Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16888 |
Resumo: | Mestrado em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial |
id |
RCAP_9d01be8bb5c90a039d1c8a38992f6bcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16888 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017Indicador de Confiança dos Consumidoreseconomia Portuguesadeterminantesmodelos de regressãoséries temporaisvariáveis bináriasConsumer Confidence IndicatorPortuguese economydeterminantsregression modelsmultiple regressionbinary variablesMestrado em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e EmpresarialOs Inquéritos Qualitativos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores são elementos indispensáveis para apreender os aspetos económicos que não são diretamente quantificáveis. Estes inquéritos são importantes complementos às estatísticas quantitativas oficiais para detetar momentos de viragem no ciclo económico. A confiança dos consumidores é, assim, um tema essencial para a análise da atividade económica. Elaborou-se uma análise da sensibilidade do indicador de confiança dos consumidores aos ciclos da economia nacional, com base em modelos de regressão para dados mensais e trimestrais, que incluem variáveis explicativas relacionadas com indicadores macroeconómicos, políticos e sociais. Concluiu-se que os consumidores são mais sensíveis a fatores macroeconómicos com maior exposição mediática, como o desemprego e a informação sobre o comportamento do PIB.The Conjunctural Qualitative Surveys conducted on Corporations and Consumers are considered essential elements to assess and apprehend the aspects of the economy which are not directly quantifiable. These surveys are important for detecting turning points in the economic cycle. Consumer Confidence is an important indicator when analysing the economic activity. Considering this, a sensitivity analysis was conducted of the Consumer Confidence Index to the national economy cycles, based on regression models with explanatory variables related to macroeconomic, political and social indicators which are considered relevant events. To summarize, consumers are more sensitive to macroeconomic factors with greater exposure to the media, such as unemployment and information on GDP.Instituto Superior de Economia e GestãoGrosa, CarlaRamalho, EsmeraldaRepositório da Universidade de LisboaPires, Daniela Maria Carvoeiro de Jesus2019-01-17T10:54:14Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16888porPires, Daniela Maria Carvoeiro de Jesus (2018). "Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16888Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:13.870639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017 |
title |
Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017 |
spellingShingle |
Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017 Pires, Daniela Maria Carvoeiro de Jesus Indicador de Confiança dos Consumidores economia Portuguesa determinantes modelos de regressão séries temporais variáveis binárias Consumer Confidence Indicator Portuguese economy determinants regression models multiple regression binary variables |
title_short |
Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017 |
title_full |
Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017 |
title_fullStr |
Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017 |
title_full_unstemmed |
Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017 |
title_sort |
Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017 |
author |
Pires, Daniela Maria Carvoeiro de Jesus |
author_facet |
Pires, Daniela Maria Carvoeiro de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grosa, Carla Ramalho, Esmeralda Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Daniela Maria Carvoeiro de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indicador de Confiança dos Consumidores economia Portuguesa determinantes modelos de regressão séries temporais variáveis binárias Consumer Confidence Indicator Portuguese economy determinants regression models multiple regression binary variables |
topic |
Indicador de Confiança dos Consumidores economia Portuguesa determinantes modelos de regressão séries temporais variáveis binárias Consumer Confidence Indicator Portuguese economy determinants regression models multiple regression binary variables |
description |
Mestrado em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-01-17T10:54:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/16888 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/16888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, Daniela Maria Carvoeiro de Jesus (2018). "Determinantes da confianca dos consumidores : evidência para Portugal entre 1998 e 2017". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131111363706880 |