A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5107 |
Resumo: | A Educação representa um papel importante na formação dos mais jovens e na aquisição de conhecimentos pertinentes para enfrentar as exigências do mundo moderno, o que destaca a importância do papel do professor. A literatura (Estrada, 2013) aborda a importância e eficácia dos diversos métodos de ensino no processo de aprendizagem dos alunos, porém torna-se fundamental explorar e investigar a escolha destes métodos e ver se existem variáveis que influenciam, pelo que o objetivo principal deste estudo consiste em estudar a importância da personalidade criativa e do bem-estar docentes nas metodologias de ensino utilizadas pelos docentes nos diferentes ciclos de ensino. A amostra do estudo foi constituída por 329 docentes distribuídos por Portugal Continental e Ilhas, com uma média global de idades de 48.67 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicado um Questionário Sociodemográfico sobres os Métodos de Ensino, a Escala da Personalidade Criativa – Versão Reduzida (Pocinho et al., 2020) e a Escala do Bem-Estar Experiencial (Garcês et al., 2022). Os resultados demonstraram que a criatividade apresenta uma relação positiva significativa com o bem estar, com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa, apesar de não significativa, com o método expositivo. O bem-estar estabelece uma relação positiva significativa com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa significativa com o método expositivo. |
id |
RCAP_9d5e41fb7d6c0f61b6886e0582d4eedb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5107 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensinoPersonalidade criativaBem-estarMetodologias de ensinoDocentesCiclos de ensinoCreative personalityWell-beingTeaching methodologiesTeachersEducation levelsPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Educação representa um papel importante na formação dos mais jovens e na aquisição de conhecimentos pertinentes para enfrentar as exigências do mundo moderno, o que destaca a importância do papel do professor. A literatura (Estrada, 2013) aborda a importância e eficácia dos diversos métodos de ensino no processo de aprendizagem dos alunos, porém torna-se fundamental explorar e investigar a escolha destes métodos e ver se existem variáveis que influenciam, pelo que o objetivo principal deste estudo consiste em estudar a importância da personalidade criativa e do bem-estar docentes nas metodologias de ensino utilizadas pelos docentes nos diferentes ciclos de ensino. A amostra do estudo foi constituída por 329 docentes distribuídos por Portugal Continental e Ilhas, com uma média global de idades de 48.67 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicado um Questionário Sociodemográfico sobres os Métodos de Ensino, a Escala da Personalidade Criativa – Versão Reduzida (Pocinho et al., 2020) e a Escala do Bem-Estar Experiencial (Garcês et al., 2022). Os resultados demonstraram que a criatividade apresenta uma relação positiva significativa com o bem estar, com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa, apesar de não significativa, com o método expositivo. O bem-estar estabelece uma relação positiva significativa com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa significativa com o método expositivo.Education plays an important role in training young people and in acquiring relevant knowledge to face the demands of the modern world, which highlights the importance of the teacher’s role. The literature (Estrada, 2013) addresses the importance and effectiveness of different teaching methods in the students' learning process, but it’s essential to explore and study the choice of these methods and see if there are variables that influence them, so the main objective of this study is to study the importance of the creative personality and well-being of teachers in the teaching methodologies used by them in different education levels. The sample consisted of 329 teachers distributed across mainland Portugal and the Islands, with an overall average age of 48.67 years old. The instruments applied were the Sociodemographic Questionnaire of Teaching Methods, the Creative Personality Scale – Short Version (Pocinho et al., 2020) and the Experiential Well-Being Scale (Garcês et al., 2022). The results showed that creativity has a significant positive relationship with well-being, with the active/interrogative method and the demonstrative method and a negative relationship, although isn’t significant, with the expository method. Well-being establishes a significant positive relationship with the active/interrogative method and the demonstrative method and a significant negative relationship with the expository method.Garcês, Soraia FernandesDigitUMaSousa, Maria Graciela Rodrigues de2023-03-21T11:38:08Z2023-02-242023-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5107TID:203251261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-26T03:39:56Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:46:11.143677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino |
title |
A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino |
spellingShingle |
A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino Sousa, Maria Graciela Rodrigues de Personalidade criativa Bem-estar Metodologias de ensino Docentes Ciclos de ensino Creative personality Well-being Teaching methodologies Teachers Education levels Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino |
title_full |
A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino |
title_fullStr |
A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino |
title_full_unstemmed |
A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino |
title_sort |
A importância da personalidade criativa e do bem-estar docente nas metodologias de ensino |
author |
Sousa, Maria Graciela Rodrigues de |
author_facet |
Sousa, Maria Graciela Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcês, Soraia Fernandes DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Graciela Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Personalidade criativa Bem-estar Metodologias de ensino Docentes Ciclos de ensino Creative personality Well-being Teaching methodologies Teachers Education levels Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Personalidade criativa Bem-estar Metodologias de ensino Docentes Ciclos de ensino Creative personality Well-being Teaching methodologies Teachers Education levels Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A Educação representa um papel importante na formação dos mais jovens e na aquisição de conhecimentos pertinentes para enfrentar as exigências do mundo moderno, o que destaca a importância do papel do professor. A literatura (Estrada, 2013) aborda a importância e eficácia dos diversos métodos de ensino no processo de aprendizagem dos alunos, porém torna-se fundamental explorar e investigar a escolha destes métodos e ver se existem variáveis que influenciam, pelo que o objetivo principal deste estudo consiste em estudar a importância da personalidade criativa e do bem-estar docentes nas metodologias de ensino utilizadas pelos docentes nos diferentes ciclos de ensino. A amostra do estudo foi constituída por 329 docentes distribuídos por Portugal Continental e Ilhas, com uma média global de idades de 48.67 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi aplicado um Questionário Sociodemográfico sobres os Métodos de Ensino, a Escala da Personalidade Criativa – Versão Reduzida (Pocinho et al., 2020) e a Escala do Bem-Estar Experiencial (Garcês et al., 2022). Os resultados demonstraram que a criatividade apresenta uma relação positiva significativa com o bem estar, com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa, apesar de não significativa, com o método expositivo. O bem-estar estabelece uma relação positiva significativa com o método ativo/interrogativo e o método demonstrativo e uma relação negativa significativa com o método expositivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-21T11:38:08Z 2023-02-24 2023-02-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5107 TID:203251261 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5107 |
identifier_str_mv |
TID:203251261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131545854803968 |