Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Daniela Maria Pires
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/5909
Resumo: O presente relatório final respeita aos cinco meses de estágio realizados em Berriozar, um município de Espanha pertencente à província de Navarra. O local de estágio foi o Ajuntamento local, estabelecendo-se, porém, uma estreita relação com um novo edifício ecológico que ganhava forma, em resultado da implementação da Agenda 21 Local: a Aula de la Naturaleza. Para além das inúmeras experiências de aprendizagem e desenvolvimento de competências através do envolvimento nos procedimentos formais, foi-nos incumbida a particular tarefa de realização de uma Memória oficial, onde constassem todos os dados referentes ao edifício e ainda a delineação global dos projectos educativos a implementar nesse edifício, por parte das duas únicas escolas desse município (Infantil/Primária e Secundária). Acompanhámos também todo o processo de ultimação da construção do edifício e zonas envolventes, participámos na divisão e atribuição de finalidades a essas áreas e auxiliámos na promoção da inauguração da Aula de la Naturaleza. A metodologia de trabalho passou por um contacto regular e frequente com os professores de ambos os centros escolares e com os técnicos do supracitado Ajuntamento, para responder inteiramente às necessidades de ambas as partes. Concluiu-se que, para promover comportamentos e ideais favoráveis a um ambiente mais são e justo, é necessário um envolvimento activo e dinâmico, individual ou colectivo, para desenvolver a consciencialização, a sensibilização e a aquisição de competências de intervenção no meio ambiente, de forma não prejudicial e preservadora.This final report is in respect of the five months of training conducted in Berriozar, a municipality belonging to the Spanish province of Navarra. The training took place in the local Town Council, while establishing, however, a close relationship with a new ecological building that was taking shape as a result of the implementation of Local Program 21: the Aula de la Naturaleza. Besides the numerous learning experiences and skills (to be) developed through (the) involvement in the formal procedures, we were entrusted the particular task of making an official Record, which should contain all (the) data related to the building itself and its surrounding area and also a global explanation of the education(al) projects to be implemented in this building, by the only two schools of this town (Infant / Primary and Secondary). We followed closely all the final stages of the building’s construction and its surrounding areas, participating in the division and distribution of these areas and helping to promote the inauguration day of the Aula de la Naturaleza. The methodology was based on regular and frequent contacts with the teachers from both schools as well as the employees of the aforementioned Town Council, (in order) to respond fully to the needs of both parts. It was concluded that to promote behaviors and ideals favorable to a sound and just environment, we need an active and dynamic involvement, individually or collectively, to develop awareness, sensitization and (to) acquire skills of intervention in the environment in a non-harmful and conservationist way.
id RCAP_9caa0d54d543f7f53e0284f409eacf6a
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana localEducação ambientalAgenda 21Desenvolvimento sustentávelFormação escolarActividades ambientaisAula de la naturalezaO presente relatório final respeita aos cinco meses de estágio realizados em Berriozar, um município de Espanha pertencente à província de Navarra. O local de estágio foi o Ajuntamento local, estabelecendo-se, porém, uma estreita relação com um novo edifício ecológico que ganhava forma, em resultado da implementação da Agenda 21 Local: a Aula de la Naturaleza. Para além das inúmeras experiências de aprendizagem e desenvolvimento de competências através do envolvimento nos procedimentos formais, foi-nos incumbida a particular tarefa de realização de uma Memória oficial, onde constassem todos os dados referentes ao edifício e ainda a delineação global dos projectos educativos a implementar nesse edifício, por parte das duas únicas escolas desse município (Infantil/Primária e Secundária). Acompanhámos também todo o processo de ultimação da construção do edifício e zonas envolventes, participámos na divisão e atribuição de finalidades a essas áreas e auxiliámos na promoção da inauguração da Aula de la Naturaleza. A metodologia de trabalho passou por um contacto regular e frequente com os professores de ambos os centros escolares e com os técnicos do supracitado Ajuntamento, para responder inteiramente às necessidades de ambas as partes. Concluiu-se que, para promover comportamentos e ideais favoráveis a um ambiente mais são e justo, é necessário um envolvimento activo e dinâmico, individual ou colectivo, para desenvolver a consciencialização, a sensibilização e a aquisição de competências de intervenção no meio ambiente, de forma não prejudicial e preservadora.This final report is in respect of the five months of training conducted in Berriozar, a municipality belonging to the Spanish province of Navarra. The training took place in the local Town Council, while establishing, however, a close relationship with a new ecological building that was taking shape as a result of the implementation of Local Program 21: the Aula de la Naturaleza. Besides the numerous learning experiences and skills (to be) developed through (the) involvement in the formal procedures, we were entrusted the particular task of making an official Record, which should contain all (the) data related to the building itself and its surrounding area and also a global explanation of the education(al) projects to be implemented in this building, by the only two schools of this town (Infant / Primary and Secondary). We followed closely all the final stages of the building’s construction and its surrounding areas, participating in the division and distribution of these areas and helping to promote the inauguration day of the Aula de la Naturaleza. The methodology was based on regular and frequent contacts with the teachers from both schools as well as the employees of the aforementioned Town Council, (in order) to respond fully to the needs of both parts. It was concluded that to promote behaviors and ideals favorable to a sound and just environment, we need an active and dynamic involvement, individually or collectively, to develop awareness, sensitization and (to) acquire skills of intervention in the environment in a non-harmful and conservationist way.