Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4839 |
Resumo: | O currículo tem por objetivo direcionar a prática pedagógica, impactando nas formas do educando decifrar o mundo à sua volta. De tal forma, questiona-se: Como uma ferramenta tão relevante como o currículo, tem sido aplicada? Como se dá a aplicabilidade de temas que abordam a diversidade conforme disposta na teoria pós crítica e no PARECER CNE/CP21/2001, que ancoram esta pesquisa? Analisar a proposta do Currículo e a sua aplicação é dever do professor, trazer à luz da discussão, se os professores em formação na graduação de Ciências biológicas, estão tendo essa oferta na graduação e como ela está sendo evidenciada. Buscando assim, delinear possíveis caminhos, sinalizando os desafios da formação docente, A presente pesquisa objetivou analisar o currículo da graduação em ciências biológicas na modalidade de Licenciatura nas Universidades Públicas estaduais, federais o Instituto federal da região Nordeste, sua abordagem é de natureza qualitativa, e realizou um estudo comparativo do currículo com o uso de infográficos e tabelas, indagando se estes Projetos políticos pedagógicos estão em acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES 7, DE 11 DE MARÇO DE 2002 e com o PARECER CNE/CP 21/2001? Objetiva-se compreender, como o currículo atual tem influenciado a formação docente. Compreendemos com o estudo realizado que todas as instituições seguem a proposta curricular nacional, os componentes curriculares estão distribuídos de forma parcialmente heterogênea, evidenciando que algumas instituições não atendem aos requisitos de promoção à diversidade em seu currículo, o que promove um impacto importante no processo de formação docente. |
id |
UEPB_13d7e1663446ef1688a1a9938fab53de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4839 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologiacurrículoensino superiorformação docente.diversidadecurriculumhigher educationteacher trainingdiversityCIENCIAS BIOLOGICASO currículo tem por objetivo direcionar a prática pedagógica, impactando nas formas do educando decifrar o mundo à sua volta. De tal forma, questiona-se: Como uma ferramenta tão relevante como o currículo, tem sido aplicada? Como se dá a aplicabilidade de temas que abordam a diversidade conforme disposta na teoria pós crítica e no PARECER CNE/CP21/2001, que ancoram esta pesquisa? Analisar a proposta do Currículo e a sua aplicação é dever do professor, trazer à luz da discussão, se os professores em formação na graduação de Ciências biológicas, estão tendo essa oferta na graduação e como ela está sendo evidenciada. Buscando assim, delinear possíveis caminhos, sinalizando os desafios da formação docente, A presente pesquisa objetivou analisar o currículo da graduação em ciências biológicas na modalidade de Licenciatura nas Universidades Públicas estaduais, federais o Instituto federal da região Nordeste, sua abordagem é de natureza qualitativa, e realizou um estudo comparativo do currículo com o uso de infográficos e tabelas, indagando se estes Projetos políticos pedagógicos estão em acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES 7, DE 11 DE MARÇO DE 2002 e com o PARECER CNE/CP 21/2001? Objetiva-se compreender, como o currículo atual tem influenciado a formação docente. Compreendemos com o estudo realizado que todas as instituições seguem a proposta curricular nacional, os componentes curriculares estão distribuídos de forma parcialmente heterogênea, evidenciando que algumas instituições não atendem aos requisitos de promoção à diversidade em seu currículo, o que promove um impacto importante no processo de formação docente.The curriculum aims to direct pedagogical practice, impacting the way students decipher the world around them. Therefore, the question arises: How has a tool as relevant as the curriculum been applied? How is the applicability of themes that address diversity as set out in post-critical theory and in OPINION CNE/CP 21/2001, which anchor this research? Analyzing the Curriculum proposal and its application is the teacher's duty, bringing to light the discussion, whether teachers in training in the Biological Sciences undergraduate course are having this offer in the undergraduate course and how it is being demonstrated. Seeking to outline possible paths, signaling the challenges of teacher training, and carried out a comparative study of the curriculum using infographics and tables, asking whether these political pedagogical projects are in accordance with RESOLUTION CNE/CES 7, OF MARCH 11, 2002 and with OPINION CNE/CP 21/2001? The aim is to understand how the current curriculum has influenced teacher training. We understand from the study carried out that all institutions follow the national curriculum proposal, the curricular components are distributed in a partially heterogeneous way, showing that some institutions do not meet the requirements for promoting diversity in their curriculum, which has an important impact on the process of teacher training.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMDias, Márcia Adelino da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/5187018279016366Aragao, Patricia Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352Silva, Valmonia Maria da2024-01-04T12:48:40Z2999-12-312023-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Valmonia Maria da. Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4839porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-01-04T12:49:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4839Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-01-04T12:49:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia |
title |
Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia |
spellingShingle |
Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia Silva, Valmonia Maria da currículo ensino superior formação docente. diversidade curriculum higher education teacher training diversity CIENCIAS BIOLOGICAS |
title_short |
Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia |
title_full |
Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia |
title_fullStr |
Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia |
title_full_unstemmed |
Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia |
title_sort |
Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia |
author |
Silva, Valmonia Maria da |
author_facet |
Silva, Valmonia Maria da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Márcia Adelino da Silva http://lattes.cnpq.br/9674492903954108 Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento http://lattes.cnpq.br/5187018279016366 Aragao, Patricia Cristina de http://lattes.cnpq.br/6734404565435352 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valmonia Maria da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo ensino superior formação docente. diversidade curriculum higher education teacher training diversity CIENCIAS BIOLOGICAS |
topic |
currículo ensino superior formação docente. diversidade curriculum higher education teacher training diversity CIENCIAS BIOLOGICAS |
description |
O currículo tem por objetivo direcionar a prática pedagógica, impactando nas formas do educando decifrar o mundo à sua volta. De tal forma, questiona-se: Como uma ferramenta tão relevante como o currículo, tem sido aplicada? Como se dá a aplicabilidade de temas que abordam a diversidade conforme disposta na teoria pós crítica e no PARECER CNE/CP21/2001, que ancoram esta pesquisa? Analisar a proposta do Currículo e a sua aplicação é dever do professor, trazer à luz da discussão, se os professores em formação na graduação de Ciências biológicas, estão tendo essa oferta na graduação e como ela está sendo evidenciada. Buscando assim, delinear possíveis caminhos, sinalizando os desafios da formação docente, A presente pesquisa objetivou analisar o currículo da graduação em ciências biológicas na modalidade de Licenciatura nas Universidades Públicas estaduais, federais o Instituto federal da região Nordeste, sua abordagem é de natureza qualitativa, e realizou um estudo comparativo do currículo com o uso de infográficos e tabelas, indagando se estes Projetos políticos pedagógicos estão em acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES 7, DE 11 DE MARÇO DE 2002 e com o PARECER CNE/CP 21/2001? Objetiva-se compreender, como o currículo atual tem influenciado a formação docente. Compreendemos com o estudo realizado que todas as instituições seguem a proposta curricular nacional, os componentes curriculares estão distribuídos de forma parcialmente heterogênea, evidenciando que algumas instituições não atendem aos requisitos de promoção à diversidade em seu currículo, o que promove um impacto importante no processo de formação docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-06 2024-01-04T12:48:40Z 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Valmonia Maria da. Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4839 |
identifier_str_mv |
SILVA, Valmonia Maria da. Estudo do currículo de instituições públicas da região nordeste: delineando a formação de professores de biologia. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709232269164544 |