Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Luis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/3465
Resumo: Estas palavras do presidente dos Estados Unidos, proferidas no parlamento australiano, confirmam que a Ásia-Pacífico é cada vez mais reconhecida como o epicentro da geopolítica e da geoeconomia mundiais, espaço onde as evoluções, as dinâmicas, os comportamentos e as interacções definem largamente os destinos de outros actores, de outras regiões e do mundo. Com efeito, da ascensão económica e estratégica de gigantes como a China e a Índia à perpetuação de inúmeras disputas territoriais e fronteiriças, passando por rivalidades históricas, a crescente dependência das importações de energia, o aumento significativo dos orçamentos e capacidades militares ou a centralidade da região na gestão de desafios globais cruciais (protecção ambiental, democracia, respeito pelos direitos humanos, luta contra o ter- Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança? 344 rorismo, rotas de comunicação marítimas, desenvolvimento, pressão demográfica, urbanização, proliferação de ADM, etc.), são muitos os factores que tornam a Ásia-Pacífico determinante para o mundo no século XXI, seja nos melhores ou nos piores cenários. Todavia, representa a “Ásia-Pacífico” uma verdadeira região do globo? E sendo possível referir a Ásia-Pacífico enquanto teatro de comportamentos e interacções, constitui autenticamente um “espaço económico” e/ou um “espaço de segurança”? Estas são questões fundamentais para as análises sobre a ÁsiaPacífico cujas respostas se procuram discutir neste ensaio. Assim, começaremos por explicar a “Ásia-Pacífico” enquanto espaço regional à luz da geografia, das perceções, do regionalismo e da intensidade das interconexões entre os actores. Com base nestes critérios, discutiremos depois se a Ásia-Pacífico pode ser assumida e analisada apropriadamente como espaço económico e também como espaço de segurança. No final, tentaremos sumariamente vislumbrar algumas conexões entre os domínios da economia e da segurança na Ásia-Pacífico e os seus efeitos para o ambiente regional.
id RCAP_9ce0bb39fa7f4a66c17ae4a02158afe9
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/3465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança?Asia-PacíficoRelações internacionaisEstas palavras do presidente dos Estados Unidos, proferidas no parlamento australiano, confirmam que a Ásia-Pacífico é cada vez mais reconhecida como o epicentro da geopolítica e da geoeconomia mundiais, espaço onde as evoluções, as dinâmicas, os comportamentos e as interacções definem largamente os destinos de outros actores, de outras regiões e do mundo. Com efeito, da ascensão económica e estratégica de gigantes como a China e a Índia à perpetuação de inúmeras disputas territoriais e fronteiriças, passando por rivalidades históricas, a crescente dependência das importações de energia, o aumento significativo dos orçamentos e capacidades militares ou a centralidade da região na gestão de desafios globais cruciais (protecção ambiental, democracia, respeito pelos direitos humanos, luta contra o ter- Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança? 344 rorismo, rotas de comunicação marítimas, desenvolvimento, pressão demográfica, urbanização, proliferação de ADM, etc.), são muitos os factores que tornam a Ásia-Pacífico determinante para o mundo no século XXI, seja nos melhores ou nos piores cenários. Todavia, representa a “Ásia-Pacífico” uma verdadeira região do globo? E sendo possível referir a Ásia-Pacífico enquanto teatro de comportamentos e interacções, constitui autenticamente um “espaço económico” e/ou um “espaço de segurança”? Estas são questões fundamentais para as análises sobre a ÁsiaPacífico cujas respostas se procuram discutir neste ensaio. Assim, começaremos por explicar a “Ásia-Pacífico” enquanto espaço regional à luz da geografia, das perceções, do regionalismo e da intensidade das interconexões entre os actores. Com base nestes critérios, discutiremos depois se a Ásia-Pacífico pode ser assumida e analisada apropriadamente como espaço económico e também como espaço de segurança. No final, tentaremos sumariamente vislumbrar algumas conexões entre os domínios da economia e da segurança na Ásia-Pacífico e os seus efeitos para o ambiente regional.OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa2018-02-22T17:14:11Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/3465por978-989-8191-77-9Tomé, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T14:02:57ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança?
title Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança?
spellingShingle Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança?
Tomé, Luis
Asia-Pacífico
Relações internacionais
title_short Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança?
title_full Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança?
title_fullStr Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança?
title_full_unstemmed Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança?
title_sort Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança?
author Tomé, Luis
author_facet Tomé, Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Asia-Pacífico
Relações internacionais
topic Asia-Pacífico
Relações internacionais
description Estas palavras do presidente dos Estados Unidos, proferidas no parlamento australiano, confirmam que a Ásia-Pacífico é cada vez mais reconhecida como o epicentro da geopolítica e da geoeconomia mundiais, espaço onde as evoluções, as dinâmicas, os comportamentos e as interacções definem largamente os destinos de outros actores, de outras regiões e do mundo. Com efeito, da ascensão económica e estratégica de gigantes como a China e a Índia à perpetuação de inúmeras disputas territoriais e fronteiriças, passando por rivalidades históricas, a crescente dependência das importações de energia, o aumento significativo dos orçamentos e capacidades militares ou a centralidade da região na gestão de desafios globais cruciais (protecção ambiental, democracia, respeito pelos direitos humanos, luta contra o ter- Ásia-Pacífico: Espaço Regional? Económico e de Segurança? 344 rorismo, rotas de comunicação marítimas, desenvolvimento, pressão demográfica, urbanização, proliferação de ADM, etc.), são muitos os factores que tornam a Ásia-Pacífico determinante para o mundo no século XXI, seja nos melhores ou nos piores cenários. Todavia, representa a “Ásia-Pacífico” uma verdadeira região do globo? E sendo possível referir a Ásia-Pacífico enquanto teatro de comportamentos e interacções, constitui autenticamente um “espaço económico” e/ou um “espaço de segurança”? Estas são questões fundamentais para as análises sobre a ÁsiaPacífico cujas respostas se procuram discutir neste ensaio. Assim, começaremos por explicar a “Ásia-Pacífico” enquanto espaço regional à luz da geografia, das perceções, do regionalismo e da intensidade das interconexões entre os actores. Com base nestes critérios, discutiremos depois se a Ásia-Pacífico pode ser assumida e analisada apropriadamente como espaço económico e também como espaço de segurança. No final, tentaremos sumariamente vislumbrar algumas conexões entre os domínios da economia e da segurança na Ásia-Pacífico e os seus efeitos para o ambiente regional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-02-22T17:14:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/3465
url http://hdl.handle.net/11144/3465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8191-77-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv OBSERVARE. Universidade Autónoma de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301934675329024