Sistema de contagem de tráfego e classificação automática de veículos, em tempo real e sem fios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghislain, Pierre Michel Henri
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/1213
Resumo: Esta tese tem por objectivo o desenho e avaliação de um sistema de contagem e classificação de veículos automóveis em tempo-real e sem fios. Pretende, também, ser uma alternativa aos actuais equipamentos, muito intrusivos nas vias rodoviárias. Esta tese inclui um estudo sobre as comunicações sem fios adequadas a uma rede de equipamentos sensores rodoviários, um estudo sobre a utilização do campo magnético como meio físico de detecção e contagem de veículos e um estudo sobre a autonomia energética dos equipamentos inseridos na via, com recurso, entre outros, à energia solar. O projecto realizado no âmbito desta tese incorpora, entre outros, a digitalização em tempo real da assinatura magnética deixada pela passagem de um veículo, no campo magnético da Terra, o respectivo envio para servidor via rádio e WAN, Wide Area Network, e o desenvolvimento de software tendo por base a pilha de protocolos ZigBee. Foram desenvolvidas aplicações para o equipamento sensor, para o coordenador, para o painel de controlo e para a biblioteca de Interface de um futuro servidor aplicacional. O software desenvolvido para o equipamento sensor incorpora ciclos de detecção e digitalização, com pausas de adormecimento de baixo consumo, e a activação das comunicações rádio durante a fase de envio, assegurando assim uma estratégia de poupança energética. Os resultados obtidos confirmam a viabilidade desta tecnologia para a detecção e contagem de veículos, assim como para a captura de assinatura usando magnetoresistências. Permitiram ainda verificar o alcance das comunicações sem fios com equipamento sensor embebido no asfalto e confirmar o modelo de cálculo da superfície do painel solar bem como o modelo de consumo energético do equipamento sensor.
id RCAP_9cc459d045d7900b03371d335e6b1591
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sistema de contagem de tráfego e classificação automática de veículos, em tempo real e sem fiosContagem e classificação de veículosIEEE802.15.4ZigBeeMagnetómetroSensor inteligente rodoviárioVehicle counting and classificationMagnetometerIntelligent road sensorEsta tese tem por objectivo o desenho e avaliação de um sistema de contagem e classificação de veículos automóveis em tempo-real e sem fios. Pretende, também, ser uma alternativa aos actuais equipamentos, muito intrusivos nas vias rodoviárias. Esta tese inclui um estudo sobre as comunicações sem fios adequadas a uma rede de equipamentos sensores rodoviários, um estudo sobre a utilização do campo magnético como meio físico de detecção e contagem de veículos e um estudo sobre a autonomia energética dos equipamentos inseridos na via, com recurso, entre outros, à energia solar. O projecto realizado no âmbito desta tese incorpora, entre outros, a digitalização em tempo real da assinatura magnética deixada pela passagem de um veículo, no campo magnético da Terra, o respectivo envio para servidor via rádio e WAN, Wide Area Network, e o desenvolvimento de software tendo por base a pilha de protocolos ZigBee. Foram desenvolvidas aplicações para o equipamento sensor, para o coordenador, para o painel de controlo e para a biblioteca de Interface de um futuro servidor aplicacional. O software desenvolvido para o equipamento sensor incorpora ciclos de detecção e digitalização, com pausas de adormecimento de baixo consumo, e a activação das comunicações rádio durante a fase de envio, assegurando assim uma estratégia de poupança energética. Os resultados obtidos confirmam a viabilidade desta tecnologia para a detecção e contagem de veículos, assim como para a captura de assinatura usando magnetoresistências. Permitiram ainda verificar o alcance das comunicações sem fios com equipamento sensor embebido no asfalto e confirmar o modelo de cálculo da superfície do painel solar bem como o modelo de consumo energético do equipamento sensor.The aim of this thesis is the design and evaluation of a vehicle counting and classification system, in real-time and over wireless communications, thus resolving the current problems of nowadays intrusive road sensors. The thesis covers the study of the wireless communications suitable for a network of road sensors, the magnetic field as a physical mean of vehicle detection and classification, and the study of energy autonomy for the equipment placed on the road, using, among others, solar energy. It is also the subject of study the real-time scanning of the magnetic signature left by a passing vehicle in the Earth's magnetic field and its radio transmission to a server. The development focused on the software, the ZigBee protocol Stack and the system on a chip cc2530. Applications have been built for the road sensor, the coordinator, the control