Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidades

Bibliographic Details
Main Author: Inês, Helena
Publication Date: 2020
Other Authors: Seabra, Filipa, Pacheco, José A.
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.2/9900
Summary: O artigo resulta de uma pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (especialidade de Desenvolvimento Curricular), apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/136655/2018) e centrada na formação inicial e contínua dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) para a gestão curricular em resposta às diversidades, particularmente aos alunos com necessidades de aprendizagem ou incapacidades. Pretendemos analisar os normativos e as orientações que têm vindo a nortear os currículos de formação inicial e contínua de professores de 2.º CEB, problematizando esses dados face à gestão curricular e pedagógica apropriada de diversidades que atualmente caracterizam as salas de aulas do ensino regular público. Recorremos a uma metodologia de caráter interpretativo, com recursos mistos. Os dados aqui expostos foram recolhidos por pesquisa documental. Assim, apresentamos um apontamento histórico-legal sobre a formação inicial e contínua dos professores do 2.º CEB, questionamos qual o professor que a escola inclusiva do séc. XXI demanda, com consequências para a formação de que este profissional necessita com vista à gestão efetiva das diversidades, salientando o seu papel fundamental como ator curricular. A análise salienta a relação umbilical necessária entre a formação docente e o desenvolvimento de práticas mais inclusivas, assim como a convergência desses eixos numa figura emblemática do ato educativo: o professor. Nesta lógica, a tríade- formação docente, professor, gestão de diversidades- revela-se indissociável.
id RCAP_9c92a48357e051ad174b1e8dc5559a14
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidadesCurriculum for 2nd cycle of basic education teacher training: the inclusive teacher and the management of diversitiesCurrículoFormação docenteGestão de diversidadesInclusãoCurriculumTeacher trainingDiversity managementInclusionODS::04:Educação de QualidadeO artigo resulta de uma pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (especialidade de Desenvolvimento Curricular), apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/136655/2018) e centrada na formação inicial e contínua dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) para a gestão curricular em resposta às diversidades, particularmente aos alunos com necessidades de aprendizagem ou incapacidades. Pretendemos analisar os normativos e as orientações que têm vindo a nortear os currículos de formação inicial e contínua de professores de 2.º CEB, problematizando esses dados face à gestão curricular e pedagógica apropriada de diversidades que atualmente caracterizam as salas de aulas do ensino regular público. Recorremos a uma metodologia de caráter interpretativo, com recursos mistos. Os dados aqui expostos foram recolhidos por pesquisa documental. Assim, apresentamos um apontamento histórico-legal sobre a formação inicial e contínua dos professores do 2.º CEB, questionamos qual o professor que a escola inclusiva do séc. XXI demanda, com consequências para a formação de que este profissional necessita com vista à gestão efetiva das diversidades, salientando o seu papel fundamental como ator curricular. A análise salienta a relação umbilical necessária entre a formação docente e o desenvolvimento de práticas mais inclusivas, assim como a convergência desses eixos numa figura emblemática do ato educativo: o professor. Nesta lógica, a tríade- formação docente, professor, gestão de diversidades- revela-se indissociável.This article is the result of a doctoral research in Educational Sciences by the University of Minho (specialty of Curricular Development), supported by the Foundation for Science and Technology (SFRH / BD / 136655/2018) and focused on the initial and continuous training of teachers of the 2nd cycle of basic Education (CBE) for curriculum management in response to diversities, particularly to students with learning needs or disabilities. We intend to analyze the legal norms and guidelines that have been guiding the curricula of initial and continuous training of 2nd CBE teachers, seeking to problematize these data in view of the appropriate curricular and pedagogical management of diversities that currently characterize the regular education classrooms. A mixed methodology was used. The data presented were collected by documentary research. Concretely, we present a historical-legal note on the initial and continuous training of teachers of the 2nd CBE, we question who is the teacher whom the inclusive school of the XXI Century demands, with consequences for the training that this professional needs for the effective management of diversities and emphasizing their fundamental role as curricular actors. The analysis highlights the necessary umbilical relationship between teacher training and the development of more inclusive practices, as well as the convergence of these axes in an emblematic figure of the educational act: the teacher. In this logic, the triad - teacher training, teacher, diversity management - proves inseparable. Keywords: Curriculum; Teacher training; Diversity management; Inclusion.Repositório AbertoInês, HelenaSeabra, FilipaPacheco, José A.2020-08-03T12:36:06Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9900porInês, H., Seabra, F. & Pacheco, J. A. (2020). Currículo de formação docente de 2.º CEB, Professor inclusivo e gestão de diversidades. Revista de Estudos Curriculares, 11(1), 46-72. ISSN: 2183-8755. https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/952183-8755info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:33:55Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:33.056790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidades
Curriculum for 2nd cycle of basic education teacher training: the inclusive teacher and the management of diversities
title Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidades
spellingShingle Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidades
Inês, Helena
Currículo
Formação docente
Gestão de diversidades
Inclusão
Curriculum
Teacher training
Diversity management
Inclusion
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidades
title_full Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidades
title_fullStr Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidades
title_full_unstemmed Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidades
title_sort Currículo de formação docente de 2.º CEB, professor inclusivo e gestão de diversidades
author Inês, Helena
author_facet Inês, Helena
Seabra, Filipa
Pacheco, José A.
author_role author
author2 Seabra, Filipa
Pacheco, José A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Inês, Helena
Seabra, Filipa
Pacheco, José A.
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Formação docente
Gestão de diversidades
Inclusão
Curriculum
Teacher training
Diversity management
Inclusion
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Currículo
Formação docente
Gestão de diversidades
Inclusão
Curriculum
Teacher training
Diversity management
Inclusion
ODS::04:Educação de Qualidade
description O artigo resulta de uma pesquisa de doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (especialidade de Desenvolvimento Curricular), apoiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/136655/2018) e centrada na formação inicial e contínua dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) para a gestão curricular em resposta às diversidades, particularmente aos alunos com necessidades de aprendizagem ou incapacidades. Pretendemos analisar os normativos e as orientações que têm vindo a nortear os currículos de formação inicial e contínua de professores de 2.º CEB, problematizando esses dados face à gestão curricular e pedagógica apropriada de diversidades que atualmente caracterizam as salas de aulas do ensino regular público. Recorremos a uma metodologia de caráter interpretativo, com recursos mistos. Os dados aqui expostos foram recolhidos por pesquisa documental. Assim, apresentamos um apontamento histórico-legal sobre a formação inicial e contínua dos professores do 2.º CEB, questionamos qual o professor que a escola inclusiva do séc. XXI demanda, com consequências para a formação de que este profissional necessita com vista à gestão efetiva das diversidades, salientando o seu papel fundamental como ator curricular. A análise salienta a relação umbilical necessária entre a formação docente e o desenvolvimento de práticas mais inclusivas, assim como a convergência desses eixos numa figura emblemática do ato educativo: o professor. Nesta lógica, a tríade- formação docente, professor, gestão de diversidades- revela-se indissociável.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-03T12:36:06Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9900
url http://hdl.handle.net/10400.2/9900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Inês, H., Seabra, F. & Pacheco, J. A. (2020). Currículo de formação docente de 2.º CEB, Professor inclusivo e gestão de diversidades. Revista de Estudos Curriculares, 11(1), 46-72. ISSN: 2183-8755. https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/view/95
2183-8755
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135080311947264