Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/77423 |
Resumo: | Assumindo que as crianças são agentes sociais ativos que constroem as suas próprias culturas, esta pesquisa pretendeu compreender as suas perspetivas acerca do papel que as novas tecnologias, em particular a Internet, têm nas suas vidas. Tomou ainda como vertentes específicas os riscos, os desafios de segurança e as oportunidades que o uso de tecnologias digitais pode ou não representar, a partir do ponto de vista das crianças e da dimensão social do fenómeno tecnológico, ou seja, da forma como desenvolvimento tecnológico e práticas sociais se inter-relacionam e constroem mutuamente. Com base numa investigação etnográfica, são aqui retratadas as culturas ‘digitais’ que as crianças estão a construir e as reinterpretações que fazem dos conceitosde risco, segurança e oportunidade. Esta abordagem foca como este tipo de experiências são vividas quotidianamente, no contexto de estruturas socioculturais específicas. |
id |
RCAP_9cee344b7189f00346f6a7fdeb05f539 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77423 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das criançasNew technologies, risks and opportunities from children´s perspectivesLas nuevas tecnologías, sus riesgos y oportunidades desde la perspectiva de los niñosCriançasNovas tecnologiasRiscosOportunidadesChildrenNew technologiesRisksOpportunitiesNiñosNuevas tecnologíasRiesgosCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeAssumindo que as crianças são agentes sociais ativos que constroem as suas próprias culturas, esta pesquisa pretendeu compreender as suas perspetivas acerca do papel que as novas tecnologias, em particular a Internet, têm nas suas vidas. Tomou ainda como vertentes específicas os riscos, os desafios de segurança e as oportunidades que o uso de tecnologias digitais pode ou não representar, a partir do ponto de vista das crianças e da dimensão social do fenómeno tecnológico, ou seja, da forma como desenvolvimento tecnológico e práticas sociais se inter-relacionam e constroem mutuamente. Com base numa investigação etnográfica, são aqui retratadas as culturas ‘digitais’ que as crianças estão a construir e as reinterpretações que fazem dos conceitosde risco, segurança e oportunidade. Esta abordagem foca como este tipo de experiências são vividas quotidianamente, no contexto de estruturas socioculturais específicas.Assuming that children are active social agents who construct their own cultures, this research is focused on their perspective about the role that new technologies, particularly the Internet, have in their lives. Moreover, it aims to understand the opportunities, risks and safety challenges the use of digital technologies may represent, from the children's points of view. Based on an ethnographic approach, this article analyses children’s lived experiences of using digital media, taking into account the specific sociocultural contexts in which these occur. Thus, it considers how technology and social practices coconstruct each other. Its results portray the 'digital' cultures children are building and the reinterpretations of opportunity, risk and safety that emerge withinConsiderando que los niños son agentes sociales activos que construyen sus propias culturas, esta investigación buscó comprender sus puntos de vista acerca del papel que las nuevas tecnologías, en particular Internet, tienen en sus vidas. Aún tuvo como aspectos específicos los riegos, desafíos de seguridad y oportunidades que el uso de tecnologías digitales puede, o no puede, representar, desde el punto de vista de los niños. Con base en una investigación etnográfica están aquí representadas las culturas digitales que los niños están construyendo, bien como las interpretaciones que hacen de los conceptos de riesgo, seguridad y oportunidad. Este enfoque se centra en cómo se viven estas experiencias todos los días, en contextos de estructuras socio-culturales específicas. Se considera, por lo tanto, la dimensión social del fenómeno tecnológico, es decir, la manera como el desarrollo tecnológico y las prácticas sociales están interrelacionados y se construyen mutuamente.Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)Universidade do MinhoMonteiro, Ana Francisca20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77423porMonteiro, A. F., & Osório, A. J. (2015). Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 35–57. https://doi.org/10.21814/rpe.70490871-91872183-045210.21814/rpe.7049https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7049info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:40.760226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças New technologies, risks and opportunities from children´s perspectives Las nuevas tecnologías, sus riesgos y oportunidades desde la perspectiva de los niños |
title |
Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças |
spellingShingle |
Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças Monteiro, Ana Francisca Crianças Novas tecnologias Riscos Oportunidades Children New technologies Risks Opportunities Niños Nuevas tecnologías Riesgos Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
title_short |
Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças |
title_full |
Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças |
title_fullStr |
Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças |
title_full_unstemmed |
Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças |
title_sort |
Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças |
author |
Monteiro, Ana Francisca |
author_facet |
Monteiro, Ana Francisca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Ana Francisca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Novas tecnologias Riscos Oportunidades Children New technologies Risks Opportunities Niños Nuevas tecnologías Riesgos Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
topic |
Crianças Novas tecnologias Riscos Oportunidades Children New technologies Risks Opportunities Niños Nuevas tecnologías Riesgos Ciências Sociais::Ciências da Educação Educação de qualidade |
description |
Assumindo que as crianças são agentes sociais ativos que constroem as suas próprias culturas, esta pesquisa pretendeu compreender as suas perspetivas acerca do papel que as novas tecnologias, em particular a Internet, têm nas suas vidas. Tomou ainda como vertentes específicas os riscos, os desafios de segurança e as oportunidades que o uso de tecnologias digitais pode ou não representar, a partir do ponto de vista das crianças e da dimensão social do fenómeno tecnológico, ou seja, da forma como desenvolvimento tecnológico e práticas sociais se inter-relacionam e constroem mutuamente. Com base numa investigação etnográfica, são aqui retratadas as culturas ‘digitais’ que as crianças estão a construir e as reinterpretações que fazem dos conceitosde risco, segurança e oportunidade. Esta abordagem foca como este tipo de experiências são vividas quotidianamente, no contexto de estruturas socioculturais específicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/77423 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/77423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Monteiro, A. F., & Osório, A. J. (2015). Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 35–57. https://doi.org/10.21814/rpe.7049 0871-9187 2183-0452 10.21814/rpe.7049 https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132925063593984 |