Novo canal de comunicação para marketing digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria João Marques de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12687
Resumo: As redes sociais abrem novas portas para o marketing digital, sendo que estas têm, cada vez mais, um papel importante no estabelecimento de relações entre as empresas e os clientes. Hoje em dia, grande parte das empresas aproveitam as redes sociais como um novo canal de comunicação, de forma a maximizar as ações nas suas páginas e levar os seus produtos/serviços de forma mais eficaz aos seus potenciais clientes. A plataforma de marketing automation multicanal da E-goi suporta e-mail, sms, voz, smart sms e push, mas não suporta as aplicações sociais de troca de mensagem como um novo canal de comunicação, i.e. não é possível endereçar campanhas de marketing aos destinatários via as suas redes sociais. Esta dissertação, elaborada no âmbito do projeto “Novo canal de comunicação para marketing digital”, tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e integração do canal para comunicação com diversos tipos de sistemas socias de troca de mensagens tais como Facebook Messenger, Viber, entre outros. Ao longo deste documento é apresentada uma descrição técnica que demonstra todo o processo de desenvolvimento da solução e da infraestrutura adotada, que decorrem da elicitação de requisitos e da análise do problema. O resultado deste projeto permitirá a criação de um novo canal de comunicação para incorporação na Plataforma E-goi.
id RCAP_9c663d3a09eea43c05f08eea5ee39124
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12687
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novo canal de comunicação para marketing digitalMarketing digitalCanal de comunicaçãoRedes sociaisCommunication channelSocial networksSoftwareAs redes sociais abrem novas portas para o marketing digital, sendo que estas têm, cada vez mais, um papel importante no estabelecimento de relações entre as empresas e os clientes. Hoje em dia, grande parte das empresas aproveitam as redes sociais como um novo canal de comunicação, de forma a maximizar as ações nas suas páginas e levar os seus produtos/serviços de forma mais eficaz aos seus potenciais clientes. A plataforma de marketing automation multicanal da E-goi suporta e-mail, sms, voz, smart sms e push, mas não suporta as aplicações sociais de troca de mensagem como um novo canal de comunicação, i.e. não é possível endereçar campanhas de marketing aos destinatários via as suas redes sociais. Esta dissertação, elaborada no âmbito do projeto “Novo canal de comunicação para marketing digital”, tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e integração do canal para comunicação com diversos tipos de sistemas socias de troca de mensagens tais como Facebook Messenger, Viber, entre outros. Ao longo deste documento é apresentada uma descrição técnica que demonstra todo o processo de desenvolvimento da solução e da infraestrutura adotada, que decorrem da elicitação de requisitos e da análise do problema. O resultado deste projeto permitirá a criação de um novo canal de comunicação para incorporação na Plataforma E-goi.Social networks open new doors for digital marketing, these have an increasingly important role in the establishment of relations between the companies and the customers. Nowadays, most companies leverage social networking as a new communication channel in order to maximize their actions in web pages and take their products/services more effectively to their potential customers. The multi-channel marketing automation E-goi platform support e-mail, sms, voice, smart sms and push, but does not support social networks as a new channel of communication, so is not prepared to follow new trends. This master thesis, elaborated in the scope of the project “Novo canal de comunicação para marketing digital”, describes the process of developing a channel for communication with various types of social networks such as Facebook Messenger, Viber and others. Technical description is presented throughout this document demonstrating the entire process of developing the solution and the adopted infrastructure, which resulted from the analysis of the problem and its elicited requirements. The result of this project will enable the creation of a new communication channel for incorporation into the E-goi platform.Silva, Nuno Alexandre Pinto daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlmeida, Maria João Marques de2021-09-15T00:30:17Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12687TID:202026477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:41Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:59.827328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novo canal de comunicação para marketing digital
title Novo canal de comunicação para marketing digital
spellingShingle Novo canal de comunicação para marketing digital
Almeida, Maria João Marques de
Marketing digital
Canal de comunicação
Redes sociais
Communication channel
Social networks
Software
title_short Novo canal de comunicação para marketing digital
title_full Novo canal de comunicação para marketing digital
title_fullStr Novo canal de comunicação para marketing digital
title_full_unstemmed Novo canal de comunicação para marketing digital
title_sort Novo canal de comunicação para marketing digital
author Almeida, Maria João Marques de
author_facet Almeida, Maria João Marques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Nuno Alexandre Pinto da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria João Marques de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Canal de comunicação
Redes sociais
Communication channel
Social networks
Software
topic Marketing digital
Canal de comunicação
Redes sociais
Communication channel
Social networks
Software
description As redes sociais abrem novas portas para o marketing digital, sendo que estas têm, cada vez mais, um papel importante no estabelecimento de relações entre as empresas e os clientes. Hoje em dia, grande parte das empresas aproveitam as redes sociais como um novo canal de comunicação, de forma a maximizar as ações nas suas páginas e levar os seus produtos/serviços de forma mais eficaz aos seus potenciais clientes. A plataforma de marketing automation multicanal da E-goi suporta e-mail, sms, voz, smart sms e push, mas não suporta as aplicações sociais de troca de mensagem como um novo canal de comunicação, i.e. não é possível endereçar campanhas de marketing aos destinatários via as suas redes sociais. Esta dissertação, elaborada no âmbito do projeto “Novo canal de comunicação para marketing digital”, tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento e integração do canal para comunicação com diversos tipos de sistemas socias de troca de mensagens tais como Facebook Messenger, Viber, entre outros. Ao longo deste documento é apresentada uma descrição técnica que demonstra todo o processo de desenvolvimento da solução e da infraestrutura adotada, que decorrem da elicitação de requisitos e da análise do problema. O resultado deste projeto permitirá a criação de um novo canal de comunicação para incorporação na Plataforma E-goi.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2021-09-15T00:30:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12687
TID:202026477
url http://hdl.handle.net/10400.22/12687
identifier_str_mv TID:202026477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131422736252928