O álcool como lazer : um estudo centrado em adolescentes do distrito de Viana do Castelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Susana Margarida Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1639
Resumo: O presente estudo, incide sobre o consumo de álcool associado ao lazer, nos adolescentes e tem como objetivo analisar, descrever e interpretar os padrões de consumo de bebidas alcoólicas numa amostra de adolescentes residentes no distrito de Viana do Castelo, relacionando tal consumo com as rotinas de vida, com o tempo livre de obrigações formais e tempo de lazer de que dispõem. Trata-se de uma abordagem quantitativa e conta com a aplicação de 300 questionários junto de uma amostra de adolescentes do Distrito de Viana do Castelo pertencentes a duas escolas do distrito de Viana do Castelo, uma localizada em meio rural, outra em meio urbano. Os dados obtidos através da aplicação dos questionários foram objeto de análise descritiva e inferencial. Através desta análise dos resultados, constatou-se que os inquiridos têm idades compreendidas entre os 15 e 16 anos, que tanto rapazes como raparigas consomem álcool cada vez mais cedo; em relação aos pais, os do meio rural consomem mais bebidas alcoólicas; a maioria dos inquiridos referiu conseguir resistir ao consumo de bebidas alcoólicas. No que respeita aos hábitos de vida, os indivíduos do sexo masculino praticam mais desporto. O estudo em questão limita os resultados, pois não os podemos generalizar, uma vez que, se trata de um estudo em apenas duas escolas, e pela especificidade do tema de pesquisa. Outra limitação que se aponta ao estudo é o tamanho da amostra, que, embora tenha permitido tirar conclusões, não permitiu dar resposta a questões que envolvessem subamostras reduzidas. Por outro lado, a amostra apenas representa os estudantes de duas escolas e foi por conveniência limitando também os próprios resultados. Estudos posteriores devem abranger amostras mais diversificadas, testando indivíduos de outras escolas comparativamente.
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