Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Daniela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Paula Clara, Simões, Daniela, Venâncio, João, Firmino-Machado, João, Carvalhais, Alice, Ferreira, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8939
Resumo: Objetivo – Determinar e analisar o perfil comportamental dos estudantes do primeiro ciclo do ensino básico sobre o uso da mochila escolar. Método – Estudo observacional, analítico e transversal. A amostra foi constituída por 88 estudantes do 1º ciclo do ensino básico no concelho de Vila Nova de Famalicão (Portugal). Foi aplicado um questionário para avaliar o comportamento dos estudantes relativamente ao tipo, modo de transporte, organização do material escolar e peso da mochila. Resultados – Todas as mochilas apresentavam duas alças e eram reguláveis. A maioria dos estudantes de todos os anos letivos transportava a mochila de alças nos dois ombros. No geral, os estudantes do 1º ciclo distribuíam o material de forma desorganizada pelos compartimentos da mochila e colocavam o material mais pesado afastado da coluna vertebral, não se verificando diferenças significativas. O índice de proporção mostrou que os estudantes transportavam as mochilas com peso inferior a 10% do peso corporal, exceto os estudantes do 1º ano de escolaridade (p<0,05). O peso transportado nas mochilas era significativamente assimétrico durante os dias da semana e entre os níveis de escolaridade (p<0,05). Conclusões – A maioria dos estudantes do 1º ciclo transportava a mochila com as alças nos dois ombros; porém, desconheciam as características adequadas do tipo de mochila e da distribuição uniforme do material escolar. A variação da carga da mochila durante a semana entre os níveis de escolaridade era significativamente inconsistente, mostrando que o índice de proporção de carga era mais elevado no primeiro ano de escolaridade.
id RCAP_9c8bd747fcc289c85648350a4dcb6591
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8939
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolarBehavioral profile of elementary school students related to the school backpackPosturaConduta posturalMeio escolarMochila escolarPerfil comportamentalPosturePostural conductSchoolSchool backpacksBehavioral profileObjetivo – Determinar e analisar o perfil comportamental dos estudantes do primeiro ciclo do ensino básico sobre o uso da mochila escolar. Método – Estudo observacional, analítico e transversal. A amostra foi constituída por 88 estudantes do 1º ciclo do ensino básico no concelho de Vila Nova de Famalicão (Portugal). Foi aplicado um questionário para avaliar o comportamento dos estudantes relativamente ao tipo, modo de transporte, organização do material escolar e peso da mochila. Resultados – Todas as mochilas apresentavam duas alças e eram reguláveis. A maioria dos estudantes de todos os anos letivos transportava a mochila de alças nos dois ombros. No geral, os estudantes do 1º ciclo distribuíam o material de forma desorganizada pelos compartimentos da mochila e colocavam o material mais pesado afastado da coluna vertebral, não se verificando diferenças significativas. O índice de proporção mostrou que os estudantes transportavam as mochilas com peso inferior a 10% do peso corporal, exceto os estudantes do 1º ano de escolaridade (p<0,05). O peso transportado nas mochilas era significativamente assimétrico durante os dias da semana e entre os níveis de escolaridade (p<0,05). Conclusões – A maioria dos estudantes do 1º ciclo transportava a mochila com as alças nos dois ombros; porém, desconheciam as características adequadas do tipo de mochila e da distribuição uniforme do material escolar. A variação da carga da mochila durante a semana entre os níveis de escolaridade era significativamente inconsistente, mostrando que o índice de proporção de carga era mais elevado no primeiro ano de escolaridade.ABSTRACT - Objectives – The aim of this study was to determine and analyze the behavioral profile of students in the use of school backpack in the first cycle of basic education. Methods – An observational, analytic and transversal study. The study sample included 88 students of all grades the 1st cycle of basic education school in Vila Nova de Famalicão (Portugal). The questionnaire was applied to evaluate the type, way of transportation, and weight and material organization in daily use of the school backpack by students. Results – All the backpacks had two handles and were adjustable, while the transport mode of the bag with two handles and both shoulders. Overall, all students of the 1st cycle distributed the material so disorganized by the compartments of the school backpack and put the heavier material away from the spine, without significant differences. The results of the proportion of index indicate that students carrying backpacks weighing less than 10% of body weight, except the students of the 1st cycle (p<0.05). The transported weight was significantly asymmetric during the days of the week and between the levels of schooling (p<0.05). Conclusions – Most of the 1st cycle students carrying the backpack with straps symmetrically on both shoulders, however, were unaware of the appropriate characteristics of the type of backpack and correct perception of uniform distribution of material. The variation of backpack load during the week and schooling levels were significantly inconsistent, with a higher proportion of indices in the first year of school.