Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2568 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_9d2cf0fabc48f232f3169f3e5cef8b3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2568 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da arteRealidades virtuaisComunicação multimédiaHistória da arteInternetMétodos de aprendizagemEnsinoVRML (linguagens de programação)ArcadeVirtual worldsVRMLArtHistory and culture artsEducation through artDissertação de Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual apresentada à Universidade AbertaAs tecnologias integradas no currículo permitem uma regeneração do ensino e das práticas pedagógicas. Ao utilizar a multimédia no ensino estamos a contribuir para a modernização dos métodos de estudo. Neste projeto ao utilizarem-se aplicações de multimédia específicas foi com o intuito de proporcionar aos alunos situações motivacionais e promotoras de uma aprendizagem significativa dos conteúdos abordados na disciplina de História e Cultura das Artes. É ainda propósito deste projeto estudar e compreender a intercessão das novas tecnologias, sobretudo os ambientes tridimensionais no processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, aplicou-se a tecnologia VRML/X3D como apoio à transmissão de conhecimentos na História da Arte. Para tal, criou-se uma aplicação que permitiu fazer o estudo da usabilidade, funcionalidade e acessibilidade deste ambiente 3D no âmbito educativo. Procurou-se com esta investigação, estudar o impacto pedagógico desta aplicação e averiguar se esta facilita a aquisição de conteúdos pedagógicos assim como, desenvolvimento de competência dos alunos, após a sua utilização. O resultado obtido nos exames nacionais constitui-se como indicador positivo a favor da utilização desta aplicação de multimédia, pois obtiveram-se resultados favoráveis, que julgamos serem decorrentes desta interação.The technologies integrated into the curriculum allow regeneration of teaching and pedagogical practices. When using multimedia in education we are contributing to the modernization of methods of study. This project is to use multimedia applications with the specific aim to provide students with motivational and situations that promote meaningful learning of the content approached in History of Arts and Culture. Further purpose of this project is to study and understand the intersection of new technologies, especially the three-dimensional environments in teaching and learning process. We aim to study the use of VRML to support the transmission of knowledge in art history. We created an application that allowed us to make the study of usability, functionality and accessibility of this 3D environment in education. The goal of this research was to study the educational impact of this application and determine whether it facilitates the acquisition of educational content as well as competence development of the students, after their use. The results obtained in national examinations are as positive indicator for the use of multimedia application, because we obtained favorable results that derived from this interaction.Cardoso, VitorRepositório AbertoMartins, Maria da Conceição de Magalhães2013-06-24T13:32:43Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2568porMartins, Maria da Conceição de Magalhães - Galerias e mundos virtuais na educação [Em linha] : aplicação à história da arte. Lisboa : [s.n.], 2012. 106 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:15Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:02.212111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da arte |
title |
Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da arte |
spellingShingle |
Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da arte Martins, Maria da Conceição de Magalhães Realidades virtuais Comunicação multimédia História da arte Internet Métodos de aprendizagem Ensino VRML (linguagens de programação) Arcade Virtual worlds VRML Art History and culture arts Education through art |
title_short |
Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da arte |
title_full |
Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da arte |
title_fullStr |
Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da arte |
title_full_unstemmed |
Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da arte |
title_sort |
Galerias e mundos virtuais na educação : aplicação à história da arte |
author |
Martins, Maria da Conceição de Magalhães |
author_facet |
Martins, Maria da Conceição de Magalhães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Vitor Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Maria da Conceição de Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidades virtuais Comunicação multimédia História da arte Internet Métodos de aprendizagem Ensino VRML (linguagens de programação) Arcade Virtual worlds VRML Art History and culture arts Education through art |
topic |
Realidades virtuais Comunicação multimédia História da arte Internet Métodos de aprendizagem Ensino VRML (linguagens de programação) Arcade Virtual worlds VRML Art History and culture arts Education through art |
description |
Dissertação de Mestrado em Expressão Gráfica e Audiovisual apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2013-06-24T13:32:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2568 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Maria da Conceição de Magalhães - Galerias e mundos virtuais na educação [Em linha] : aplicação à história da arte. Lisboa : [s.n.], 2012. 106 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135008795918336 |