conduzem à reflexão, à interiorização de mecanismos autocorretivos, ao progresso na expressão escrita, ao desenvolvimento da autonomia e à melhoria substancial das aprendizagens. Conclui-se que o portefólio se constitui como uma poderosa ferramenta ao serviço da avaliação formativa e, por conseguinte, na formação de alunos empreendedores e dinamizadores do conhecimento, numa sociedade cada vez mais flexível, onde os saberes de hoje não são os mesmos de amanhã e onde se torna cada vez mais premente dar resposta aos problemas inerentes à complexidade que lhe está subjacente.In order to promote autonomy, an effective learning process and development of a critical spirit, in other words, to answer the demands of de 21st century student profile, it’s absolutelyessencial to refefine school, in order to create new environments that allow the development of the necessary skills that may enable stdents to face the chalanges and demands of modern society. These study has as its main goal to contribut for a better understanding of the inherent potentialities of formative evaluation based on the use of a portfolio, specifically in the subject of portuguese. This evaluation was applied to two groups of 5th graders from two diferent classes. In order to develop this empirical study, a qualitative methodology was applied, aiming to the construction / development of a scientific knowledge throught the interaction with the object in study. The research practice adopted was the case study because phenomena were investigated in real context. The collection instruments used were: the observation; the interview tchnique in focus group; document analysis, maney self-assessments performed after each stage of the portfolio evoluation. The texts produced by the students and their reflections on their work and their learning progress, played a significant role on this whole process. It was proved then, that through this study that the portfolio and the related processes such as formative evoluation, self-regulation strategies, the feedback and the shared interaction among the students and between the students and their teacher, lead to reflection and interiorization of the self-connective mechanisms, to the evolution of written expression, to the development of autonomy and to a sbstantial improvement of the learning process. In conclusion, the portefólio is a powerful Fool in the formative evaluation, the refore, essencial to the development of confidente knowledge adynamizers student in an in creasingly flexible society, where the knowledge of today, will probably not be the same tomorrow and where the quest for the inherent problems, become more and more a pressing issue.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisPinto, JorgeRepositório ComumMoura, Maria da Conceição Padrão Paulo2019-01-04T10:49:56Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25509TID:202153401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:29.673416Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio
title Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio
spellingShingle Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio
Moura, Maria da Conceição Padrão Paulo
Portefólio
Aprendizagem
Avaliação formativa
Diversidade
Learning process
Formative evaluation
Diversity
title_short Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio
title_full Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio
title_fullStr Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio
title_full_unstemmed Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio
title_sort Inovar na Escola Atual: Avaliar para Aprender na Diversidade através do Portefólio
author Moura, Maria da Conceição Padrão Paulo
author_facet Moura, Maria da Conceição Padrão Paulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Jorge
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Maria da Conceição Padrão Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Portefólio
Aprendizagem
Avaliação formativa
Diversidade
Learning process
Formative evaluation
Diversity
topic Portefólio
Aprendizagem
Avaliação formativa
Diversidade
Learning process
Formative evaluation
Diversity
description Dissertação de Mestrado em Gestão e Administração de Escolas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-01-04T10:49:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/25509
TID:202153401
url http://hdl.handle.net/10400.26/25509
identifier_str_mv TID:202153401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552824696832000