Evolução da Atmosfera nos Planetas Interiores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Graça Maria Viana
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/14342
Resumo: Os planetas do nosso Sistema Solar são muito diferentes uns dos outros no seu aspecto exterior, tamanho e temperatura superficial. Mas, sendo a planetologia uma ciência em expansão, muitas das aparentes diferenças revelam-se, como, caminhos evolutivos divergentes. Neste trabalho é explorada essa evolução no que respeita às atmosferas dos planetas interiores, em especial de Vénus, da Terra e de Marte. Apesar de, possivelmente, os planetas interiores terem iniciado os seus percursos atmosféricos de forma semelhante, denota-se que houve alguns factores que os levaram ao presente estado. Dentro destes factores incluem-se a proximidade ao Sol, a estrutura interna planetária, os satélites e a existência ou não de vida.O trabalho aborda, nos Capítulos I e II, a génese das estrelas, das galáxias e do Sistema Solar. Esta primeira parte da tese é fundamental para a compreensão da constituição das atmosferas dos planetas interiores e suas possíveis evoluções, tema focado no Capítulo III. O resultado do estudo feito nos Capítulos I, II e III, foi aplicado na organização de um workshop destinado a Professores cuja licenciatura é de Ensino de Biologia e/ou Geologia. O workshop constitui o Capítulo IV e está organizado em duas partes. A primeira é uma abordagem teórica sobre a formação e constituição do Sistema Solar, seguida da evolução da atmosfera nos planetas interiores. A segunda parte consta de exercícios que cimentam os conceitos teóricos focados anteriormente, utilizando-se diverso material para o efeito. Proporciona-se então, um instrumento de trabalho que contribui para aumentar os conhecimentos dos docentes de Ciências Naturais do 7º ano e de Ciências da Terra e da Vida do 10º ano de escolaridade. Uma das conclusões retiradas desta apresentação refere-se à necessidade de introdução de uma disciplina que aborde os conteúdos do Sistema Solar nos curricula universitários dos cursos acima citados. Ao privilegiar os conhecimentos científicos e didácticos do Professor, e ...
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