Ensaios Clínicos na Perturbação do Espectro do Autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cláudia Sofia Almada
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8848
Resumo: A Perturbação do Espectro do Autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por défices socio-comunicativos e comportamentos repetitivos que acarretam uma profunda influência no desenvolvimento global da criança. Dada a importância do diagnóstico e da intervenção precoce para o prognóstico, é então fundamental admitir a importância das intervenções terapêuticas de forma a maximizar os resultados do desenvolvimento dessas crianças. Subsiste, atualmente, um predomínio pela procura de intervenções eficazes no âmbito dos sintomas associados à Perturbação do Espectro do Autismo, dado existirem dificuldades no tratamento dos sintomas nucleares. Além do mais, as abordagens terapêuticas oscilam, desde as farmacológicas à psicoterapêutica. Assim, e tendo em conta a importância de realizar uma prática clínica com base na evidência científica, esta revisão resume as principais descobertas e conclusões de ensaios clínicos, relativos a Terapias Sensoriais e Terapias Assistidas por Cavalos para o tratamento de crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo. Para além do presente trabalho sumarizar os ensaios clínicos elegíveis, realizados nos últimos 10 anos, sobre as referidas terapias, foi indispensável especificar quais os principais desafios à sua concretização, num esforço de compreender quais as perspetivas futuras no campo. Os resultados observados permitiram concluir que muitas das terapias utilizadas para a Perturbação do Espectro do Autismo não são avaliadas através de ensaios clínicos controlados randomizados bem desenhados e com amostras grandes, limitando a sua recomendação. Além disso, apesar de diversos estudos fornecerem, de forma geral, um suporte positivo à utilização das terapias em questão, este é, muitas vezes, limitado. Considerando-se o conteúdo exposto neste trabalho é recomendável que sejam realizados mais estudos controlados randomizados e de elevada qualidade na Perturbação do Espectro do Autismo. Só conhecendo e atendendo às limitações de qualidade metodológica dos estudos anteriores é que será possível planear e assegurar terapias seguras e eficazes. Desta forma, poderemos garantir uma prestação de cuidados baseada na evidência para a população com Perturbação do Espetro do Autismo.
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Além do mais, as abordagens terapêuticas oscilam, desde as farmacológicas à psicoterapêutica. Assim, e tendo em conta a importância de realizar uma prática clínica com base na evidência científica, esta revisão resume as principais descobertas e conclusões de ensaios clínicos, relativos a Terapias Sensoriais e Terapias Assistidas por Cavalos para o tratamento de crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo. Para além do presente trabalho sumarizar os ensaios clínicos elegíveis, realizados nos últimos 10 anos, sobre as referidas terapias, foi indispensável especificar quais os principais desafios à sua concretização, num esforço de compreender quais as perspetivas futuras no campo. Os resultados observados permitiram concluir que muitas das terapias utilizadas para a Perturbação do Espectro do Autismo não são avaliadas através de ensaios clínicos controlados randomizados bem desenhados e com amostras grandes, limitando a sua recomendação. Além disso, apesar de diversos estudos fornecerem, de forma geral, um suporte positivo à utilização das terapias em questão, este é, muitas vezes, limitado. Considerando-se o conteúdo exposto neste trabalho é recomendável que sejam realizados mais estudos controlados randomizados e de elevada qualidade na Perturbação do Espectro do Autismo. Só conhecendo e atendendo às limitações de qualidade metodológica dos estudos anteriores é que será possível planear e assegurar terapias seguras e eficazes. Desta forma, poderemos garantir uma prestação de cuidados baseada na evidência para a população com Perturbação do Espetro do Autismo.Autism Spectrum Disorder is a neurodevelopmental disorder characterized by socio-communicative deficits and repetitive behaviors that entails a profound impact on the child's global development. Given the importance of early diagnosis and intervention for the prognosis, it is essential to acknowledge the importance of therapeutic interventions in order to maximize the developmental outcomes of these children. Nowadays, given the challenges in core symptoms management, a major search for effective interventions for associated symptoms prevails in Autism Spectrum Disorder. Furthermore, therapeutic approaches vary between pharmacological treatment and complementary therapies. Therefore, and considering the value of conducting a clinical practice based on scientific evidence, this review summarizes the key findings and conclusions on clinical trials, using Sensory Art Therapies and Equine-Assisted Therapies for children and adolescents with Autism Spectrum Disorder. In addition to the present work, that summarizes the eligible clinical trials carried out over the last 10 years, on these therapies, it was crucial to mention the main challenges regarding its accomplishments, to understand the future perspectives in the field. The observed results allow us to conclude that many of the therapies used for the Autism Spectrum Disorder are not examined through well-designed randomized controlled trials with a large sample, limiting its recommendation. Moreover, although several studies provide positive support for the use of this therapies, in general, they are often limited. In view of the content exposed in this work, it is recommended that more high-quality randomized controlled trials on Autism Spectrum Disorder be carried out. Planning and ensuring safe and effective therapies is only possible if methodological quality limitations from previous studies are considered. Hence, we can ensure an evidence-based clinical practice for the Autism Spectrum Disorder population.Freitas, Carina Patrícia de BarrosCorreia, Paula Cristina Moreira AntunesuBibliorumFerreira, Cláudia Sofia Almada2020-01-28T17:01:49Z2019-07-052019-05-312019-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8848TID:202373797porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:49:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:05.809559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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