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de LisboaRCIPLRibeiro, DanielaSantos, Paula ClaraSimões, DanielaVenâncio, JoãoFirmino-Machado, JoãoCarvalhais, AliceFerreira, Margarida2018-10-18T08:42:56Z2018-052018-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8939porRibeiro D, Santos PC, Simões D, Venâncio J, Firmino-Machado J, Ferreira M, et al. Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar. Saúde & Tecnologia. 2018;(19):43-9.1646-970410.25758/set.2211info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8939Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:37.026620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar
Behavioral profile of elementary school students related to the school backpack
title Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar
spellingShingle Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar
Ribeiro, Daniela
Postura
Conduta postural
Meio escolar
Mochila escolar
Perfil comportamental
Posture
Postural conduct
School
School backpacks
Behavioral profile
title_short Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar
title_full Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar
title_fullStr Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar
title_full_unstemmed Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar
title_sort Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar
author Ribeiro, Daniela
author_facet Ribeiro, Daniela
Santos, Paula Clara
Simões, Daniela
Venâncio, João
Firmino-Machado, João
Carvalhais, Alice
Ferreira, Margarida
author_role author
author2 Santos, Paula Clara
Simões, Daniela
Venâncio, João
Firmino-Machado, João
Carvalhais, Alice
Ferreira, Margarida
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Daniela
Santos, Paula Clara
Simões, Daniela
Venâncio, João
Firmino-Machado, João
Carvalhais, Alice
Ferreira, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Postura
Conduta postural
Meio escolar
Mochila escolar
Perfil comportamental
Posture
Postural conduct
School
School backpacks
Behavioral profile
topic Postura
Conduta postural
Meio escolar
Mochila escolar
Perfil comportamental
Posture
Postural conduct
School
School backpacks
Behavioral profile
description Objetivo – Determinar e analisar o perfil comportamental dos estudantes do primeiro ciclo do ensino básico sobre o uso da mochila escolar. Método – Estudo observacional, analítico e transversal. A amostra foi constituída por 88 estudantes do 1º ciclo do ensino básico no concelho de Vila Nova de Famalicão (Portugal). Foi aplicado um questionário para avaliar o comportamento dos estudantes relativamente ao tipo, modo de transporte, organização do material escolar e peso da mochila. Resultados – Todas as mochilas apresentavam duas alças e eram reguláveis. A maioria dos estudantes de todos os anos letivos transportava a mochila de alças nos dois ombros. No geral, os estudantes do 1º ciclo distribuíam o material de forma desorganizada pelos compartimentos da mochila e colocavam o material mais pesado afastado da coluna vertebral, não se verificando diferenças significativas. O índice de proporção mostrou que os estudantes transportavam as mochilas com peso inferior a 10% do peso corporal, exceto os estudantes do 1º ano de escolaridade (p<0,05). O peso transportado nas mochilas era significativamente assimétrico durante os dias da semana e entre os níveis de escolaridade (p<0,05). Conclusões – A maioria dos estudantes do 1º ciclo transportava a mochila com as alças nos dois ombros; porém, desconheciam as características adequadas do tipo de mochila e da distribuição uniforme do material escolar. A variação da carga da mochila durante a semana entre os níveis de escolaridade era significativamente inconsistente, mostrando que o índice de proporção de carga era mais elevado no primeiro ano de escolaridade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-18T08:42:56Z
2018-05
2018-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8939
url http://hdl.handle.net/10400.21/8939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro D, Santos PC, Simões D, Venâncio J, Firmino-Machado J, Ferreira M, et al. Perfil comportamental dos estudantes do ensino básico relacionado com a mochila escolar. Saúde & Tecnologia. 2018;(19):43-9.
1646-9704
10.25758/set.2211
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133438687576064