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMartins, Maria da ConceiçãoBiblioteca Digital do IPBTeles, Daniela Maria Pires2011-07-19T17:10:13Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/5909porTeles, Daniela Maria Pires (2011). Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:15:17Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/5909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:09.155891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local
title Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local
spellingShingle Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local
Teles, Daniela Maria Pires
Educação ambiental
Agenda 21
Desenvolvimento sustentável
Formação escolar
Actividades ambientais
Aula de la naturaleza
title_short Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local
title_full Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local
title_fullStr Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local
title_full_unstemmed Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local
title_sort Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local
author Teles, Daniela Maria Pires
author_facet Teles, Daniela Maria Pires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria da Conceição
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Daniela Maria Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Agenda 21
Desenvolvimento sustentável
Formação escolar
Actividades ambientais
Aula de la naturaleza
topic Educação ambiental
Agenda 21
Desenvolvimento sustentável
Formação escolar
Actividades ambientais
Aula de la naturaleza
description O presente relatório final respeita aos cinco meses de estágio realizados em Berriozar, um município de Espanha pertencente à província de Navarra. O local de estágio foi o Ajuntamento local, estabelecendo-se, porém, uma estreita relação com um novo edifício ecológico que ganhava forma, em resultado da implementação da Agenda 21 Local: a Aula de la Naturaleza. Para além das inúmeras experiências de aprendizagem e desenvolvimento de competências através do envolvimento nos procedimentos formais, foi-nos incumbida a particular tarefa de realização de uma Memória oficial, onde constassem todos os dados referentes ao edifício e ainda a delineação global dos projectos educativos a implementar nesse edifício, por parte das duas únicas escolas desse município (Infantil/Primária e Secundária). Acompanhámos também todo o processo de ultimação da construção do edifício e zonas envolventes, participámos na divisão e atribuição de finalidades a essas áreas e auxiliámos na promoção da inauguração da Aula de la Naturaleza. A metodologia de trabalho passou por um contacto regular e frequente com os professores de ambos os centros escolares e com os técnicos do supracitado Ajuntamento, para responder inteiramente às necessidades de ambas as partes. Concluiu-se que, para promover comportamentos e ideais favoráveis a um ambiente mais são e justo, é necessário um envolvimento activo e dinâmico, individual ou colectivo, para desenvolver a consciencialização, a sensibilização e a aquisição de competências de intervenção no meio ambiente, de forma não prejudicial e preservadora.This final report is in respect of the five months of training conducted in Berriozar, a municipality belonging to the Spanish province of Navarra. The training took place in the local Town Council, while establishing, however, a close relationship with a new ecological building that was taking shape as a result of the implementation of Local Program 21: the Aula de la Naturaleza. Besides the numerous learning experiences and skills (to be) developed through (the) involvement in the formal procedures, we were entrusted the particular task of making an official Record, which should contain all (the) data related to the building itself and its surrounding area and also a global explanation of the education(al) projects to be implemented in this building, by the only two schools of this town (Infant / Primary and Secondary). We followed closely all the final stages of the building’s construction and its surrounding areas, participating in the division and distribution of these areas and helping to promote the inauguration day of the Aula de la Naturaleza. The methodology was based on regular and frequent contacts with the teachers from both schools as well as the employees of the aforementioned Town Council, (in order) to respond fully to the needs of both parts. It was concluded that to promote behaviors and ideals favorable to a sound and just environment, we need an active and dynamic involvement, individually or collectively, to develop awareness, sensitization and (to) acquire skills of intervention in the environment in a non-harmful and conservationist way.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-19T17:10:13Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/5909
url http://hdl.handle.net/10198/5909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Teles, Daniela Maria Pires (2011). Aula de la naturaleza de berriozar: um projecto de educação ambiental para a sustentabilidade urbana local. Bragança: ESE. Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Ambiental
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135199721684992