Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Luísa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12716
Resumo: Dissertação de Mestrado
id RCAP_9d19a695ab0dc0dfac95eba1fba3106d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12716
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinemaCinema e educaçãoPersonagemDiscurso educativoVoz e individualidadeCinema and educationCharacterEducational speechVoice and individualityDissertação de MestradoEste ensaio é uma reflexão sobre a voz da criança no cinema, partindo do conceito de Bill Nichols que define “a voz de um documentário como o modo específico como um argumento ou uma perspetiva são apresentados” (Nichols, 2001, p. 46). Parte dessa identidade organiza-se através de estratégias de realização/edição, com recurso à captação do som e da imagem, que conferem às crianças o direito a uma voz, e a serem, elas próprias, nas dêixis fílmicas, o sujeito. O sujeito retratado é a Rita, uma menina de 10 anos, inserida na comunidade de Ensino Doméstico “O Mundo Somos Nós”, a mais nova de três irmãos que frequentam o ensino convencional. Esta família tem ainda outra particularidade que importa explorar: a mãe é professora do primeiro ciclo, numa escola pública na Póvoa de Lanhoso. No contexto educativo são aprofundadas as estratégias visuais e sonoras utilizadas para a diferenciação e construção da voz individual e coletiva dos personagens (tomada de palavra, discurso, gestão do tempo das falas, silêncios ou expressões faciais), em particular, nos filmes Blackboards (Makhmalbaf, 2000) e Childhood (Olin, 2017). Nas estratégias de realização, além do som e do cenário como formas de conferir temporalidade, espacialidade e ritmo à narrativa, estão subjacentes as questões relacionadas com o enquadramento, a escala de planos e a edição na construção do ponto de vista do personagem. É, por isso, objeto de reflexão a importância do close-up, o poder da imagem-afeção (Deleuze, 1983), a afirmação da criança-potência segundo Focault (citado em Marcello, 2008) e o poder do corte (Murch, 2001). O aprofundamento teórico contribui para a realização do documentário Lar Doce Escola (Oliveira, 2018) e para a reflexão sobre o documentário como representação social e as suas considerações éticas subjacentes aos diferentes modos do documentário, em particular o observacional e participativo.This essay is a reflection on the child's voice in the cinema, starting from the concept of Bill Nichols that defines "the voice of a documentary as the specific way an argument or a perspective are presented" (Nichols, 2001, p. 44). Part of this identity is organized through strategies of achievement/editing, through the capture of sound and image that gives children the right to a voice, to be themselves in the film, to be the subject. The subject is Rita – a 10-year-old girl wich is part of a homeschooling community named "O Mundo Somos Nós", in particular. Rita is the youngest of three brothers that attend public school. This family also has another particularity that is important to explore: the mother is a primary school teacher in a public school in Póvoa de Lanhoso. In the educational context, the visual and sound strategies used for the differentiation and construction of the individual and collective voice of the characters (word-taking, speech, time management of speeches, silences, facial expressions) are addressed in-depth in the films The Blackboard (Makhmalbaf, 2000) and Childhood (Olin, 2017). In the strategies of filmmaking, sound and scenery are ways of giving temporality, spatiality, and rhythm to the narrative. Moreover, the issues related to framing, the scale of plans and editing in the construction of the character’s point of view are also taken into account. Therefore, some authors have discussed the importance of the close-up, the power of the image-affection (Deleuze, 1983), the affirmation of the power-child according to Focault (as cited in Marcello, 2008) and the power of the cut (Murch, 2001). The theoretical component of this essay contributes not only to the making of the documentary Lar Doce Escola (Oliveira, 2018), but also to the observation of the documentary as social representation and the observation of all ethical considerations underlying the different modes of the documentary – in particular the observational and participatory.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Media Artes e DesignConceição, MarcoNunes, Pedro SenaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Ana Luísa2019-01-24T10:56:19Z2018-12-072018-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12716TID:202151506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:01.405791Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinema
title Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinema
spellingShingle Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinema
Oliveira, Ana Luísa
Cinema e educação
Personagem
Discurso educativo
Voz e individualidade
Cinema and education
Character
Educational speech
Voice and individuality
title_short Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinema
title_full Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinema
title_fullStr Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinema
title_full_unstemmed Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinema
title_sort Lar doce escola: homeschooling: a voz da criança no cinema
author Oliveira, Ana Luísa
author_facet Oliveira, Ana Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conceição, Marco
Nunes, Pedro Sena
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema e educação
Personagem
Discurso educativo
Voz e individualidade
Cinema and education
Character
Educational speech
Voice and individuality
topic Cinema e educação
Personagem
Discurso educativo
Voz e individualidade
Cinema and education
Character
Educational speech
Voice and individuality
description Dissertação de Mestrado
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
2018-12-07T00:00:00Z
2019-01-24T10:56:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12716
TID:202151506
url http://hdl.handle.net/10400.22/12716
identifier_str_mv TID:202151506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Media Artes e Design
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Media Artes e Design
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131422807556096