O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19643 |
Resumo: | A Responsabilidade Social é um tema cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. As empresas têm vindo a fazer esforços na melhoria da implementação de estratégias de sustentabilidade e de Responsabilidade Social. Por questões de "accountability" e relação com os "stakeholders", muitas vezes essas estratégias acabam por se tornar retóricas e o impacto dessas estratégias nos "stakeholders" acaba por não ser o esperado. Por esta razão, é importante olhar não só para o que a empresa faz, mas também o modo como isso afeta os "stakeholders" da empresa. Neste trabalho serão aprofundados, através da Revisão de Literatura, conceitos como a Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Estratégias das Empresas, Teoria da Sinalização, Teoria dos "Stakeholders", "Accountability" e Estratégias Genuínas e Retóricas. Estes temas serão explorados através de um caso de estudo pedagógico baseado no projeto Praia Saudável realizado pela Fundação Vodafone Portugal. Neste estudo foi feita uma análise de dados primários através de entrevistas, começando por se entrevistar a própria Presidente da Fundação Vodafone Portugal e, depois, seguindo o método de "snowball", os "stakeholders" mais impactados por este projeto. Foram, também, recolhidos dados secundários através das informações obtidas nos "websites" e relatórios da Vodafone Portugal, para uma melhor análise. Este caso de estudo pedagógico é indicado para os estudantes de gestão que tenham interesse na área de estratégia das empresas e na Responsabilidade Social. No fim do caso serão apresentadas quatro questões que permitem cruzar os dados teóricos com os dados do caso de estudo que permitem uma melhor aprendizagem do mesmo. |
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O impacto das estratégias de sustentabilidade nos stakeholders: Caso de estudo pedagógico da Fundação Vodafone PortugalSustentabilidadeResponsabilidade social das empresasEstratégia empresarialSustainabilitySocial responsibilityStakeholdersStrategyCaso pedagógico -- Pedagogical caseTrabalho de projetoPortugalA Responsabilidade Social é um tema cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. As empresas têm vindo a fazer esforços na melhoria da implementação de estratégias de sustentabilidade e de Responsabilidade Social. Por questões de "accountability" e relação com os "stakeholders", muitas vezes essas estratégias acabam por se tornar retóricas e o impacto dessas estratégias nos "stakeholders" acaba por não ser o esperado. Por esta razão, é importante olhar não só para o que a empresa faz, mas também o modo como isso afeta os "stakeholders" da empresa. Neste trabalho serão aprofundados, através da Revisão de Literatura, conceitos como a Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Estratégias das Empresas, Teoria da Sinalização, Teoria dos "Stakeholders", "Accountability" e Estratégias Genuínas e Retóricas. Estes temas serão explorados através de um caso de estudo pedagógico baseado no projeto Praia Saudável realizado pela Fundação Vodafone Portugal. Neste estudo foi feita uma análise de dados primários através de entrevistas, começando por se entrevistar a própria Presidente da Fundação Vodafone Portugal e, depois, seguindo o método de "snowball", os "stakeholders" mais impactados por este projeto. Foram, também, recolhidos dados secundários através das informações obtidas nos "websites" e relatórios da Vodafone Portugal, para uma melhor análise. Este caso de estudo pedagógico é indicado para os estudantes de gestão que tenham interesse na área de estratégia das empresas e na Responsabilidade Social. No fim do caso serão apresentadas quatro questões que permitem cruzar os dados teóricos com os dados do caso de estudo que permitem uma melhor aprendizagem do mesmo.Social Responsibility is a topic that has been increasing in companies now a days. Companies have been making efforts to improve the implementation of sustainability and social responsibility strategies. Due to accountability and stakeholder issues, these strategies often become rhetorical and the impact of these strategies on stakeholders is not as expected. For this reason, it is important to look not only at what the company does, but also at how it affects the company's stakeholders. In this work, concepts such as Social Responsibility, Sustainability, Business Strategies, Signaling Theory, Stakeholders Theory, Accountability, and Genuine and Rhetoric Strategies will be explored through Literature Review. These topics will be explored in a case study based on the project “Praia Saudável” implemented by Vodafone Portugal Foundation. In this study, an analysis of primary data was done through interviews, starting with interviewing the President of the Vodafone Portugal Foundation and then, following the snowball method, the stakeholders most impacted by this project. Secondary data were also collected through the information obtained in the websites and reports of Vodafone Portugal, for a better analysis. This case study is suitable for management students interested in the area of corporate strategy and Social Responsibility. At the end of the case will be presented four questions that allow to cross the theoretical data with the data of the case study that will allow a better learning of it.2020-12-11T00:00:00Z2019-12-12T00:00:00Z2019-12-122019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19643TID:202366189porBorges, Margarida Cabrita de Castro einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:37:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19643Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:55.708937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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