A representação social do enfermeiro para as crianças, em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Paula C C
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/2077
Resumo: Os desafios que se colocam hoje à profissão de enfermagem são muitos e não podem ser ganhos sem uma nova atitude profissional e institucional perante a profissão. Neste sentido, a necessidade de se refletir sobre a profissão de Enfermagem, levou a enveredar pelo “campo” das representações sociais, considerando que a representação social é uma forma específica de conhecimento, o conhecimento prático, que cada um de nós constrói tendo em vista a adequação do comportamento individual/social. Com o intuito de conhecer a representação social do enfermeiro, para as crianças em idade escolar, optou-se por um estudo de natureza analítica, indutivo e construtivista, adotando a técnica de análise de dados da Grounded Theory. Esta técnica pareceu ser a mais indicada pois permite, partindo da perspetiva dos participantes, a produção de conhecimento através de um processo indutivo. Como instrumentos de colheita de dados, serão utilizados a entrevista semi-estruturada, auxiliada pelo desenho. De facto, existe um sentimento de que, apesar da vertente técnica ser fundamental e valorizada, a vertente relacional é a mais valorizada pelas crianças, uma vez que é através dela que os enfermeiros estabelecem relações com os utentes, visando o seu cuidado como ser único. Esta questão assume particular importância no que se refere à interação enfermeiro-criança.
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