Simulador e controlador de carga da bateria de um veículo elétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Gonçalo Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/21499
Resumo: O presente projeto foi proposto pela Efacec Electric Mobility, S.A. (EEM) em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). A dissertação foca-se no desenvolvimento de um simulador de bateria e controlador de carga de um Veículo Elétrico (VE). O principal objetivo é a implementação de um sistema que permita estabelecer diferentes cenários de carga e testar a comunicação com o carregador. O aumento das vendas de VEs reforça a necessidade do desenvolvimento de soluções específicas para a simulação laboratorial do VE por parte das empresas que fabricam infraestruturas para o seu carregamento. Nesse sentido, torna-se vantajosa a automatização de casos de teste e deteção de falhas, bem como o registo de toda a informação durante o processo de carga. Projetou-se, implementou-se e testou-se um sistema que permite realizar ensaios de carga, ensaios de esforço e ensaios de falha, envolvendo carregadores de 45 kW e de 120 kW. Foram executados com sucesso diversos testes de validação da solução. Os resultados permitiram concluir que o sistema implementado é robusto, preciso e apresenta uma rápida resposta. O simulador adapta-se aos limites de potência dos carregadores. Além disso, deteta e identifica possíveis falhas durante o carregamento, facilitando a sua correção. O trabalho desenvolvido e o protótipo implementado cumpriram com os objetivos propostos, constituindo uma mais-valia para a empresa.
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