A construção de um perfil de músico lato e multifacetado no contexto das bandas filarmónicas e militares durante o Estado Novo: o caso dos músicos do Quinteto Nacional de Sopro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/35530 |
Resumo: | O Quinteto Nacional de Sopro foi um grupo da Emissora Nacional portuguesa, constituído por Luiz Boulton (flautista, 1908-1994), José dos Santos Pinto (oboísta, 1917-2014), Carlos Saraiva (clarinetista, 1910-2001), Ângelo Pestana (fagotista, 1919-2002) e Adácio Pestana (trompista, 1925-2004), cuja atividade se situou entre 1950 e 1976, maioritariamente durante o regime autoritário, designado Estado Novo. A investigação que realizei permitiume perceber que a aprendizagem musical destes instrumentistas no contexto de bandas filarmónicas e militares influenciou o seu percurso laboral e performativo no contexto do «mundo» (Becker 1992) da música profissional em Lisboa. Nessas formações, aprenderam a tocar um instrumento, mas também a compor e a dirigir uma banda, desenvolvendo um perfil de «músico lato e multifacetado» (Cardoso 2019). O objetivo deste artigo consiste numa reflexão acerca do modo como esta influência esteve presente nos contextos performativos e nas carreiras destes músicos, recorrendo para tal à pesquisa arquivística e bibliográfica e a entrevistas. |
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A construção de um perfil de músico lato e multifacetado no contexto das bandas filarmónicas e militares durante o Estado Novo: o caso dos músicos do Quinteto Nacional de SoproBandas filarmónicas e militaresMúsico lato e multifacetadoProfissionalizacãoO Quinteto Nacional de Sopro foi um grupo da Emissora Nacional portuguesa, constituído por Luiz Boulton (flautista, 1908-1994), José dos Santos Pinto (oboísta, 1917-2014), Carlos Saraiva (clarinetista, 1910-2001), Ângelo Pestana (fagotista, 1919-2002) e Adácio Pestana (trompista, 1925-2004), cuja atividade se situou entre 1950 e 1976, maioritariamente durante o regime autoritário, designado Estado Novo. A investigação que realizei permitiume perceber que a aprendizagem musical destes instrumentistas no contexto de bandas filarmónicas e militares influenciou o seu percurso laboral e performativo no contexto do «mundo» (Becker 1992) da música profissional em Lisboa. Nessas formações, aprenderam a tocar um instrumento, mas também a compor e a dirigir uma banda, desenvolvendo um perfil de «músico lato e multifacetado» (Cardoso 2019). O objetivo deste artigo consiste numa reflexão acerca do modo como esta influência esteve presente nos contextos performativos e nas carreiras destes músicos, recorrendo para tal à pesquisa arquivística e bibliográfica e a entrevistas.Associación Nacionale de Directores de Banda2022-12-21T12:04:22Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35530por2530-8041Cardoso, Anainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:08:14Zoai:ria.ua.pt:10773/35530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:27.524966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Quinteto Nacional de Sopro foi um grupo da Emissora Nacional portuguesa, constituído por Luiz Boulton (flautista, 1908-1994), José dos Santos Pinto (oboísta, 1917-2014), Carlos Saraiva (clarinetista, 1910-2001), Ângelo Pestana (fagotista, 1919-2002) e Adácio Pestana (trompista, 1925-2004), cuja atividade se situou entre 1950 e 1976, maioritariamente durante o regime autoritário, designado Estado Novo. A investigação que realizei permitiume perceber que a aprendizagem musical destes instrumentistas no contexto de bandas filarmónicas e militares influenciou o seu percurso laboral e performativo no contexto do «mundo» (Becker 1992) da música profissional em Lisboa. Nessas formações, aprenderam a tocar um instrumento, mas também a compor e a dirigir uma banda, desenvolvendo um perfil de «músico lato e multifacetado» (Cardoso 2019). O objetivo deste artigo consiste numa reflexão acerca do modo como esta influência esteve presente nos contextos performativos e nas carreiras destes músicos, recorrendo para tal à pesquisa arquivística e bibliográfica e a entrevistas. |
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