Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/5909 |
Resumo: | O presente relatório final respeita aos cinco meses de estágio realizados em Berriozar, um município de Espanha pertencente à província de Navarra. O local de estágio foi o Ajuntamento local, estabelecendo-se, porém, uma estreita relação com um novo edifício ecológico que ganhava forma, em resultado da implementação da Agenda 21 Local: a Aula de la Naturaleza. Para além das inúmeras experiências de aprendizagem e desenvolvimento de competências através do envolvimento nos procedimentos formais, foi-nos incumbida a particular tarefa de realização de uma Memória oficial, onde constassem todos os dados referentes ao edifício e ainda a delineação global dos projectos educativos a implementar nesse edifício, por parte das duas únicas escolas desse município (Infantil/Primária e Secundária). Acompanhámos também todo o processo de ultimação da construção do edifício e zonas envolventes, participámos na divisão e atribuição de finalidades a essas áreas e auxiliámos na promoção da inauguração da Aula de la Naturaleza. A metodologia de trabalho passou por um contacto regular e frequente com os professores de ambos os centros escolares e com os técnicos do supracitado Ajuntamento, para responder inteiramente às necessidades de ambas as partes. Concluiu-se que, para promover comportamentos e ideais favoráveis a um ambiente mais são e justo, é necessário um envolvimento activo e dinâmico, individual ou colectivo, para desenvolver a consciencialização, a sensibilização e a aquisição de competências de intervenção no meio ambiente, de forma não prejudicial e preservadora.This final report is in respect of the five months of training conducted in Berriozar, a municipality belonging to the Spanish province of Navarra. The training took place in the local Town Council, while establishing, however, a close relationship with a new ecological building that was taking shape as a result of the implementation of Local Program 21: the Aula de la Naturaleza. Besides the numerous learning experiences and skills (to be) developed through (the) involvement in the formal procedures, we were entrusted the particular task of making an official Record, which should contain all (the) data related to the building itself and its surrounding area and also a global explanation of the education(al) projects to be implemented in this building, by the only two schools of this town (Infant / Primary and Secondary). We followed closely all the final stages of the building’s construction and its surrounding areas, participating in the division and distribution of these areas and helping to promote the inauguration day of the Aula de la Naturaleza. The methodology was based on regular and frequent contacts with the teachers from both schools as well as the employees of the aforementioned Town Council, (in order) to respond fully to the needs of both parts. It was concluded that to promote behaviors and ideals favorable to a sound and just environment, we need an active and dynamic involvement, individually or collectively, to develop awareness, sensitization and (to) acquire skills of intervention in the environment in a non-harmful and conservationist way. |
id |
RCAP_9caa0d54d543f7f53e0284f409eacf6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5909 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana localEducação ambientalAgenda 21Desenvolvimento sustentávelFormação escolarActividades ambientaisAula de la naturalezaO presente relatório final respeita aos cinco meses de estágio realizados em Berriozar, um município de Espanha pertencente à província de Navarra. O local de estágio foi o Ajuntamento local, estabelecendo-se, porém, uma estreita relação com um novo edifício ecológico que ganhava forma, em resultado da implementação da Agenda 21 Local: a Aula de la Naturaleza. Para além das inúmeras experiências de aprendizagem e desenvolvimento de competências através do envolvimento nos procedimentos formais, foi-nos incumbida a particular tarefa de realização de uma Memória oficial, onde constassem todos os dados referentes ao edifício e ainda a delineação global dos projectos educativos a implementar nesse edifício, por parte das duas únicas escolas desse município (Infantil/Primária e Secundária). Acompanhámos também todo o processo de ultimação da construção do edifício e zonas envolventes, participámos na divisão e atribuição de finalidades a essas áreas e auxiliámos na promoção da inauguração da Aula de la Naturaleza. A metodologia de trabalho passou por um contacto regular e frequente com os professores de ambos os centros escolares e com os técnicos do supracitado Ajuntamento, para responder inteiramente às necessidades de ambas as partes. Concluiu-se que, para promover comportamentos e ideais favoráveis a um ambiente mais são e justo, é necessário um envolvimento activo e dinâmico, individual ou colectivo, para desenvolver a consciencialização, a sensibilização e a aquisição de competências de intervenção no meio ambiente, de forma não prejudicial e preservadora.This final report is in respect of the five months of training conducted in Berriozar, a municipality belonging to the Spanish province of Navarra. The training took place in the local Town Council, while establishing, however, a close relationship with a new ecological building that was taking shape as a result of the implementation of Local Program 21: the Aula de la Naturaleza. Besides the numerous learning experiences and skills (to be) developed through (the) involvement in the formal procedures, we were entrusted the particular task of making an official Record, which should contain all (the) data related to the building itself and its surrounding area and also a global explanation of the education(al) projects to be implemented in this building, by the only two schools of this town (Infant / Primary and Secondary). We followed closely all the final stages of the building’s construction and its surrounding areas, participating in the division and distribution of these areas and helping to promote the inauguration day of the Aula de la Naturaleza. The methodology was based on regular and frequent contacts with the teachers from both schools as well as the employees of the aforementioned Town Council, (in order) to respond fully to the needs of both parts. It was concluded that to promote behaviors and ideals favorable to a sound and just environment, we need an active and dynamic involvement, individually or collectively, to develop awareness, sensitization and (to) acquire skills of intervention in the environment in a non-harmful and conservationist way.