panel and an interface library designed for a future application server. The software developed for the road sensor incorporates duty cycles for detection and digitalization, followed by low energy pauses, and activation of the radio communications only during the data transfer, thus ensuring an energy saving strategy. The results obtained confirm the possibility using this technology for vehicle detection, counting and signature capture using magneto-resistance. Also allowed verification of the range of wireless communications for the road sensor embedded in asphalt and confirms the models for calculating the surface of the solar panel and for the energy consumption of the road sensor.Serrador, António João NunesCarona, Duarte Miguel FuscoRCIPLGhislain, Pierre Michel Henri2012-03-01T15:06:12Z2011-112011-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1213porGhislain, Pierre Michel Henri - Sensor inteligente rodoviário. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:39:03Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:18.876863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sistema de contagem de tráfego e classificação automática de veículos, em tempo real e sem fios
title Sistema de contagem de tráfego e classificação automática de veículos, em tempo real e sem fios
spellingShingle Sistema de contagem de tráfego e classificação automática de veículos, em tempo real e sem fios
Ghislain, Pierre Michel Henri
Contagem e classificação de veículos
IEEE802.15.4
ZigBee
Magnetómetro
Sensor inteligente rodoviário
Vehicle counting and classification
Magnetometer
Intelligent road sensor
title_short Sistema de contagem de tráfego e classificação automática de veículos, em tempo real e sem fios
title_full Sistema de contagem de tráfego e classificação automática de veículos, em tempo real e sem fios
title_fullStr Sistema de contagem de tráfego e classificação automática de veículos, em tempo real e sem fios
title_full_unstemmed Sistema de contagem de tráfego e classificação automática de veículos, em tempo real e sem fios
title_sort Sistema de contagem de tráfego e classificação automática de veículos, em tempo real e sem fios
author Ghislain, Pierre Michel Henri
author_facet Ghislain, Pierre Michel Henri
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrador, António João Nunes
Carona, Duarte Miguel Fusco
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghislain, Pierre Michel Henri
dc.subject.por.fl_str_mv Contagem e classificação de veículos
IEEE802.15.4
ZigBee
Magnetómetro
Sensor inteligente rodoviário
Vehicle counting and classification
Magnetometer
Intelligent road sensor
topic Contagem e classificação de veículos
IEEE802.15.4
ZigBee
Magnetómetro
Sensor inteligente rodoviário
Vehicle counting and classification
Magnetometer
Intelligent road sensor
description Esta tese tem por objectivo o desenho e avaliação de um sistema de contagem e classificação de veículos automóveis em tempo-real e sem fios. Pretende, também, ser uma alternativa aos actuais equipamentos, muito intrusivos nas vias rodoviárias. Esta tese inclui um estudo sobre as comunicações sem fios adequadas a uma rede de equipamentos sensores rodoviários, um estudo sobre a utilização do campo magnético como meio físico de detecção e contagem de veículos e um estudo sobre a autonomia energética dos equipamentos inseridos na via, com recurso, entre outros, à energia solar. O projecto realizado no âmbito desta tese incorpora, entre outros, a digitalização em tempo real da assinatura magnética deixada pela passagem de um veículo, no campo magnético da Terra, o respectivo envio para servidor via rádio e WAN, Wide Area Network, e o desenvolvimento de software tendo por base a pilha de protocolos ZigBee. Foram desenvolvidas aplicações para o equipamento sensor, para o coordenador, para o painel de controlo e para a biblioteca de Interface de um futuro servidor aplicacional. O software desenvolvido para o equipamento sensor incorpora ciclos de detecção e digitalização, com pausas de adormecimento de baixo consumo, e a activação das comunicações rádio durante a fase de envio, assegurando assim uma estratégia de poupança energética. Os resultados obtidos confirmam a viabilidade desta tecnologia para a detecção e contagem de veículos, assim como para a captura de assinatura usando magnetoresistências. Permitiram ainda verificar o alcance das comunicações sem fios com equipamento sensor embebido no asfalto e confirmar o modelo de cálculo da superfície do painel solar bem como o modelo de consumo energético do equipamento sensor.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11
2011-11-01T00:00:00Z
2012-03-01T15:06:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/1213
url http://hdl.handle.net/10400.21/1213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ghislain, Pierre Michel Henri - Sensor inteligente rodoviário. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133365500116992