Avaliação da relação entre ambientes virtuais e a experiência emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Tiago Miguel Coelho Rodrigues de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12980
Resumo: Este estudo nasce da necessidade de conhecer as respostas emocionais geradas por ambientes de Realidade Virtual (RV). Identificamos as relações que se estabelecem entre diferentes ambientes e as dimensões emocionais: valência afetiva, ativação e domínio. Para compreender as variáveis que determinam esta relação (ambiente/emoção), avaliaram-se também a presença, a concentração e o relaxamento. Usou-se um design experimental com amostras independentes avaliando a experiência de 146 participantes em três ambientes virtuais: Helix®-RollerCoasterVR (experienciar uma montanha russa); YanaVirtualRelaxation® (experienciar por/nascer do sol numa praia); Surge® (experienciar uma transformação abstrata do ambiente). O ambiente Helix®-RollerCoasterVR é um facilitador das sensações de presença e ativação. Os resultados do Surge são semelhantes ao ambiente anterior, excepto nos níveis de relaxamento onde se verificam valores significativamente menores. Relativamente ao Yana, é um facilitador da dimensão de domínio, tendo no entanto nos valores de ativação e presença, o menor dos três. A presença relacionou-se positivamente com o nível de ativação. O relaxamento teve relação negativa com a ativação e com a presença. A variável concentração foi dominante para a ativação. As dimensões emocionais experimentadas foram diferentes para cada ambiente. Estes resultados são úteis no desenvolvimento de ambientes virtuais para modelar a experiência emocional.
id RCAP_9c736bff9bcebad7647adf8625cfa22b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12980
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da relação entre ambientes virtuais e a experiência emocionalUXEmoçãoAmbientes virtuaisPresençaValência afetivaAtivaçãoDomínioConcentraçãoRelaxamentoEmotionVirtual environmentsPresenceValenceArousalDominanceConcentrationRelaxationDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEste estudo nasce da necessidade de conhecer as respostas emocionais geradas por ambientes de Realidade Virtual (RV). Identificamos as relações que se estabelecem entre diferentes ambientes e as dimensões emocionais: valência afetiva, ativação e domínio. Para compreender as variáveis que determinam esta relação (ambiente/emoção), avaliaram-se também a presença, a concentração e o relaxamento. Usou-se um design experimental com amostras independentes avaliando a experiência de 146 participantes em três ambientes virtuais: Helix®-RollerCoasterVR (experienciar uma montanha russa); YanaVirtualRelaxation® (experienciar por/nascer do sol numa praia); Surge® (experienciar uma transformação abstrata do ambiente). O ambiente Helix®-RollerCoasterVR é um facilitador das sensações de presença e ativação. Os resultados do Surge são semelhantes ao ambiente anterior, excepto nos níveis de relaxamento onde se verificam valores significativamente menores. Relativamente ao Yana, é um facilitador da dimensão de domínio, tendo no entanto nos valores de ativação e presença, o menor dos três. A presença relacionou-se positivamente com o nível de ativação. O relaxamento teve relação negativa com a ativação e com a presença. A variável concentração foi dominante para a ativação. As dimensões emocionais experimentadas foram diferentes para cada ambiente. Estes resultados são úteis no desenvolvimento de ambientes virtuais para modelar a experiência emocional.This study borns from the emergences to know the emotional responses generated by virtual reality (VR) environments. Identify the relationships that are established between diferents environments and emotional dimensions: Valence, Arousal and Dominance. To realize the relationship between these variables (environment/emotion) were also evaluated: presence, atention and relaxation. We used an experimental design with independent samples evaluating the experience of 146 participants in virtual environments: Helix®-RollerCoasterVR (a roller coaster experience); YanaVirtualRelaxation® (a beach sunset/sunrise experience); Surge® (an abstract environment transformation experience). The environment Helix®-RollerCoasterVR is a facilitator of Presence and Arousal. The results of Surge® are similar to the previous environment except the levels of relaxation where there are significantly lower. Relative to Yana® is a facilitator of dominance dimension but levels of Arousal and Presence it was the lowest of the three. The Presence was positively related with Arousal. The Relaxation had a negative relationship with Arousal and Presence. The variable concentration was dominant for Arousal. Those expiriencied emotional dimensions were diferent for each environments. These results are useful in development of virtual environments to modeling the emotional experience.Rebelo, Francisco dos SantosRepositório da Universidade de LisboaOliveira, Tiago Miguel Coelho Rodrigues de2017-01-18T12:38:50Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12980TID:201613824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:07Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:02.159275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da relação entre ambientes virtuais e a experiência emocional
title Avaliação da relação entre ambientes virtuais e a experiência emocional
spellingShingle Avaliação da relação entre ambientes virtuais e a experiência emocional
Oliveira, Tiago Miguel Coelho Rodrigues de
UX
Emoção
Ambientes virtuais
Presença
Valência afetiva
Ativação
Domínio
Concentração
Relaxamento
Emotion
Virtual environments
Presence
Valence
Arousal
Dominance
Concentration
Relaxation
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Avaliação da relação entre ambientes virtuais e a experiência emocional
title_full Avaliação da relação entre ambientes virtuais e a experiência emocional
title_fullStr Avaliação da relação entre ambientes virtuais e a experiência emocional
title_full_unstemmed Avaliação da relação entre ambientes virtuais e a experiência emocional
title_sort Avaliação da relação entre ambientes virtuais e a experiência emocional
author Oliveira, Tiago Miguel Coelho Rodrigues de
author_facet Oliveira, Tiago Miguel Coelho Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rebelo, Francisco dos Santos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tiago Miguel Coelho Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv UX
Emoção
Ambientes virtuais
Presença
Valência afetiva
Ativação
Domínio
Concentração
Relaxamento
Emotion
Virtual environments
Presence
Valence
Arousal
Dominance
Concentration
Relaxation
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic UX
Emoção
Ambientes virtuais
Presença
Valência afetiva
Ativação
Domínio
Concentração
Relaxamento
Emotion
Virtual environments
Presence
Valence
Arousal
Dominance
Concentration
Relaxation
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Este estudo nasce da necessidade de conhecer as respostas emocionais geradas por ambientes de Realidade Virtual (RV). Identificamos as relações que se estabelecem entre diferentes ambientes e as dimensões emocionais: valência afetiva, ativação e domínio. Para compreender as variáveis que determinam esta relação (ambiente/emoção), avaliaram-se também a presença, a concentração e o relaxamento. Usou-se um design experimental com amostras independentes avaliando a experiência de 146 participantes em três ambientes virtuais: Helix®-RollerCoasterVR (experienciar uma montanha russa); YanaVirtualRelaxation® (experienciar por/nascer do sol numa praia); Surge® (experienciar uma transformação abstrata do ambiente). O ambiente Helix®-RollerCoasterVR é um facilitador das sensações de presença e ativação. Os resultados do Surge são semelhantes ao ambiente anterior, excepto nos níveis de relaxamento onde se verificam valores significativamente menores. Relativamente ao Yana, é um facilitador da dimensão de domínio, tendo no entanto nos valores de ativação e presença, o menor dos três. A presença relacionou-se positivamente com o nível de ativação. O relaxamento teve relação negativa com a ativação e com a presença. A variável concentração foi dominante para a ativação. As dimensões emocionais experimentadas foram diferentes para cada ambiente. Estes resultados são úteis no desenvolvimento de ambientes virtuais para modelar a experiência emocional.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-18T12:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12980
TID:201613824
url http://hdl.handle.net/10400.5/12980
identifier_str_mv TID:201613824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131076539449344