Civitas nova : filosofia e educação para a cidadania
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1284 |
Resumo: | A palavra cidadania tornou-se, nas últimas décadas, numa das palavras mais usadas quando se pretende discutir a vida em sociedade. No entanto, se o conceito em si tem vindo a crescer em importância, a sua concretização na vida pública e política vê-se – e sente-se – cada vez mais comprometida na sociedade contemporânea. Sendo o fomento das virtudes cívicas forte reconhecidamente uma das exigências mais importantes de um Estado democrático, impõe-se a pergunta de como podemos as podemos reabilitar; mais concretamente, impõe-se a questão de saber como podemos educar para a cidadania. No decurso do presente trabalho, procuraremos examinar filosoficamente a noção de cidadania à luz dos desafios inerentes aos contemporâneos Estados democráticos, tentando, simultaneamente, demonstrar que é na disciplina de Filosofia que encontramos o terreno mais fecundo para o cultivo dos valores políticos que nos permitirão educar para uma cidadania activa, participativa e pluralista. |
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Civitas nova : filosofia e educação para a cidadaniaCidadaniaEducação para a cidadania - Aspectos filosoficosSociedade - DemocraciaDemocracia - Aspectos filosóficosCidadania - Aspectos políticosA palavra cidadania tornou-se, nas últimas décadas, numa das palavras mais usadas quando se pretende discutir a vida em sociedade. No entanto, se o conceito em si tem vindo a crescer em importância, a sua concretização na vida pública e política vê-se – e sente-se – cada vez mais comprometida na sociedade contemporânea. Sendo o fomento das virtudes cívicas forte reconhecidamente uma das exigências mais importantes de um Estado democrático, impõe-se a pergunta de como podemos as podemos reabilitar; mais concretamente, impõe-se a questão de saber como podemos educar para a cidadania. No decurso do presente trabalho, procuraremos examinar filosoficamente a noção de cidadania à luz dos desafios inerentes aos contemporâneos Estados democráticos, tentando, simultaneamente, demonstrar que é na disciplina de Filosofia que encontramos o terreno mais fecundo para o cultivo dos valores políticos que nos permitirão educar para uma cidadania activa, participativa e pluralista.Universidade da Beira InterioruBibliorumSerra, Bruno Daniel de Brito2013-07-29T08:28:49Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1284porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:06:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1284Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:06:59Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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