Que educação científica propõe o currículo oficial em Portugal para o 1º ciclo do ensino básico?
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8737 |
Resumo: | Neste trabalho analisa-se a educação científica estabelecida no atual currículo oficial para o primeiro ciclo do Ensino Básico (1.º – 4.º ano) em Portugal. Através do instrumento de análise de prática ACUDE (Espanha), devidamente adaptado ao contexto português (ACUDE.pt), avaliou-se de que forma é que o currículo oficial do primeiro ciclo do Ensino Básico responde às seguintes dimensões relativas à ciência escolar: construção da ciência escolar, axiologia e psicologia da aprendizagem da ciência, objetivos e competências, conteúdos, atividades, desenho e estratégias de ensino, recursos didáticos e, avaliação. Os resultados indicam que a ciência escolar sugerida no currículo oficial para o primeiro ciclo do Ensino Básico está longe, na sua maioria, das atuais tendências em Didática das Ciências. |
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Que educação científica propõe o currículo oficial em Portugal para o 1º ciclo do ensino básico?XV ENEC - Currículo e políticas educativasNeste trabalho analisa-se a educação científica estabelecida no atual currículo oficial para o primeiro ciclo do Ensino Básico (1.º – 4.º ano) em Portugal. Através do instrumento de análise de prática ACUDE (Espanha), devidamente adaptado ao contexto português (ACUDE.pt), avaliou-se de que forma é que o currículo oficial do primeiro ciclo do Ensino Básico responde às seguintes dimensões relativas à ciência escolar: construção da ciência escolar, axiologia e psicologia da aprendizagem da ciência, objetivos e competências, conteúdos, atividades, desenho e estratégias de ensino, recursos didáticos e, avaliação. Os resultados indicam que a ciência escolar sugerida no currículo oficial para o primeiro ciclo do Ensino Básico está longe, na sua maioria, das atuais tendências em Didática das Ciências.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8737por1646-2335Rodríguez-Miranda, Francisco P.Carrapiço, FernandoSousa, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:31Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8737Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.777275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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