Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Ana Francisca
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/77423
Resumo: Assumindo que as crianças são agentes sociais ativos que constroem as suas próprias culturas, esta pesquisa pretendeu compreender as suas perspetivas acerca do papel que as novas tecnologias, em particular a Internet, têm nas suas vidas. Tomou ainda como vertentes específicas os riscos, os desafios de segurança e as oportunidades que o uso de tecnologias digitais pode ou não representar, a partir do ponto de vista das crianças e da dimensão social do fenómeno tecnológico, ou seja, da forma como desenvolvimento tecnológico e práticas sociais se inter-relacionam e constroem mutuamente. Com base numa investigação etnográfica, são aqui retratadas as culturas ‘digitais’ que as crianças estão a construir e as reinterpretações que fazem dos conceitosde risco, segurança e oportunidade. Esta abordagem foca como este tipo de experiências são vividas quotidianamente, no contexto de estruturas socioculturais específicas.
id RCAP_9cee344b7189f00346f6a7fdeb05f539
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77423
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das criançasNew technologies, risks and opportunities from children´s perspectivesLas nuevas tecnologías, sus riesgos y oportunidades desde la perspectiva de los niñosCriançasNovas tecnologiasRiscosOportunidadesChildrenNew technologiesRisksOpportunitiesNiñosNuevas tecnologíasRiesgosCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeAssumindo que as crianças são agentes sociais ativos que constroem as suas próprias culturas, esta pesquisa pretendeu compreender as suas perspetivas acerca do papel que as novas tecnologias, em particular a Internet, têm nas suas vidas. Tomou ainda como vertentes específicas os riscos, os desafios de segurança e as oportunidades que o uso de tecnologias digitais pode ou não representar, a partir do ponto de vista das crianças e da dimensão social do fenómeno tecnológico, ou seja, da forma como desenvolvimento tecnológico e práticas sociais se inter-relacionam e constroem mutuamente. Com base numa investigação etnográfica, são aqui retratadas as culturas ‘digitais’ que as crianças estão a construir e as reinterpretações que fazem dos conceitosde risco, segurança e oportunidade. Esta abordagem foca como este tipo de experiências são vividas quotidianamente, no contexto de estruturas socioculturais específicas.Assuming that children are active social agents who construct their own cultures, this research is focused on their perspective about the role that new technologies, particularly the Internet, have in their lives. Moreover, it aims to understand the opportunities, risks and safety challenges the use of digital technologies may represent, from the children's points of view. Based on an ethnographic approach, this article analyses children’s lived experiences of using digital media, taking into account the specific sociocultural contexts in which these occur. Thus, it considers how technology and social practices coconstruct each other. Its results portray the 'digital' cultures children are building and the reinterpretations of opportunity, risk and safety that emerge withinConsiderando que los niños son agentes sociales activos que construyen sus propias culturas, esta investigación buscó comprender sus puntos de vista acerca del papel que las nuevas tecnologías, en particular Internet, tienen en sus vidas. Aún tuvo como aspectos específicos los riegos, desafíos de seguridad y oportunidades que el uso de tecnologías digitales puede, o no puede, representar, desde el punto de vista de los niños. Con base en una investigación etnográfica están aquí representadas las culturas digitales que los niños están construyendo, bien como las interpretaciones que hacen de los conceptos de riesgo, seguridad y oportunidad. Este enfoque se centra en cómo se viven estas experiencias todos los días, en contextos de estructuras socio-culturales específicas. Se considera, por lo tanto, la dimensión social del fenómeno tecnológico, es decir, la manera como el desarrollo tecnológico y las prácticas sociales están interrelacionados y se construyen mutuamente.Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)Universidade do MinhoMonteiro, Ana Francisca20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77423porMonteiro, A. F., & Osório, A. J. (2015). Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 35–57. https://doi.org/10.21814/rpe.70490871-91872183-045210.21814/rpe.7049https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7049info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:40.760226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças
New technologies, risks and opportunities from children´s perspectives
Las nuevas tecnologías, sus riesgos y oportunidades desde la perspectiva de los niños
title Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças
spellingShingle Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças
Monteiro, Ana Francisca
Crianças
Novas tecnologias
Riscos
Oportunidades
Children
New technologies
Risks
Opportunities
Niños
Nuevas tecnologías
Riesgos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças
title_full Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças
title_fullStr Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças
title_full_unstemmed Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças
title_sort Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças
author Monteiro, Ana Francisca
author_facet Monteiro, Ana Francisca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Ana Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Novas tecnologias
Riscos
Oportunidades
Children
New technologies
Risks
Opportunities
Niños
Nuevas tecnologías
Riesgos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Crianças
Novas tecnologias
Riscos
Oportunidades
Children
New technologies
Risks
Opportunities
Niños
Nuevas tecnologías
Riesgos
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Assumindo que as crianças são agentes sociais ativos que constroem as suas próprias culturas, esta pesquisa pretendeu compreender as suas perspetivas acerca do papel que as novas tecnologias, em particular a Internet, têm nas suas vidas. Tomou ainda como vertentes específicas os riscos, os desafios de segurança e as oportunidades que o uso de tecnologias digitais pode ou não representar, a partir do ponto de vista das crianças e da dimensão social do fenómeno tecnológico, ou seja, da forma como desenvolvimento tecnológico e práticas sociais se inter-relacionam e constroem mutuamente. Com base numa investigação etnográfica, são aqui retratadas as culturas ‘digitais’ que as crianças estão a construir e as reinterpretações que fazem dos conceitosde risco, segurança e oportunidade. Esta abordagem foca como este tipo de experiências são vividas quotidianamente, no contexto de estruturas socioculturais específicas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/77423
url http://hdl.handle.net/1822/77423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Monteiro, A. F., & Osório, A. J. (2015). Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças. Revista Portuguesa De Educação, 28(1), 35–57. https://doi.org/10.21814/rpe.7049
0871-9187
2183-0452
10.21814/rpe.7049
https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/7049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132925063593984