A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Graciela Rodrigues de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5107
Resumo: A Educação representa um papel importante na formação dos mais jovens e na aquisição de conhecimentos pertinentes para enfrentar as exigências do mundo moderno, o que destaca a importância do papel do professor. A literatura (Estrada, 2013) aborda a importância e eficácia dos diversos métodos de ensino no processo de aprendizagem dos alunos, porém torna-se fundamental explorar e investigar a escolha destes métodos e ver se existem variáveis que influenciam, pelo que o objetivo principal deste estudo consiste em estudar a importância da personalidade criativa e do bem-estar docentes nas metodologias de ensino utilizadas pelos docentes nos diferentes ciclos de ensino. A amostra do estudo foi constituída por 329 docentes distribuídos por Portugal Continental e Ilhas, com uma média global de idades de 48.67 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicado um Questionário Sociodemográfico sobres os Métodos de Ensino, a Escala da Personalidade Criativa – Versão Reduzida (Pocinho et al., 2020) e a Escala do Bem-Estar Experiencial (Garcês et al., 2022). Os resultados demonstraram que a criatividade apresenta uma relação positiva significativa com o bem estar, com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa, apesar de não significativa, com o método expositivo. O bem-estar estabelece uma relação positiva significativa com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa significativa com o método expositivo.
id RCAP_9d5e41fb7d6c0f61b6886e0582d4eedb
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/5107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensinoPersonalidade criativaBem-estarMetodologias de ensinoDocentesCiclos de ensinoCreative personalityWell-beingTeaching methodologiesTeachersEducation levelsPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação representa um papel importante na formação dos mais jovens e na aquisição de conhecimentos pertinentes para enfrentar as exigências do mundo moderno, o que destaca a importância do papel do professor. A literatura (Estrada, 2013) aborda a importância e eficácia dos diversos métodos de ensino no processo de aprendizagem dos alunos, porém torna-se fundamental explorar e investigar a escolha destes métodos e ver se existem variáveis que influenciam, pelo que o objetivo principal deste estudo consiste em estudar a importância da personalidade criativa e do bem-estar docentes nas metodologias de ensino utilizadas pelos docentes nos diferentes ciclos de ensino. A amostra do estudo foi constituída por 329 docentes distribuídos por Portugal Continental e Ilhas, com uma média global de idades de 48.67 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicado um Questionário Sociodemográfico sobres os Métodos de Ensino, a Escala da Personalidade Criativa – Versão Reduzida (Pocinho et al., 2020) e a Escala do Bem-Estar Experiencial (Garcês et al., 2022). Os resultados demonstraram que a criatividade apresenta uma relação positiva significativa com o bem estar, com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa, apesar de não significativa, com o método expositivo. O bem-estar estabelece uma relação positiva significativa com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa significativa com o método expositivo.Education plays an important role in training young people and in acquiring relevant knowledge to face the demands of the modern world, which highlights the importance of the teacher’s role. The literature (Estrada, 2013) addresses the importance and effectiveness of different teaching methods in the students' learning process, but it’s essential to explore and study the choice of these methods and see if there are variables that influence them, so the main objective of this study is to study the importance of the creative personality and well-being of teachers in the teaching methodologies used by them in different education levels. The sample consisted of 329 teachers distributed across mainland Portugal and the Islands, with an overall average age of 48.67 years old. The instruments applied were the Sociodemographic Questionnaire of Teaching Methods, the Creative Personality Scale – Short Version (Pocinho et al., 2020) and the Experiential Well-Being Scale (Garcês et al., 2022). The results showed that creativity has a significant positive relationship with well-being, with the active/interrogative method and the demonstrative method and a negative relationship, although isn’t significant, with the expository method. Well-being establishes a significant positive relationship with the active/interrogative method and the demonstrative method and a significant negative relationship with the expository method.Garcês, Soraia FernandesDigitUMaSousa, Maria Graciela Rodrigues de2023-03-21T11:38:08Z2023-02-242023-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5107TID:203251261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-26T03:39:56Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:11.143677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino
title A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino
spellingShingle A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino
Sousa, Maria Graciela Rodrigues de
Personalidade criativa
Bem-estar
Metodologias de ensino
Docentes
Ciclos de ensino
Creative personality
Well-being
Teaching methodologies
Teachers
Education levels
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino
title_full A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino
title_fullStr A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino
title_full_unstemmed A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino
title_sort A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino
author Sousa, Maria Graciela Rodrigues de
author_facet Sousa, Maria Graciela Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcês, Soraia Fernandes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Graciela Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade criativa
Bem-estar
Metodologias de ensino
Docentes
Ciclos de ensino
Creative personality
Well-being
Teaching methodologies
Teachers
Education levels
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Personalidade criativa
Bem-estar
Metodologias de ensino
Docentes
Ciclos de ensino
Creative personality
Well-being
Teaching methodologies
Teachers
Education levels
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Educação representa um papel importante na formação dos mais jovens e na aquisição de conhecimentos pertinentes para enfrentar as exigências do mundo moderno, o que destaca a importância do papel do professor. A literatura (Estrada, 2013) aborda a importância e eficácia dos diversos métodos de ensino no processo de aprendizagem dos alunos, porém torna-se fundamental explorar e investigar a escolha destes métodos e ver se existem variáveis que influenciam, pelo que o objetivo principal deste estudo consiste em estudar a importância da personalidade criativa e do bem-estar docentes nas metodologias de ensino utilizadas pelos docentes nos diferentes ciclos de ensino. A amostra do estudo foi constituída por 329 docentes distribuídos por Portugal Continental e Ilhas, com uma média global de idades de 48.67 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicado um Questionário Sociodemográfico sobres os Métodos de Ensino, a Escala da Personalidade Criativa – Versão Reduzida (Pocinho et al., 2020) e a Escala do Bem-Estar Experiencial (Garcês et al., 2022). Os resultados demonstraram que a criatividade apresenta uma relação positiva significativa com o bem estar, com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa, apesar de não significativa, com o método expositivo. O bem-estar estabelece uma relação positiva significativa com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa significativa com o método expositivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-21T11:38:08Z
2023-02-24
2023-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/5107
TID:203251261
url http://hdl.handle.net/10400.13/5107
identifier_str_mv TID:203251261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131545854803968