Por uma etnografia dos dados: a propósito de uma investigação sobre o perfil social dos militares brasileiros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7458/SPP20199113744 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é mostrar como dados “brutos” (hard data) não são “neutros” nem “dados”, mas estão inseridos num processo subjetivo de sua produção, manutenção e utilização. Propomos, aqui, descrever esse processo de “construção social dos dados” tendo como objeto dados obtidos junto a escolas militares brasileiras sobre o perfil social de seus alunos. A observação etnográfica dessas práticas permite ver como elas estabelecem princípios seletivos, iluminam certas dimensões da vida da instituição e obscurecem outras. Evita-se, assim, um “fetichismo dos dados”: a tendência a vê-los como entidades com vida própria, independentes da subjetividade dos indivíduos que os produziram, os mantiveram e lhes deram acesso. |
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Por uma etnografia dos dados: a propósito de uma investigação sobre o perfil social dos militares brasileirosPor una etnografía de los datos: a propósito de una investigación sobre el perfil social de los militares brasileñosPour une ethnographie des données: à propos d'une recherche sur le profil social des militaires brésiliensPor uma etnografia dos dados: a propósito de uma investigação sobre o perfil social dos militares brasileirosArtigosO objetivo deste artigo é mostrar como dados “brutos” (hard data) não são “neutros” nem “dados”, mas estão inseridos num processo subjetivo de sua produção, manutenção e utilização. Propomos, aqui, descrever esse processo de “construção social dos dados” tendo como objeto dados obtidos junto a escolas militares brasileiras sobre o perfil social de seus alunos. A observação etnográfica dessas práticas permite ver como elas estabelecem princípios seletivos, iluminam certas dimensões da vida da instituição e obscurecem outras. Evita-se, assim, um “fetichismo dos dados”: a tendência a vê-los como entidades com vida própria, independentes da subjetividade dos indivíduos que os produziram, os mantiveram e lhes deram acesso.The purpose of this article is to show how hard data are not “neutral” or “given”; but are instead embedded in a subjective process of production, maintenance and utilization. We propose to describe this process of “social construction of data” by taking as object data obtained from Brazilian military schools on the social profile of their students. The ethnographic observation of these practices allows us to see how they establish selective principles, illuminating certain dimensions of the institution’s life and obscuring others. Thus, a “data fetishism” is avoided: the tendency to see such data as entities with a life of their own, independent on the subjectivity of the individuals who produced them, maintained them and gave access to them.El objetivo de este artículo es mostrar como datos “brutos” (hard data) no son “neutros” ni “datos”, pero están insertos en un proceso subjetivo de su producción, mantenimiento y utilización. Proponemos, aquí, describir ese proceso de “construcción social de los datos” teniendo como objeto datos obtenidos junto a escuelas militares brasileñas sobre el perfil social de sus alumnos. La observación etnográfica de estas prácticas permite ver cómo establecen principios selectivos, iluminan ciertas dimensiones de la vida de la institución y oscurecen otras. Se evita, así, un “fetichismo de los datos”: la tendencia a verlos como entidades con vida propia, independientes de la subjetividad de los individuos que los produjeron, los mantuvieron y les dieron acceso.Le but de cet article est de montrer comment les données concrètes (hard data) ne sont pas “neutres” ou “données”, mais sont intégrées à un processus subjectif de production, de maintenance et d’utilisation. Nous proposons ici de décrire ce processus de “construction sociale de données” avec des données obtenues auprès d’écoles militaires brésiliennes sur le profil social de leurs étudiants. L’observation ethnographique de ces pratiques nous permet de voir comment ils établissent des principes sélectifs, éclairent certaines dimensions de la vie institutionnelle et en obscurcissent d’autres. On évite ainsi un “fétichisme des données”: la tendance à les considérer comme des entités autonomes, indépendantes de la subjectivité des individus qui les ont produites, les ont conservées et leur ont donné accès.Mundos Sociais, CIES-IUL, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)2018-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.7458/SPP20199113744por2182-79070873-6529Castro, CelsoMonnerat, Silviainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-28T12:16:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13744Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:36.277664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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