Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3937 |
Resumo: | A realização do estágio pedagógico consiste numa etapa crucial no processo formativo de docentes, tornando-se o ponto em que passamos efetivamente a experienciar em contexto real um ambiente com os alunos e com toda a dinâmica da escola. O respetivo estágio pedagógico realizou-se na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2019/2020. A elaboração deste relatório consiste em manifestar o processo realizado ao longo do ano letivo, e evidenciar reflexões e experiências sobre o decorrer do estágio pedagógico. Neste sentido, uma das finalidades do relatório baseia-se na transmissão e análise da prática letiva realizada, das atividades de integração do meio, das atividades de intervenção da comunidade escolar e ainda das atividades de natureza cientifico pedagógica ao longo do ano, salientando o desenvolvimento formativo e crescimento na estruturação, planeamento e logística no processo implementado. Com o intuito de estruturar este relatório, com base no que foi realizado ao longo do ano letivo, efetuamos uma caracterização da escola, posteriormente seguido as linhas programáticas do estágio pedagógico enquadramos a caracterização da turma, as atividades realizadas na comunidade escolar, a ação de extensão curricular e as atividades de natureza cientifico-pedagógico individual e coletiva. Considerando, o valor e desenvolvimento de todas as aprendizagens obtidas em todos os critérios referenciados, objetivamos realizar uma reflexão global de todo o estágio pedagógico e consequentemente expor os diversos pontos elaborados ao longo do ano letivo. |
id |
RCAP_9cb775b8f839776934609dde38686d9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/3937 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestradoEscolaEstágio pedagógicoEducação físicaReflexãoSchoolPedagogical internshipPhysical EducationReflectionEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA realização do estágio pedagógico consiste numa etapa crucial no processo formativo de docentes, tornando-se o ponto em que passamos efetivamente a experienciar em contexto real um ambiente com os alunos e com toda a dinâmica da escola. O respetivo estágio pedagógico realizou-se na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2019/2020. A elaboração deste relatório consiste em manifestar o processo realizado ao longo do ano letivo, e evidenciar reflexões e experiências sobre o decorrer do estágio pedagógico. Neste sentido, uma das finalidades do relatório baseia-se na transmissão e análise da prática letiva realizada, das atividades de integração do meio, das atividades de intervenção da comunidade escolar e ainda das atividades de natureza cientifico pedagógica ao longo do ano, salientando o desenvolvimento formativo e crescimento na estruturação, planeamento e logística no processo implementado. Com o intuito de estruturar este relatório, com base no que foi realizado ao longo do ano letivo, efetuamos uma caracterização da escola, posteriormente seguido as linhas programáticas do estágio pedagógico enquadramos a caracterização da turma, as atividades realizadas na comunidade escolar, a ação de extensão curricular e as atividades de natureza cientifico-pedagógico individual e coletiva. Considerando, o valor e desenvolvimento de todas as aprendizagens obtidas em todos os critérios referenciados, objetivamos realizar uma reflexão global de todo o estágio pedagógico e consequentemente expor os diversos pontos elaborados ao longo do ano letivo.The completion of the pedagogical internship is a crucial step in the training process of teachers, becoming the point at which we effectively begin to experience in an actual context an environment with the students and with all the dynamics of the school. The respective teaching internship took place at the Jaime Moniz Secondary School, in the academic year 2019/2020. The preparation of this report consists of showing the process carried out throughout the school year, and showing reflections and experiences on the course of the pedagogical internship. In this sense, one of the purposes of the report is based on the transmission and analysis of the teaching practice carried out, the integration activities of the environment, the intervention activities of the school community and also the activities of a scientific and pedagogical nature throughout the year, highlighting the formative development and growth in structuring, planning and logistics in the implemented process. In order to structure this report, based on what was done throughout the school year, we carried out a characterization of the school, later following the programmatic lines of the pedagogical internship, we framed the characterization of the class, the activities carried out in the school community, the action of curriculum extension and activities of an individual and collective scientific-pedagogical nature. Considering, the value and development of all the learning obtained in all the referenced criteria, we aim to carry out a global reflection of the entire pedagogical internship and consequently expose the different points elaborated throughout the school year.Lopes, Helder Manuel ArsénioCorreia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de SousaDigitUMaAlves, João Leonardo Ascensão Rodrigues2022-08-06T00:30:18Z2021-05-06T00:00:00Z2021-05-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3937202830527porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:57:03Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3937Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:30.660082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado |
title |
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado |
spellingShingle |
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado Alves, João Leonardo Ascensão Rodrigues Escola Estágio pedagógico Educação física Reflexão School Pedagogical internship Physical Education Reflection Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado |
title_full |
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado |
title_fullStr |
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado |
title_full_unstemmed |
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado |
title_sort |
Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz: relatório de estágio de mestrado |
author |
Alves, João Leonardo Ascensão Rodrigues |
author_facet |
Alves, João Leonardo Ascensão Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Helder Manuel Arsénio Correia, Ana Luísa Rodrigues Figueira de Sousa DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, João Leonardo Ascensão Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Estágio pedagógico Educação física Reflexão School Pedagogical internship Physical Education Reflection Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Escola Estágio pedagógico Educação física Reflexão School Pedagogical internship Physical Education Reflection Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário . Faculdade de Ciências Sociais Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A realização do estágio pedagógico consiste numa etapa crucial no processo formativo de docentes, tornando-se o ponto em que passamos efetivamente a experienciar em contexto real um ambiente com os alunos e com toda a dinâmica da escola. O respetivo estágio pedagógico realizou-se na Escola Secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2019/2020. A elaboração deste relatório consiste em manifestar o processo realizado ao longo do ano letivo, e evidenciar reflexões e experiências sobre o decorrer do estágio pedagógico. Neste sentido, uma das finalidades do relatório baseia-se na transmissão e análise da prática letiva realizada, das atividades de integração do meio, das atividades de intervenção da comunidade escolar e ainda das atividades de natureza cientifico pedagógica ao longo do ano, salientando o desenvolvimento formativo e crescimento na estruturação, planeamento e logística no processo implementado. Com o intuito de estruturar este relatório, com base no que foi realizado ao longo do ano letivo, efetuamos uma caracterização da escola, posteriormente seguido as linhas programáticas do estágio pedagógico enquadramos a caracterização da turma, as atividades realizadas na comunidade escolar, a ação de extensão curricular e as atividades de natureza cientifico-pedagógico individual e coletiva. Considerando, o valor e desenvolvimento de todas as aprendizagens obtidas em todos os critérios referenciados, objetivamos realizar uma reflexão global de todo o estágio pedagógico e consequentemente expor os diversos pontos elaborados ao longo do ano letivo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-06T00:00:00Z 2021-05-06T00:00:00Z 2022-08-06T00:30:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/3937 202830527 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/3937 |
identifier_str_mv |
202830527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129943758602240 |