O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Margarida Cabrita de Castro e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19643
Resumo: A Responsabilidade Social é um tema cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. As empresas têm vindo a fazer esforços na melhoria da implementação de estratégias de sustentabilidade e de Responsabilidade Social. Por questões de "accountability" e relação com os "stakeholders", muitas vezes essas estratégias acabam por se tornar retóricas e o impacto dessas estratégias nos "stakeholders" acaba por não ser o esperado. Por esta razão, é importante olhar não só para o que a empresa faz, mas também o modo como isso afeta os "stakeholders" da empresa. Neste trabalho serão aprofundados, através da Revisão de Literatura, conceitos como a Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Estratégias das Empresas, Teoria da Sinalização, Teoria dos "Stakeholders", "Accountability" e Estratégias Genuínas e Retóricas. Estes temas serão explorados através de um caso de estudo pedagógico baseado no projeto Praia Saudável realizado pela Fundação Vodafone Portugal. Neste estudo foi feita uma análise de dados primários através de entrevistas, começando por se entrevistar a própria Presidente da Fundação Vodafone Portugal e, depois, seguindo o método de "snowball", os "stakeholders" mais impactados por este projeto. Foram, também, recolhidos dados secundários através das informações obtidas nos "websites" e relatórios da Vodafone Portugal, para uma melhor análise. Este caso de estudo pedagógico é indicado para os estudantes de gestão que tenham interesse na área de estratégia das empresas e na Responsabilidade Social. No fim do caso serão apresentadas quatro questões que permitem cruzar os dados teóricos com os dados do caso de estudo que permitem uma melhor aprendizagem do mesmo.
id RCAP_9c5fbdceff008836e9a8ffdfb915611a
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19643
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone PortugalSustentabilidadeResponsabilidade social das empresasEstratégia empresarialSustainabilitySocial responsibilityStakeholdersStrategyCaso pedagógico -- Pedagogical caseTrabalho de projetoPortugalA Responsabilidade Social é um tema cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. As empresas têm vindo a fazer esforços na melhoria da implementação de estratégias de sustentabilidade e de Responsabilidade Social. Por questões de "accountability" e relação com os "stakeholders", muitas vezes essas estratégias acabam por se tornar retóricas e o impacto dessas estratégias nos "stakeholders" acaba por não ser o esperado. Por esta razão, é importante olhar não só para o que a empresa faz, mas também o modo como isso afeta os "stakeholders" da empresa. Neste trabalho serão aprofundados, através da Revisão de Literatura, conceitos como a Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Estratégias das Empresas, Teoria da Sinalização, Teoria dos "Stakeholders", "Accountability" e Estratégias Genuínas e Retóricas. Estes temas serão explorados através de um caso de estudo pedagógico baseado no projeto Praia Saudável realizado pela Fundação Vodafone Portugal. Neste estudo foi feita uma análise de dados primários através de entrevistas, começando por se entrevistar a própria Presidente da Fundação Vodafone Portugal e, depois, seguindo o método de "snowball", os "stakeholders" mais impactados por este projeto. Foram, também, recolhidos dados secundários através das informações obtidas nos "websites" e relatórios da Vodafone Portugal, para uma melhor análise. Este caso de estudo pedagógico é indicado para os estudantes de gestão que tenham interesse na área de estratégia das empresas e na Responsabilidade Social. No fim do caso serão apresentadas quatro questões que permitem cruzar os dados teóricos com os dados do caso de estudo que permitem uma melhor aprendizagem do mesmo.Social Responsibility is a topic that has been increasing in companies now a days. Companies have been making efforts to improve the implementation of sustainability and social responsibility strategies. Due to accountability and stakeholder issues, these strategies often become rhetorical and the impact of these strategies on stakeholders is not as expected. For this reason, it is important to look not only at what the company does, but also at how it affects the company's stakeholders. In this work, concepts such as Social Responsibility, Sustainability, Business Strategies, Signaling Theory, Stakeholders Theory, Accountability, and Genuine and Rhetoric Strategies will be explored through Literature Review. These topics will be explored in a case study based on the project “Praia Saudável” implemented by Vodafone Portugal Foundation. In this study, an analysis of primary data was done through interviews, starting with interviewing the President of the Vodafone Portugal Foundation and then, following the snowball method, the stakeholders most impacted by this project. Secondary data were also collected through the information obtained in the websites and reports of Vodafone Portugal, for a better analysis. This case study is suitable for management students interested in the area of corporate strategy and Social Responsibility. At the end of the case will be presented four questions that allow to cross the theoretical data with the data of the case study that will allow a better learning of it.2020-12-11T00:00:00Z2019-12-12T00:00:00Z2019-12-122019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19643TID:202366189porBorges, Margarida Cabrita de Castro einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:55.708937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal
title O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal
spellingShingle O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal
Borges, Margarida Cabrita de Castro e
Sustentabilidade
Responsabilidade social das empresas
Estratégia empresarial
Sustainability
Social responsibility
Stakeholders
Strategy
Caso pedagógico -- Pedagogical case
Trabalho de projeto
Portugal
title_short O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal
title_full O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal
title_fullStr O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal
title_full_unstemmed O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal
title_sort O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal
author Borges, Margarida Cabrita de Castro e
author_facet Borges, Margarida Cabrita de Castro e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Margarida Cabrita de Castro e
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade
Responsabilidade social das empresas
Estratégia empresarial
Sustainability
Social responsibility
Stakeholders
Strategy
Caso pedagógico -- Pedagogical case
Trabalho de projeto
Portugal
topic Sustentabilidade
Responsabilidade social das empresas
Estratégia empresarial
Sustainability
Social responsibility
Stakeholders
Strategy
Caso pedagógico -- Pedagogical case
Trabalho de projeto
Portugal
description A Responsabilidade Social é um tema cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. As empresas têm vindo a fazer esforços na melhoria da implementação de estratégias de sustentabilidade e de Responsabilidade Social. Por questões de "accountability" e relação com os "stakeholders", muitas vezes essas estratégias acabam por se tornar retóricas e o impacto dessas estratégias nos "stakeholders" acaba por não ser o esperado. Por esta razão, é importante olhar não só para o que a empresa faz, mas também o modo como isso afeta os "stakeholders" da empresa. Neste trabalho serão aprofundados, através da Revisão de Literatura, conceitos como a Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Estratégias das Empresas, Teoria da Sinalização, Teoria dos "Stakeholders", "Accountability" e Estratégias Genuínas e Retóricas. Estes temas serão explorados através de um caso de estudo pedagógico baseado no projeto Praia Saudável realizado pela Fundação Vodafone Portugal. Neste estudo foi feita uma análise de dados primários através de entrevistas, começando por se entrevistar a própria Presidente da Fundação Vodafone Portugal e, depois, seguindo o método de "snowball", os "stakeholders" mais impactados por este projeto. Foram, também, recolhidos dados secundários através das informações obtidas nos "websites" e relatórios da Vodafone Portugal, para uma melhor análise. Este caso de estudo pedagógico é indicado para os estudantes de gestão que tenham interesse na área de estratégia das empresas e na Responsabilidade Social. No fim do caso serão apresentadas quatro questões que permitem cruzar os dados teóricos com os dados do caso de estudo que permitem uma melhor aprendizagem do mesmo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T00:00:00Z
2019-12-12
2019-09
2020-12-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/19643
TID:202366189
url http://hdl.handle.net/10071/19643
identifier_str_mv TID:202366189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134727967342592