Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/8264 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_9d0aeb21a0bf7371663c716f77171b07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8264 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infânciaDesenho InfantilCriançaDesenvolvimento Infantil.Childish drawingChildrenChild developmentRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO relatório – Relação Entre o Desenho e o Desenvolvimento Infantil em Contexto de Jardim de Infância, insere-se no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa e é o resultado da Prática Profissional Supervisionada - Módulo II. Este tem como objetivo a reflexão e análise fundamentada da prática e das aprendizagens adquiridas ao longo da minha intervenção em contexto de jardim de infância. Além da análise reflexiva da prática vivenciada, este relatório evidencia a Relação Entre o Desenho e o Desenvolvimento Infantil em Contexto de Jardim de Infância e uma breve comparação com os resultados obtidos acerca do mesmo tema no contexto de Creche. A forma de dar resposta a esta problemática foi com a realização de um estudo de caso, através da qual se recolheu e analisou as produções de oito crianças no período de tempo que durou a intervenção. Após a análise efetuada às fases do desenho e às narrativas produzidas pelas crianças, os principais resultados evidenciam-se na produção do desenho intencional e na narrativa estabelecida a partir do desenho. Interpretados os resultados do contexto pré-escolar, importa referir a comparação entre as duas valências, na qual não se observam diferenças significativas no que respeita a análise do desenho. No que respeita a análise das narrativas, é evidente uma maior percentagem de narrativa estabelecida a partir do desenho no contexto de pré-escolar, evidenciando a diferença existente entre as duas faixas etárias no que respeita à linguagem oral.ABSTRACT The Report - Relation Between Drawing and Child Development in the Context of Kindergarten, is included in the syllabus of the Masters in Pre-School Education of the School of Education of Lisbon and is the result of Supervised Professional Practice - Module II . It’s purpose is the reflection and informed analysis of the practice and of the learning acquired during my intervention in the context of kindergarten. In addition to the reflective analysis of the lived practice, this report highlights the relationship between child drawings and development in the context of kindergarten and a brief comparison with the results obtained on the same theme in the context of daycare. The way to respond to this problem was to carry out an case study, through which the productions of eight children were collected and analyzed in the period of time that the intervention lasted. After analyzing the drawings phases and the narratives produced by the children, the main results are evident in the production of intentional drawing and in the narrative established from the drawing. Interpreting the results of the pre-school context, it is important to mention the comparison between the two valences, in which there are no significant differences regarding the drawing analysis. Regarding the analysis of the narratives, it is evident a higher percentage of narrative established from the drawing in the pre-school context, evidencing the difference between the two age groups regarding oral language.Brito, RitaRCIPLSilva, Vera Lúcia Pereira da Cruz2018-03-20T15:02:56Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8264TID:201829150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:03.258271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância |
title |
Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância |
spellingShingle |
Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância Silva, Vera Lúcia Pereira da Cruz Desenho Infantil Criança Desenvolvimento Infantil. Childish drawing Children Child development |
title_short |
Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância |
title_full |
Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância |
title_fullStr |
Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância |
title_sort |
Relação entre o desenho e o desenvolvimento infantil em contexto de jardim de infância |
author |
Silva, Vera Lúcia Pereira da Cruz |
author_facet |
Silva, Vera Lúcia Pereira da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Rita RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Vera Lúcia Pereira da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Infantil Criança Desenvolvimento Infantil. Childish drawing Children Child development |
topic |
Desenho Infantil Criança Desenvolvimento Infantil. Childish drawing Children Child development |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-07 2017-04-07T00:00:00Z 2018-03-20T15:02:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/8264 TID:201829150 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/8264 |
identifier_str_mv |
TID:201829150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133432332156928 |