Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vera Lúcia Pereira da Cruz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8264
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_9d0aeb21a0bf7371663c716f77171b07
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infânciaDesenho InfantilCriançaDesenvolvimento Infantil.Childish drawingChildrenChild developmentRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO relatório – Relação Entre o Desenho e o Desenvolvimento Infantil em Contexto de Jardim de Infância, insere-se no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa e é o resultado da Prática Profissional Supervisionada - Módulo II. Este tem como objetivo a reflexão e análise fundamentada da prática e das aprendizagens adquiridas ao longo da minha intervenção em contexto de jardim de infância. Além da análise reflexiva da prática vivenciada, este relatório evidencia a Relação Entre o Desenho e o Desenvolvimento Infantil em Contexto de Jardim de Infância e uma breve comparação com os resultados obtidos acerca do mesmo tema no contexto de Creche. A forma de dar resposta a esta problemática foi com a realização de um estudo de caso, através da qual se recolheu e analisou as produções de oito crianças no período de tempo que durou a intervenção. Após a análise efetuada às fases do desenho e às narrativas produzidas pelas crianças, os principais resultados evidenciam-se na produção do desenho intencional e na narrativa estabelecida a partir do desenho. Interpretados os resultados do contexto pré-escolar, importa referir a comparação entre as duas valências, na qual não se observam diferenças significativas no que respeita a análise do desenho. No que respeita a análise das narrativas, é evidente uma maior percentagem de narrativa estabelecida a partir do desenho no contexto de pré-escolar, evidenciando a diferença existente entre as duas faixas etárias no que respeita à linguagem oral.ABSTRACT The Report - Relation Between Drawing and Child Development in the Context of Kindergarten, is included in the syllabus of the Masters in Pre-School Education of the School of Education of Lisbon and is the result of Supervised Professional Practice - Module II . It’s purpose is the reflection and informed analysis of the practice and of the learning acquired during my intervention in the context of kindergarten. In addition to the reflective analysis of the lived practice, this report highlights the relationship between child drawings and development in the context of kindergarten and a brief comparison with the results obtained on the same theme in the context of daycare. The way to respond to this problem was to carry out an case study, through which the productions of eight children were collected and analyzed in the period of time that the intervention lasted. After analyzing the drawings phases and the narratives produced by the children, the main results are evident in the production of intentional drawing and in the narrative established from the drawing. Interpreting the results of the pre-school context, it is important to mention the comparison between the two valences, in which there are no significant differences regarding the drawing analysis. Regarding the analysis of the narratives, it is evident a higher percentage of narrative established from the drawing in the pre-school context, evidencing the difference between the two age groups regarding oral language.Brito, RitaRCIPLSilva, Vera Lúcia Pereira da Cruz2018-03-20T15:02:56Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8264TID:201829150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:03.258271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância
title Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância
spellingShingle Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância
Silva, Vera Lúcia Pereira da Cruz
Desenho Infantil
Criança
Desenvolvimento Infantil.
Childish drawing
Children
Child development
title_short Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância
title_full Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância
title_fullStr Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância
title_full_unstemmed Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância
title_sort Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância
author Silva, Vera Lúcia Pereira da Cruz
author_facet Silva, Vera Lúcia Pereira da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vera Lúcia Pereira da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho Infantil
Criança
Desenvolvimento Infantil.
Childish drawing
Children
Child development
topic Desenho Infantil
Criança
Desenvolvimento Infantil.
Childish drawing
Children
Child development
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2017-04-07T00:00:00Z
2018-03-20T15:02:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8264
TID:201829150
url http://hdl.handle.net/10400.21/8264
identifier_str_mv TID:201829150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133432332156928