Confinamento durante a covid-19 em Portugal: um estudo de caso sobre o teletrabalho ao nível da gestão de topo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Stephanie Caroline Siqueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25868
Resumo: Mestrado ESTG-IPB/APNOR
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spelling Confinamento durante a covid-19 em Portugal: um estudo de caso sobre o teletrabalho ao nível da gestão de topoTeletrabalhoConfinamentoTecnologias da informação e comunicaçãoGestão de topoMegatendênciasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado ESTG-IPB/APNOREm março de 2020 o mundo se surpreendeu com a proporção do efeito pandêmicos da COVID-19 e para tentar restringir a propagação do vírus foi instituído o isolamento social em todo o mundo. As organizações e os colaboradores de depararam com a necessidade de adotar um novo arranjo de trabalho. O teletrabalho, uma megatendência que já vinha se desenvolvendo lentamente nos últimos anos, apresentou um súbito crescimento com o confinamento. A inexperiência com o trabalho remoto agravou ainda mais os desafios encontrados pelas organizações e pelos teletrabalhadores, em especial os gestores de topo, mais propensos a longas jornadas de trabalho. Assim sendo, torna-se pertinente responder a seguinte questão: quais efeitos do teletrabalho obrigatório durante o confinamento da COVID-19 contribuem para a precarização do trabalho dos gestores de topo? O trabalho de caráter exploratório e de natureza qualitativa realizou-se por meio do estudo de caso de uma organização que a princípio já tinha as tecnologias da informação e comunicação difundidas. Entretanto, de acordo com a descrição dos teletrabalhadores infere-se que não existe na organização a cultura do trabalho fora das instalações da empresa. Após análise do resultado, observou-se determinada aversão ao formato contínuo de teletrabalho entre os participantes do estudo. Os teletrabalhadores relataram que a predileção pelo trabalho presencial provém da atuação neste formato durante toda a carreira profissional. Entretanto, este estudo sugere que as circunstâncias em que o teletrabalho contínuo foi experienciado pelos colaboradores contribuiu para a dificuldade de adaptação dos mesmos. A transição imediata entre os dois formatos de prestação de trabalho, presencial e remoto, no período de confinamento, somada à falta de políticas e diretrizes reativas por parte da empresa, limitou a vivência do teletrabalho de forma satisfatória para o colaborador.In March 2020, the world was surprised by the proportion of the pandemic effects of COVID-19, in order to try to restrict the spread of the virus, social isolation was instituted worldwide. Organizations and employees were faced with the need to adopt a new working arrangement. Teleworking, which was already a megatrend that had been slowly developing in recent years, with the confinement showed a sudden growth. The inexperience with remote work further exacerbated the challenges faced by the organization and teleworkers, especially top managers who are more prone to long working hours. Therefore, it is pertinent to answer the following question, which effects of mandatory teleworking during the confinement of COVID-19 contribute to the precariousness of the work of top managers? The exploratory and qualitative study was carried out through the case study of an organization that at first already had widespread information and communication technologies. However, according to the description of teleworkers, it is inferred that there is no culture of work outside the company's facilities in the organization. After analyzing the result, a certain aversion to the continuous format of teleworking was observed among the study participants. Teleworkers reported that their predilection for face-to-face work comes from working in this format throughout their professional careers. However, this study suggests that the circumstances in which continuous teleworking was experienced by employees contributed to the difficulty of adapting to it. The immediate transition between the two formats of work delivery, face-to-face and remote, during the confinement period, added to the lack of reactive policies and guidelines on the part of the company, limited the experience of teleworking in a satisfactory way for the employee.Cardim, SofiaVara, Natália CordeiroBiblioteca Digital do IPBRibeiro, Stephanie Caroline Siqueira2022-09-02T11:18:40Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25868TID:203056817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:57:52Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:27.613732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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