Simulador e controlador de carga da bateria de um veículo elétrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/21499 |
Resumo: | O presente projeto foi proposto pela Efacec Electric Mobility, S.A. (EEM) em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). A dissertação foca-se no desenvolvimento de um simulador de bateria e controlador de carga de um Veículo Elétrico (VE). O principal objetivo é a implementação de um sistema que permita estabelecer diferentes cenários de carga e testar a comunicação com o carregador. O aumento das vendas de VEs reforça a necessidade do desenvolvimento de soluções específicas para a simulação laboratorial do VE por parte das empresas que fabricam infraestruturas para o seu carregamento. Nesse sentido, torna-se vantajosa a automatização de casos de teste e deteção de falhas, bem como o registo de toda a informação durante o processo de carga. Projetou-se, implementou-se e testou-se um sistema que permite realizar ensaios de carga, ensaios de esforço e ensaios de falha, envolvendo carregadores de 45 kW e de 120 kW. Foram executados com sucesso diversos testes de validação da solução. Os resultados permitiram concluir que o sistema implementado é robusto, preciso e apresenta uma rápida resposta. O simulador adapta-se aos limites de potência dos carregadores. Além disso, deteta e identifica possíveis falhas durante o carregamento, facilitando a sua correção. O trabalho desenvolvido e o protótipo implementado cumpriram com os objetivos propostos, constituindo uma mais-valia para a empresa. |
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Simulador e controlador de carga da bateria de um veículo elétricoSimulador de bateriaControlador de cargaVeículo ElétricoCarregador de Veículos ElétricosCHAdeMOCCSBattery SimulatorCharge controllerElectric vehicleElectric Vehicle Supply EquipmentO presente projeto foi proposto pela Efacec Electric Mobility, S.A. (EEM) em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). A dissertação foca-se no desenvolvimento de um simulador de bateria e controlador de carga de um Veículo Elétrico (VE). O principal objetivo é a implementação de um sistema que permita estabelecer diferentes cenários de carga e testar a comunicação com o carregador. O aumento das vendas de VEs reforça a necessidade do desenvolvimento de soluções específicas para a simulação laboratorial do VE por parte das empresas que fabricam infraestruturas para o seu carregamento. Nesse sentido, torna-se vantajosa a automatização de casos de teste e deteção de falhas, bem como o registo de toda a informação durante o processo de carga. Projetou-se, implementou-se e testou-se um sistema que permite realizar ensaios de carga, ensaios de esforço e ensaios de falha, envolvendo carregadores de 45 kW e de 120 kW. Foram executados com sucesso diversos testes de validação da solução. Os resultados permitiram concluir que o sistema implementado é robusto, preciso e apresenta uma rápida resposta. O simulador adapta-se aos limites de potência dos carregadores. Além disso, deteta e identifica possíveis falhas durante o carregamento, facilitando a sua correção. O trabalho desenvolvido e o protótipo implementado cumpriram com os objetivos propostos, constituindo uma mais-valia para a empresa.This project was proposed by Efacec Electric Mobility, S.A. (EEM) in collaboration with Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). The dissertation focuses on the development of a battery simulator and charge controller for an Electric Vehicle (EV). The main goal is the implementation of a system that allows establishing different charging scenarios and testing the communication with the charger. The increasing sales of EVs reinforces the need for the development of specific solutions for EV laboratory simulation by companies manufacturing charging infrastructure. The automation of test cases and fault detection, as well as the recording of all information during the charging process, is useful. A system was designed, implemented and tested that enables load tests, stress tests and failure tests to be carried out, involving 45 kW and 120 kW chargers. Several tests were successfully performed to validate the solution. The results allowed us to conclude that the implemented system is robust, accurate and presents a fast response. The simulator adapts to the power limits of the chargers. It also detects and identifies possible faults during charging, making it easier to fix them. The work developed and the prototype implemented met the proposed objectives, constituting an added value for the company.Flores, António Manuel Luzano de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCruz, Gonçalo Santos20222025-11-03T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/21499TID:203112750porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T01:46:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/21499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:33.582299Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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