Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Augusta Correia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/29054
Resumo: É sabido que em Portugal ainda é à escola que cabe a maior responsabilidade na aquisição e desenvolvimento de competências leitoras. Promover a literatura infantil desde uma idade precoce é fundamental para que a criança crie um vínculo com a leitura. Perante uma sociedade em que a leitura é cada vez mais valorizada e indispensável, é importante que a criança se sinta motivada para ler e que leia bem e cada vez mais. Este trabalho intitulado Aprender a Gostar de Ler, Ouvindo Ler e Lendo teve como primordial objetivo suscitar, nas crianças, hábitos de leitura e, consequentemente, o desenvolvimento do prazer na leitura de textos literários, na medida em que o gosto pela leitura se constrói e se aprofunda com o passar do tempo. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho foca-se nos hábitos de leitura das crianças, centrando a sua abordagem na importância da manutenção ou acréscimo da motivação para a leitura e na promoção da leitura através do contacto direto com obras de literatura para a infância, tendo por base o Plano Nacional de Leitura. Este estudo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira parte aborda todo o enquadramento teórico do tema e a segunda parte evidencia o estudo empírico realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo foi composto por um conjunto de sessões que tiveram como finalidade Aprender a Gostar de Ler, Ouvindo Ler e Lendo. Conclui-se que as crianças gostam que leiam para elas e, de um modo geral, verificou-se, após a intervenção, uma evolução da motivação para a leitura, sobretudo, na dimensão de leitura por prazer.
id RCAP_9ca5e05cc6c61742ee98f7888200c867
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29054
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendoLiteratura InfantilOuvir LerLiteratura Para a InfânciaMediadores de LeituraEstratégias de LeituraPlano Nacional de LeituraEnsino Básico 1º CicloÉ sabido que em Portugal ainda é à escola que cabe a maior responsabilidade na aquisição e desenvolvimento de competências leitoras. Promover a literatura infantil desde uma idade precoce é fundamental para que a criança crie um vínculo com a leitura. Perante uma sociedade em que a leitura é cada vez mais valorizada e indispensável, é importante que a criança se sinta motivada para ler e que leia bem e cada vez mais. Este trabalho intitulado Aprender a Gostar de Ler, Ouvindo Ler e Lendo teve como primordial objetivo suscitar, nas crianças, hábitos de leitura e, consequentemente, o desenvolvimento do prazer na leitura de textos literários, na medida em que o gosto pela leitura se constrói e se aprofunda com o passar do tempo. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho foca-se nos hábitos de leitura das crianças, centrando a sua abordagem na importância da manutenção ou acréscimo da motivação para a leitura e na promoção da leitura através do contacto direto com obras de literatura para a infância, tendo por base o Plano Nacional de Leitura. Este estudo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira parte aborda todo o enquadramento teórico do tema e a segunda parte evidencia o estudo empírico realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo foi composto por um conjunto de sessões que tiveram como finalidade Aprender a Gostar de Ler, Ouvindo Ler e Lendo. Conclui-se que as crianças gostam que leiam para elas e, de um modo geral, verificou-se, após a intervenção, uma evolução da motivação para a leitura, sobretudo, na dimensão de leitura por prazer.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Riscado, Maria Leonor Crespo Ramos, 1959-Repositório ComumSilva, Ana Augusta Correia2019-06-26T12:25:53Z2019-01-01T00:00:00Z2019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29054202255336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:32.959411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo
title Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo
spellingShingle Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo
Silva, Ana Augusta Correia
Literatura Infantil
Ouvir Ler
Literatura Para a Infância
Mediadores de Leitura
Estratégias de Leitura
Plano Nacional de Leitura
Ensino Básico 1º Ciclo
title_short Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo
title_full Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo
title_fullStr Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo
title_full_unstemmed Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo
title_sort Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo
author Silva, Ana Augusta Correia
author_facet Silva, Ana Augusta Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Riscado, Maria Leonor Crespo Ramos, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Augusta Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Ouvir Ler
Literatura Para a Infância
Mediadores de Leitura
Estratégias de Leitura
Plano Nacional de Leitura
Ensino Básico 1º Ciclo
topic Literatura Infantil
Ouvir Ler
Literatura Para a Infância
Mediadores de Leitura
Estratégias de Leitura
Plano Nacional de Leitura
Ensino Básico 1º Ciclo
description É sabido que em Portugal ainda é à escola que cabe a maior responsabilidade na aquisição e desenvolvimento de competências leitoras. Promover a literatura infantil desde uma idade precoce é fundamental para que a criança crie um vínculo com a leitura. Perante uma sociedade em que a leitura é cada vez mais valorizada e indispensável, é importante que a criança se sinta motivada para ler e que leia bem e cada vez mais. Este trabalho intitulado Aprender a Gostar de Ler, Ouvindo Ler e Lendo teve como primordial objetivo suscitar, nas crianças, hábitos de leitura e, consequentemente, o desenvolvimento do prazer na leitura de textos literários, na medida em que o gosto pela leitura se constrói e se aprofunda com o passar do tempo. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho foca-se nos hábitos de leitura das crianças, centrando a sua abordagem na importância da manutenção ou acréscimo da motivação para a leitura e na promoção da leitura através do contacto direto com obras de literatura para a infância, tendo por base o Plano Nacional de Leitura. Este estudo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira parte aborda todo o enquadramento teórico do tema e a segunda parte evidencia o estudo empírico realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo foi composto por um conjunto de sessões que tiveram como finalidade Aprender a Gostar de Ler, Ouvindo Ler e Lendo. Conclui-se que as crianças gostam que leiam para elas e, de um modo geral, verificou-se, após a intervenção, uma evolução da motivação para a leitura, sobretudo, na dimensão de leitura por prazer.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26T12:25:53Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/29054
202255336
url http://hdl.handle.net/10400.26/29054
identifier_str_mv 202255336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130028504514560