Empreendedorismo e crescimento económico : o caso de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Isabel Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19611
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
id RCAP_9cc48cb251f9c7d81e81814e1bebb606
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Empreendedorismo e crescimento económico : o caso de AngolaEntrepreneurshipEconomic growthAngolaGEM658.0Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão EstratégicaO presente trabalho tem como principal objectivo contribuir para o conhecimento do empreendedorismo nos países em vias de desenvolvimento e, em particular, em Angola, mostrando a forma como os especialistas nacionais da área vêem o empreendedorismo, a forma como este é incentivado, ou não, e os meios que tem ao seu alcance para se desenvolver, bem como as desigualdades existentes entre as diferentes formas de empreendedorismo, entre outros aspectos considerados relevantes. A questão central prende-se com a extensão da ajuda dada pelo governo central de Angola ao empreendedorismo. Para dar-lhe resposta começou-se pela caracterização geral do empreendedorismo e suas nuances, e pelo desenvolvimento das condições do território angolano, de forma a enquadrar as condições do empreendedorismo na sua cultura. Foram então analisadas as 16 condições estruturais do empreendedorismo determinadas pelo GEM – Global Entrepreneurship Monitor, primeiro através de uma revisão literária a cada uma das condições e seu devido enquadramento na sociedade angolana e, depois, pela análise às respostas recebidas por especialistas nacionais ao inquérito GEM objecto de estudo. Os resultados mostram que, na visão dos especialistas consultados, as ajudas ao financiamento de projectos empreendedores são parcialmente insuficiente (nível 2, numa escala de 1 a 5); os programas e políticas governamentais têm resultados médios similares (também de 2) e ainda que o acesso a infra-estruturas físicas seja considerado positivo (4), a generalidade dos aspectos analisados contribuem para a percepção de que ainda há muito a fazer para desenvolver o apoio à criação de novas empresas no país, ainda que seja bem conceituado o ideal do empreendedorismo em Angola ( resultados médios de 3), sendo a cultura nacional em Angola vista como encorajadora do empreendedorismo. O estudo realizado contribuiu assim para o aprofundamento do conhecimento da sociedade angolana, em particular no que concerne a forma como os empreendedores são vistos, ensinados e ajudados pela sociedade em geral, na perspectiva dos especialistas nacionais que acederam responder ao inquérito. Da mesma forma, contribui para o aprofundamento de conhecimentos em relação a países em vias de desenvolvimento e à relação existentes entre os vários ‘players’ do seu mercado, desde políticos, aos media e à sociedade em geral.This paper main goal is to enhance knowledge about entrepreneurship in developing countries and, particularly, in Angola. It shall demonstrate how national specialists see entrepreneurship, the supports it receives and the existing means to develop it, as well as the differences within entrepreneurship, and other important aspects. The central issue concerns the extension of the help given by Angola’s central government to entrepreneurship and its relationship to economic growth. To develop it, it starts with entrepreneurship general characterization and variations, and by the Angolan territory features, to insert entrepreneurship in Angola’s culture. Next, a research on the 16 structural conditions determined by GEM – Global Entrepreneurship Monitor – was conducted; first, with a bibliographic review to those conditions, isolated, and in Angola’s environment; and then, an analysis was made to the answers given by the national specialists to GEM national report. The results show that consulted specialist consider the financing of entrepreneurship projects are partially insufficient (level 2, in a scale from 1 to 5); also, governmental programs and policies have similar average results (also 2) and although the access to physical infrastructures had a positive analysis (4), most studied aspects contribute to the perception that there is still a lot to do, in order to develop the creation of new companies in the country. This study shall add, thou, knowledge concerning the Angolan society, particularly in the way entrepreneurships are seen, taught and helped by society, in the perspective of the national specialists that answered to the survey. It has also helped stepping up in knowledge concerning developing countries and the existing relationships between different ‘players’ in the market, from politicians to media, and society.Pinho, José Carlos M.Universidade do MinhoMendes, Ana Isabel Marques20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:38.437134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Empreendedorismo e crescimento económico : o caso de Angola
title Empreendedorismo e crescimento económico : o caso de Angola
spellingShingle Empreendedorismo e crescimento económico : o caso de Angola
Mendes, Ana Isabel Marques
Entrepreneurship
Economic growth
Angola
GEM
658.0
title_short Empreendedorismo e crescimento económico : o caso de Angola
title_full Empreendedorismo e crescimento económico : o caso de Angola
title_fullStr Empreendedorismo e crescimento económico : o caso de Angola
title_full_unstemmed Empreendedorismo e crescimento económico : o caso de Angola
title_sort Empreendedorismo e crescimento económico : o caso de Angola
author Mendes, Ana Isabel Marques
author_facet Mendes, Ana Isabel Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, José Carlos M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Isabel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Entrepreneurship
Economic growth
Angola
GEM
658.0
topic Entrepreneurship
Economic growth
Angola
GEM
658.0
description Dissertação de mestrado em Marketing e Gestão Estratégica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19611
url http://hdl.handle.net/1822/19611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132924025503744