O exame nacional de Física e Química A e o seu impacte na prática pedagógica dos professores : um estudo centrado nas actividades laboratoriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Lúcia Dias de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/13761
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)
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spelling O exame nacional de Física e Química A e o seu impacte na prática pedagógica dos professores : um estudo centrado nas actividades laboratoriais53:372.853372.853:5354:372.854372.854:54Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)Com a Revisão Curricular do Ensino Secundário foram implementados novos programas curriculares nas diferentes disciplinas. No caso da disciplina de Física e Química A, os novos programas contemplam a realização obrigatória de actividades laboratoriais. A par da implementação de novos programas foram também introduzidos exames nacionais de realização obrigatória para a conclusão do ciclo de estudo. Considerando que as actividades laboratoriais podem ser objecto de avaliação nos exames nacionais, esta investigação pretendeu averiguar em que medida os exames nacionais de Física e Química A condicionam a realização dessas actividades, pelos professores e, para além disso, tentou determinar-se quais as actividades laboratoriais e que aspectos relacionados com as mesmas têm sido avaliados nos referidos exames e que sucesso relativo têm tido os alunos nas diferentes questões. Para tal foram realizados dois estudos complementares: um estudo com professores e outro com exames nacionais de Física e Química A. Os resultados desta investigação mostram que os professores realizam quase todas as actividades laboratoriais propostas nos programas, referindo que realizam com maior rigor as que consideram mais prováveis de ser objecto de avaliação no exame. Contudo, grande parte dos professores considera que bastaria a abordagem teórica das actividades laboratoriais, para os alunos terem sucesso nas questões relativas às mesmas nos exames nacionais. As questões de exame, relacionadas com actividades laboratoriais pretendem avaliar, predominantemente, conhecimento do domínio procedimental. Verifica-se que o insucesso nestas questões é bastante elevado, à semelhança do que acontece com as questões de índole mais teórico, mas que tem vindo a diminuir. As categorias de conhecimento procedimental onde se verifica maior insucesso dos alunos são a planificação de procedimentos laboratoriais e a análise de dados. O maior envolvimento dos professores na realização das actividades laboratoriais parece contribuir para um maior sucesso escolar dos alunos nas questões de exame relacionadas com as mesmas, apesar de ainda se verificar um grau de insucesso elevado.With the Secondary Education Curricular Revision new curricular programmes have been implemented in the different subjects. As far as Physics and Chemistry A is concerned, the new programmes include the compulsory accomplishment of laboratory activities. Along with the implementation of new programmes, compulsory national examinations have also been introduced for the conclusion of the cycle of studies. Considering that the laboratory activities can be an object of evaluation in the national examinations, this research intended to inquire how the national examinations in Physics and Chemistry A condition the accomplishment of these activities by teachers and, furthermore, tried to determine which laboratory activities and which aspects related to them have been evaluated in those examinations and which relative success the students have had in the different questions. Therefore, two complementary studies have been carried out: a study with teachers and another one with national examinations in Physics and Chemistry A. The results of this research show that the teachers do almost all the laboratory activities proposed in the programmes, being the ones considered most likely to be evaluated in the examination done with the utmost rigour. However, most teachers consider that the theoretical approach to the laboratory activities would be enough, so that the students could be successful in the questions related to those in the national examinations. The examination questions related to laboratory activities aim at evaluating, mainly, the knowledge of the procedural field. It is confirmed that there is a high failure rate in these questions, similarly to what happens with more theoretical questions, but it has been decreasing. The categories of procedural knowledge where the students fail the most are the planning of laboratory procedures and the analysis of data. Teachers’ greater involvement in carrying out laboratory activities appears to contribute to students’ higher academic success in the examination questions related to them, even though the failure rate is still high.Precioso, JoséUniversidade do MinhoSousa, Lúcia Dias de20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/13761porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/13761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:19.064199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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