Contributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Filipa Coelho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25912
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Pedagogia Universitária) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_9cf575a76bf52efa3e31f20b8390146a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/25912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagemPortfolioAluno de enfermagemDissertação de mestrado em Ciências da Educação (Pedagogia Universitária) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraNas últimas décadas deram-se grandes evoluções e revoluções, na sociedade, no ensino e na saúde. Para acompanhar estas evoluções o ensino de enfermagem, baseado em modelos já obsoletos, transformou-se aderiu a uma nova filosofia de formação: o ensino reflexivo. Dentro desta nova filosofia de ensino inclui-se uma metodologia de ensino também acolhida no ensino de enfermagem: o uso de portfolios, com o intuito de facilitar o desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros profissionais. Este estudo tem como principal objectivo: saber que contributos trouxe o uso do portfolio no desenvolvimento de competências dos enfermeiros que utilizaram o portfolio enquanto estudantes. Foram distribuídos questionários à amostra de enfermeiros e realizada a respectiva análise de conteúdo. Verificou-se que os enfermeiros identificam o portfolio como tendo sido uma estratégia de ensino que contribuiu para o desenvolvimento de competências de enfermagem como: valorização profissional (87,5%); comunicação e relações interpessoais (75%); promoção da saúde (50%); colheita de dados (50%); cuidados de saúde interprofissionais (50%); melhoria da qualidade (50%) e formação contínua (50%).In the last few decades great evolutions and revolutions happened, in the society, education and in health care. To follow these evolutions the nurse teaching courses, based on obsolete models, evolved in to a new teaching philosophy: reflective practice. Inside of this new teaching philosophy, portfolios a new educational methodology was also embraced by Nursing, with the main purpose of facilitating personal and professional development of future professionals. This study’s main goal is: to know what contributions has the use of the portfolio brought in to the development of nursing skills for the nurses who had used the portfolio while students. Questionnaires were distributed to the nurses that are part of the study, and carried through content analysis. It was verified that the nurses identify the portfolio as an educational strategy that contributed for their development of nursing skills such as: professional valorization (87.5%); interpersonal communication and relations (75%); health promotion (50%); collecting data (50%); interprofessionals health care (50%); quality improvement (50%) and continued education (50%).Les dernières décades, la société a subi grandes évolutions et révolutions en ce qui concerne l’enseignement et la santé. Pour accompagner cette évolution, l’enseignement donné aux infirmiers, basé sur des modèles inusités, s’est transformé, en s’attachant à un nouveau modèle de formation: l’enseignement réflexif. Cette nouvelle philosophie d’enseignement/ apprentissage comprend une méthodologie qui est aussi appliqué au métier d’infirmier: l’utilisation de portfolios dont l’objectif est de faciliter le développement personnel et professionnel des futurs infirmiers. Ce travail a un objectif clair: connaître la contribution qui a apporté l’utilisation d’un portfolio au développement des compétences des infirmiers qui ont utilisé le portfolio en tant qu’étudiants. On a distribué des enquêtes et après on a procédé à leur analyse. On a vérifié que les infirmiers affirment que le portfolio a été une stratégie d’enseignement qui a contribué au développement des compétences des infirmiers telles que: valorisation professionnelle (87,5%); communication et relations interpersonnelles (75%); promotion de la santé (50%); récolte d’informations (50%); soins de santé interprofessionnels (50%); amélioration de la qualité (50%) et formation continue (50%).2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25912http://hdl.handle.net/10316/25912porGomes, Ana Filipa Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T07:04:22Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:31.083122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagem
title Contributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagem
spellingShingle Contributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagem
Gomes, Ana Filipa Coelho
Portfolio
Aluno de enfermagem
title_short Contributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagem
title_full Contributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagem
title_fullStr Contributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagem
title_full_unstemmed Contributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagem
title_sort Contributos do uso do portfolio no desenvolvimento de competências de enfermagem
author Gomes, Ana Filipa Coelho
author_facet Gomes, Ana Filipa Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Filipa Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Portfolio
Aluno de enfermagem
topic Portfolio
Aluno de enfermagem
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Pedagogia Universitária) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/25912
http://hdl.handle.net/10316/25912
url http://hdl.handle.net/10316/25912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133775318220800