Um museu no limbo: estudo da colecção de arados do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1014 |
Resumo: | Este trabalho tem como objectos centrais uma colecção etnográfica e o seu coleccionador. A colecção se encontra exposta no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques – Núcleo de Investigação do Ecomuseu da Serra da Lousã. A este projecto dedico um capítulo da dissertação, onde exponho as bases do projecto, o plano de trabalhos, e a situação actual, que está muito aquém do que estava programado. Tratando-se de um estudo de uma colecção de etnografia agrícola, fiz uma contextualização histórica do tipo de objectos que estudei, dado que restringi o estudo à colecção de arados. Depois de feita essa contextualização, dediquei-me ao estudo da colecção, procurando saber a sua origem, descrevendo-a, e recolhendo toda a informação disponível acerca de cada peça. De facto, não existem muitas informações, sendo essa uma das falhas deste museu, o que me levou a uma reflexão acerca da museologia em Portugal, da forma como as pessoas se relacionam com os objectos, e mais concretamente acerca da existência deste museu e daquilo que precisa mudar para que de futuro possa de facto ser um lugar de memória. Concluo que apesar do excelente trabalho de recolha a nível da variabilidade de artefactos, o trabalho deste museu está longe do que seria desejável. Dado o facto de a maioria das informações sobre os objectos estar perdida, ainda é possível fazer um bom trabalho, devendo para isso concluir-se a inventariação, e elaborar, para as novas peças que entram no museu, uma investigação sólida. |
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Um museu no limbo: estudo da colecção de arados do Museu Etnográfico Dr. Louzã HenriquesAradoDr. Louzã HenriquesEcomuseuLousãMuseu EtnográficoEco-museumEthnographic MuseumPloughsEste trabalho tem como objectos centrais uma colecção etnográfica e o seu coleccionador. A colecção se encontra exposta no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques – Núcleo de Investigação do Ecomuseu da Serra da Lousã. A este projecto dedico um capítulo da dissertação, onde exponho as bases do projecto, o plano de trabalhos, e a situação actual, que está muito aquém do que estava programado. Tratando-se de um estudo de uma colecção de etnografia agrícola, fiz uma contextualização histórica do tipo de objectos que estudei, dado que restringi o estudo à colecção de arados. Depois de feita essa contextualização, dediquei-me ao estudo da colecção, procurando saber a sua origem, descrevendo-a, e recolhendo toda a informação disponível acerca de cada peça. De facto, não existem muitas informações, sendo essa uma das falhas deste museu, o que me levou a uma reflexão acerca da museologia em Portugal, da forma como as pessoas se relacionam com os objectos, e mais concretamente acerca da existência deste museu e daquilo que precisa mudar para que de futuro possa de facto ser um lugar de memória. Concluo que apesar do excelente trabalho de recolha a nível da variabilidade de artefactos, o trabalho deste museu está longe do que seria desejável. Dado o facto de a maioria das informações sobre os objectos estar perdida, ainda é possível fazer um bom trabalho, devendo para isso concluir-se a inventariação, e elaborar, para as novas peças que entram no museu, uma investigação sólida.This work deals primarily with a collection of ethnographic objects and its collector. The collection is on display in the Dr. Henriques Louzã Ethnographic Museum – a research centre within the Serra da Lousã Eco-museum. One chapter of the thesis is devoted to this project, where I explain the basis of the project, the work schedule, and its current situation, which is far short of what was originally planned. Due to the nature of the collection as a form of agricultural ethnography, and because the thesis is restricted to the analysis of the collection of ploughs, I elaborate a historical contextualization of the type of objects under study. Following this contextualization, I dedicate attention to a description of the collection, looking into its origin and gathering all available information about each object. Indeed, not much information actually exists, this being one of the failures of this museum; this led me to reflect about museology in general in Portugal, the way people relate to objects, and more specifically about the existence of this museum and what changes are needed in the future, so that it may indeed become a memorial. I conclude that, despite the excellent results obtained in collecting a wide variety of artefacts, the work of this museum falls far short of what would be desirable. Given the fact that most of the information about these objects is lost, it is still possible to improve the situation considerably, ideally via conclusion of the inventory as well as solid research on any new pieces entering the museum.2008-12-16T16:30:21Z2008-01-01T00:00:00Z20082008-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1014porValadas, Ana Carina Moedasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:00Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:40.994217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este trabalho tem como objectos centrais uma colecção etnográfica e o seu coleccionador. A colecção se encontra exposta no Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques – Núcleo de Investigação do Ecomuseu da Serra da Lousã. A este projecto dedico um capítulo da dissertação, onde exponho as bases do projecto, o plano de trabalhos, e a situação actual, que está muito aquém do que estava programado. Tratando-se de um estudo de uma colecção de etnografia agrícola, fiz uma contextualização histórica do tipo de objectos que estudei, dado que restringi o estudo à colecção de arados. Depois de feita essa contextualização, dediquei-me ao estudo da colecção, procurando saber a sua origem, descrevendo-a, e recolhendo toda a informação disponível acerca de cada peça. De facto, não existem muitas informações, sendo essa uma das falhas deste museu, o que me levou a uma reflexão acerca da museologia em Portugal, da forma como as pessoas se relacionam com os objectos, e mais concretamente acerca da existência deste museu e daquilo que precisa mudar para que de futuro possa de facto ser um lugar de memória. Concluo que apesar do excelente trabalho de recolha a nível da variabilidade de artefactos, o trabalho deste museu está longe do que seria desejável. Dado o facto de a maioria das informações sobre os objectos estar perdida, ainda é possível fazer um bom trabalho, devendo para isso concluir-se a inventariação, e elaborar, para as novas peças que entram no museu, uma investigação sólida. |
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