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMartins, Maria da ConceiçãoBiblioteca Digital do IPBTeles, Daniela Maria Pires2011-07-19T17:10:13Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5909porTeles, Daniela Maria Pires (2011). Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:17Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:09.155891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local |
title |
Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local |
spellingShingle |
Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local Teles, Daniela Maria Pires Educação ambiental Agenda 21 Desenvolvimento sustentável Formação escolar Actividades ambientais Aula de la naturaleza |
title_short |
Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local |
title_full |
Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local |
title_fullStr |
Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local |
title_full_unstemmed |
Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local |
title_sort |
Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local |
author |
Teles, Daniela Maria Pires |
author_facet |
Teles, Daniela Maria Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria da Conceição Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teles, Daniela Maria Pires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Agenda 21 Desenvolvimento sustentável Formação escolar Actividades ambientais Aula de la naturaleza |
topic |
Educação ambiental Agenda 21 Desenvolvimento sustentável Formação escolar Actividades ambientais Aula de la naturaleza |
description |
O presente relatório final respeita aos cinco meses de estágio realizados em Berriozar, um município de Espanha pertencente à província de Navarra. O local de estágio foi o Ajuntamento local, estabelecendo-se, porém, uma estreita relação com um novo edifício ecológico que ganhava forma, em resultado da implementação da Agenda 21 Local: a Aula de la Naturaleza. Para além das inúmeras experiências de aprendizagem e desenvolvimento de competências através do envolvimento nos procedimentos formais, foi-nos incumbida a particular tarefa de realização de uma Memória oficial, onde constassem todos os dados referentes ao edifício e ainda a delineação global dos projectos educativos a implementar nesse edifício, por parte das duas únicas escolas desse município (Infantil/Primária e Secundária). Acompanhámos também todo o processo de ultimação da construção do edifício e zonas envolventes, participámos na divisão e atribuição de finalidades a essas áreas e auxiliámos na promoção da inauguração da Aula de la Naturaleza. A metodologia de trabalho passou por um contacto regular e frequente com os professores de ambos os centros escolares e com os técnicos do supracitado Ajuntamento, para responder inteiramente às necessidades de ambas as partes. Concluiu-se que, para promover comportamentos e ideais favoráveis a um ambiente mais são e justo, é necessário um envolvimento activo e dinâmico, individual ou colectivo, para desenvolver a consciencialização, a sensibilização e a aquisição de competências de intervenção no meio ambiente, de forma não prejudicial e preservadora.This final report is in respect of the five months of training conducted in Berriozar, a municipality belonging to the Spanish province of Navarra. The training took place in the local Town Council, while establishing, however, a close relationship with a new ecological building that was taking shape as a result of the implementation of Local Program 21: the Aula de la Naturaleza. Besides the numerous learning experiences and skills (to be) developed through (the) involvement in the formal procedures, we were entrusted the particular task of making an official Record, which should contain all (the) data related to the building itself and its surrounding area and also a global explanation of the education(al) projects to be implemented in this building, by the only two schools of this town (Infant / Primary and Secondary). We followed closely all the final stages of the building’s construction and its surrounding areas, participating in the division and distribution of these areas and helping to promote the inauguration day of the Aula de la Naturaleza. The methodology was based on regular and frequent contacts with the teachers from both schools as well as the employees of the aforementioned Town Council, (in order) to respond fully to the needs of both parts. It was concluded that to promote behaviors and ideals favorable to a sound and just environment, we need an active and dynamic involvement, individually or collectively, to develop awareness, sensitization and (to) acquire skills of intervention in the environment in a non-harmful and conservationist way. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-07-19T17:10:13Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/5909 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/5909 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Teles, Daniela Maria Pires (2011). Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Ambiental |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135199721684992 |